Entrar
    Book cover
    Compartilhar
    Editar
    • Sinopse
    • Edições1
    • Vídeos0
    • Grupos0
    • Resenhas42
    • Leitores895
    • Similares8
    Skoob logo

    Saiba mais

    Quem somosTermos de usoFale conoscoCentral de ajudaPrivacidade

    Fique por dentro

    Livros em destaque

    Explore

    LivrosAutoresEditorasLeitoresCortesias

    Siga nas redes sociais

    Baixe o app

    Google PlayApp Store

    O cadete e o capitão - A vida de Jair Bolsonaro no quartel

    Luiz Maklouf Carvalho, Flávio Bolsonaro, Karl Marx

    Todavia
    2019
    256 páginas
    8h 32m
    ISBN-13: 9786580309351
    Português Brasileiro
    3.4
    224 avaliações
    Leram310Lendo46Querem529Relendo1Abandonos9Resenhas42
    Favoritos1Desejados529Avaliaram224

    Jair Bolsonaro tornou-se uma figura pública em 1986, quando assinou na revista Veja um artigo em que reclamava do baixo soldo pago aos militares. Um ano depois, reapareceu numa reportagem que revelava um plano de estourar bombas em locais estratégicos do Rio de Janeiro. Instado a prestar contas, Bolsonaro foi considerado culpado no primeiro julgamento, e mais tarde inocentado pelo Superior Tribunal Militar (STM). Após a decisão da corte, deixou a farda, passou à reserva e ingressou na política. Nesta reportagem, Maklouf reconstitui um episódio decisivo não apenas para a trajetória do presidente eleito em 2018, mas também para a redemocratização e o jornalismo no Brasil.

    Edições (1)

    Ver mais
    • book cover

    Similares (8)

    Ver mais
    • book cover
    • book cover
    • book cover
    • book cover
    • book cover
    Resenhas (42)Ver mais
    Tiago Vieira Gomes picture
    Tiago Vieira Gomes10/10/2019Resenhou um livro
    4 (Muito bom)

    Uma denúncia do corporativismo militar

    Livro curto, O cadete e o capitão a princípio parece prometer mais do que pôde realmente entregar. Não é culpa do autor. Como qualquer outra personagem da História, o presidente Jair Bolsonaro só poderá ser realmente julgado daqui a muitos anos, pelas futuras e mais imparciais gerações. Quanto aos fatos narrados, livro deixa evidente mais uma das muitas hipocrisias do atual herói da direita brasileira. Jair, que nunca escondeu sua simpatia por ditaduras e torturas, agiu como um terrorista - título que dá aos opositores da ditadura - contra a então recente democracia brasileira, planejando com seus colegas explodir bombas para assustar o então Ministro do Exército e foi graças às "brechas" do Estado de Direito que foi absolvido. Obteve um julgamento justo (ou bem favorável), com ampla defesa e com as dúvidas usadas para confirmar sua suposta inocência. Ora, além de agir como um "militante comunista", Bolsonaro apelou para as garantias que os direitos humanos fornecem aos réus. Irônico, não? Fica claro, também, como os militares superiores fizeram de tudo para inocentar o capitão Bolsonaro, na esperança de salvar a honra da própria instituição. Inconscientemente, os ministros do Superior Tribunal Militar estariam criando um "mito" (em ambas acepções políticas atuais) que ocuparia, 31 anos mais tarde, a presidência da República. Entretanto, o livro peca por não trazer maiores conclusões - mesmo que pessoais do autor - e pelo tamanho, muito pequeno para um assunto tão urgente. Vale a leitura? Certamente! Será, no futuro, mais uma bibliografia dos livros que contarão a atual História.

    31 curtidas

    Estatísticas

    Avaliações

    3.4 / 224
    • 5 estrelas12%
    • 4 estrelas25%
    • 3 estrelas47%
    • 2 estrelas13%
    • 1 estrelas3%
    Luiz Maklouf Carvalho profile picture

    Luiz Maklouf Carvalho

    É bacharel em direito pela Universidade Federal do Pará. Mora em São Paulo desde dezembro de 1983. É autor de MULHERES QUE FORAM À LUTA ARMADA e JÁ VI ESSE FILME: REPORTAGENS E POLÊMICAS SOBRE LULA E O PT (1985-2005), entre outros livros. Desde janeiro de 2016 é repórter de O ESTADO DE S. PAULO.

    8 Livros
    7 Seguidores
    Pará, Brasil

    Luiz Maklouf Carvalho