Calibã e a Bruxa

Calibã e a Bruxa Silvia Federici


Compartilhe


Calibã e a Bruxa


Mulheres, Corpo e a Acumulação Primitiva




O livro discorre sobre a violência brutal empreendida contra as mulheres durante a transição do feudalismo para o capitalismo na Europa, e sustenta que a "caça às bruxas" relacionou-se diretamente com criação de um novo sistema econômico, forjado na escravidão, na colonização e na exploração e dominação do corpo e dos saberes femininos. O título da obra faz referência a duas personagens shakespearianas - Calibã e sua mãe, Sycorax, uma bruxa - para simbolizar a dimensão sexista e racista que o capital impõe a quem resiste à sua ordem.

Baseada em uma exaustiva pesquisa documental e iconográfica, e em farta bibliografia, Silvia Federici argumenta que o assassinato de centenas de milhares de bruxas foi, juntamente com a submissão dos povos africanos e americanos, um aspecto fundacional do sistema capitalista, uma vez que designou às mulheres o papel de “produtoras de mão de obra”, obrigando-as, pelo terror, a exercer gratuitamente os serviços domésticos necessários para sustentar os maridos e os filhos homens que seriam usados como força de trabalho do sistema nascente.

Nesse sentido, Calibã e a bruxa apresenta um contraponto ao pensamento de Karl Marx sobre a acumulação, afirmando que, em vez de se tratar de um aspecto precursor do capitalismo, a acumulação seria inerente a ele. O livro dialoga ainda com de Michel Foucault, a quem critica duramente por não haver levado em conta em sua História da sexualidade a campanha contra o corpo feminino e o extermínio de centenas de milhares de mulheres na fogueira.

A editora Elefante disponibiliza o livro, em pdf, para baixar, em seu site: http://coletivosycorax.org/wp-content/uploads/2016/08/CALIBA_E_A_BRUXA_WEB.pdf?fbclid=IwAR3PV6uER1CFmpVIQ6bwv_dPBXX_AeUk4aCg8woC6_g3W0IraAMNW5VB1Ek

Filosofia / História / Sociologia

Edições (1)

ver mais
Calibã e a Bruxa

Similares

(23) ver mais
Mulheres que não sabem chorar
Calibán y la bruja
Caliban and the Witch
Calibán y la bruja

Resenhas para Calibã e a Bruxa (32)

ver mais
Sem dúvidas um livro que recomendado para todos aqueles que tem interesse no universo feminino e entre todas as situações que ocorrem há décadas contra nós. Fomos queimadas injustamente. Caladas. Humilhadas. Leitura com uma dose grandiosa de história e filosofia.... leia mais

Estatísticas

Desejam1.072
Trocam4
Avaliações 4.7 / 526
5
ranking 83
83%
4
ranking 15
15%
3
ranking 2
2%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

9%

91%

Adriana Scarpin
cadastrou em:
10/07/2017 13:41:05
C
editou em:
28/11/2019 14:01:50