César e Cleópatra

César e Cleópatra Bernard Shaw


Compartilhe


César e Cleópatra


Uma História (1898)




"Caesar and Cleopatra" (1898) peça de George Bernard Shaw montada em 1901.

A peça mais conhecida de Shaw é Pigmaleão (Pygmalion, 1913) — filmada em 1938, deu a Bernard Shaw o Oscar: é o único que recebeu ambos os prêmios, o Nobel de 1925 e o Oscar de melhor roteiro de '38 —, adaptado pela Broadway e Hollywood no famoso musical My Fair Lady.

Uma citação de Jorge Luis Borges a um conhecido trecho da peça "Cesar e Cleopatra".
[Na guerra que César está travando no Egito, inadvertidamente o fogo se espalha dos navios no Porto e atinge a Biblioteca de Alexandria; então Theódotos (Filósofo da corte de Cleópatra) roga a César que envie mensageiros com ordens para apagar o incêndio da Biblioteca. Este diálogo realça ironicamente o significado do livro para a memória humana e a História]:

"THEODOTUS: '(...) A Biblioteca de Alexandria está pegando fogo!

CAESAR: Isto é tudo?

THEODOTUS: Tudo!? César: Quer passar para a posteridade como um bárbaro soldado que ignora o valor dos livros?

CAESAR: Theodotus, Eu sou um autor e digo a ti: é melhor que os egípcios possam realmente viver suas próprias vidas do que simplesmente imaginá-las com a ajuda dos livros.

THEODOTUS: César: Somente em uma a cada dez gerações a Humanidade ganha um livro imortal. ...Sem a História (escrita), a morte o nivelará a um simples soldado.

CAESAR: A morte virá de qualquer modo. Eu não peço um túmulo melhor.

THEODOTUS: O que está queimando é a memória da Humanidade!

CAESAR: Uma memória vergonhosa. Deixe-a queimar". |...|

Borges sempre leu e admirou Shaw. A Hispamérica Editorial de Buenos Aires encarregou a Borges, em 1985, a tarefa de selecionar e escrever o Prólogo de cem obras imprescindíveis da literatura universal e ele incluiu "César e Cleopatra" nos 64 que completou. Estes prólogos foram incluídos nas Obras Completas IV sob o título "Biblioteca Pessoal". Um dos contos mais fantásticos de Borges, El Inmortal, no "Aleph", é baseado na peça de Shaw "Back to Methuselah" (A Metabiological Pentateuch /1922): "a preface (An Infidel Half Century) and a series of five plays: In the Beginning: B.C. 4004 (In the Garden of Eden), The Gospel of the Brothers Barnabas: Present Day, The Thing Happens: A.D. 2170, Tragedy of an Elderly Gentleman: A.D. 3000, and As Far as Thought Can Reach: A.D. 31,920".

Artes / Aventura / Cinema / Comunicação / Drama / Ensaios / Entretenimento / Ficção / Filosofia / História / Literatura Estrangeira / Suspense e Mistério

Edições (3)

ver mais
Caesar and Cleopatra
César e Cleópatra
Caesar and Cleopatra

Similares

(69) ver mais
César no Rubicão
Grandeza e Decadência de Roma II - Júlio César
Grandeza e Decadência de Roma
Júlio César

Estatísticas

Desejam8
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 4.5 / 4
5
ranking 50
50%
4
ranking 50
50%
3
ranking 0
0%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

50%

50%

orffeus
cadastrou em:
20/03/2011 19:38:39
orffeus
editou em:
12/05/2017 15:30:03