Monteiro Lobato é admirável pelo seu olhar voltado às crianças. A preocupação do autor com livros que contassem histórias com linguagem e temas próprios para as crianças funda a nossa literatura infanto-juvenil brasileira.
Em "A história das invenções", Monteiro Lobato aborda toda a história da humanidade, com enfoque nas principais invenções humanas e nas suas consequências, utilizando uma linguagem simples, através da leitura e da discussão que Dona Benta, Narizinho, Pedrinho e Emília fazem de um livro do historiador Hendrik von Loon. Além de trazer conhecimento histórico, o autor também faz importantes e pontuais reflexões sobre a sociedade, os avanços tecnológicos, progresso e conservadorismo, a religião etc.
Como o livro foi escrito em 1935, por óbvio ficam de fora muitas invenções que tivemos no último século. Mas isso torna o livro mais interessante ainda, pois percebemos o que era celebrado como moderno naquele tempo e que hoje nem existe mais.
Portanto, fantástico! Recomendo para adultos e crianças.
Obs.: Trabalhei a leitura deste livro em sala de aula com uma turma de 5° ano, durante uma Jornada de Pesquisa.