Desmundo -

    Ana Miranda

    A Página
    2012
    215 páginas
    7h 10m
    ISBN-17: ISBN9788563255471
    Português Brasileiro

    Numa noite estrelada do ano de 1555 chega ao Brasil uma caravela com uma leva de órfãs mandadas pela rainha de Portugal para se casarem com os cristãos da colônia sem mulher. Numa prosa delicadamente trabalhada, Ana Miranda recria o Brasil do século XVI. Este belo romance de Ana Miranda é o relato de uma jovem que atravessou não apenas o oceano Atlântico, mas a linha imaginária que separa a realidade e o sonho, a liberdade e a escravidão, o amor e o ódio, a virtude e o pecado, o corpo e o espírito. Numa noite do ano de 1555 chega ao Brasil uma caravela trazendo uma leva de órfãs mandadas pela rainha de Portugal para se casarem com os cristãos que aqui habitavam. Com a mente repleta de sonhos e fantasias, elas pisam pela primeira vez a terra distante, onde um mundo rude, belíssimo, violento as espera. A história dessas órfãs é contada por uma delas, Oribela, com sua visão mítica, espiritual, sensual - uma jovem que costuma ter visões noturnas, ímpetos de partir e muito medo da paixão que habita sua alma.

    Edições (2)

    Ver mais
    • book cover
    • book cover

    Similares (4)

    Ver mais
    • book cover
    • book cover
    • book cover
    • book cover
    Resenhas (20)Ver mais
    Aparecida Freire picture
    Aparecida Freire09/09/2025Resenhou um livro
    3 (Bom)

    "O mundo dos sonhos ficava, disse ele, dentro de nós mesmos"

    O livro tem uma premissa interessante: trata-se da chegada de uma caravela com diversas órfãs enviadas pela rainha de Portugal para o Brasil Colônia, a fim de servirem como esposas dos cristãos brasileiros que estiverem sem mulher. Narrado em primeira pessoa, Oribela conta sua história, seus medos, seus sonhos, suas dores, suas revoltas e seu desejo de poder um dia regressar à sua terra. O título "Desmundo" remete a um não-mundo, ou seja, um lugar que não é um mundo de verdade. Logo, por esse nome, já percebemos a aversão da personagem principal por este país. Não gostei muito do estilo da narração, é confusa e o final ficou bem aberto (mas mesmo assim, marquei vários trechos hahaha). É um livro curto e ao mesmo tempo extenso, por não ser uma leitura fluida.

    30 curtidas

    Estatísticas

    Avaliações

    3.5 / 302
    • 5 estrelas24%
    • 4 estrelas31%
    • 3 estrelas26%
    • 2 estrelas13%
    • 1 estrelas6%