Capitu

Capitu Paulo Emílio Sales Gomes
Lygia Fagundes Telles


Compartilhe


Capitu





Terceiro volume da coleção Paulo Emílio Sales Gomes, iniciada pela Cosac Naify em 2007, Capitu é um belo roteiro para cinema que reconta um dos maiores clássicos da literatura brasileira: Dom Casmurro, de Machado de Assis. Escrito conjuntamente por Paulo Emílio Sales Gomes e Lygia Fagundes Telles em 1967, o texto se vale do recurso de flashbacks para recriar, pela linguagem plástica das imagens, os motivos que levaram a adolescente Capitu a conceber um plano de casar-se por interesse e as razões de sua possível infidelidade.

A edição inclui posfácio de Lygia Fagundes Telles, que relembra as circunstâncias em que foi redigida sua primeira e única parceria com Paulo Emílio, sob a ditadura militar, além de apêndice, escrito especialmente para a edição por Augusto Massi, que reúne um conjunto de anotações de Paulo Emílio para dois cursos de pós-graduação na USP, permitindo ao leitor entrever, na visão do crítico, os esquemas para a compreensão de Machado de Assis.

Romance / Artes / Literatura Brasileira

Edições (2)

ver mais
Capitu
Capitu

Similares

(10) ver mais
Capitu mandou flores
Machado de Assis. Lido e Relido
Estratégias e Máscaras de um Fingidor
Dom Casmurro: Quatro Olhares e um Arquétipo

Resenhas para Capitu (1)

ver mais
Roteiro de cinema
on 1/1/16


Roteiro de cinema e adaptação de Dom Casmurro. Uma visão artística bem interessante da história de Bento, Capitu e Escobar. Elementos musicais (músicas que remetem a sentimentos dos personagens), operísticos (Rigoletto, por exemplo) e dramatúrgicos (a opção por Otelo de Shakespeare, apesar de óbvia, remete à dúvida central) se misturam e enriquecem o monólogo de Bentinho.... leia mais

Estatísticas

Desejam23
Trocam3
Avaliações 3.7 / 78
5
ranking 31
31%
4
ranking 23
23%
3
ranking 33
33%
2
ranking 9
9%
1
ranking 4
4%

25%

75%

jeffy18
cadastrou em:
14/04/2009 02:59:42
Pedro
editou em:
19/06/2015 11:40:13