Crônica da estação das chuvas

Crônica da estação das chuvas Kafu Nagai


Compartilhe


Crônica da estação das chuvas





"Crônica da estação das chuvas, obra do escritor japonês Nagai Kafu escrita em 1931, trata da vida noturna da cidade de Tóquio do início do século XX. Descortina as relações obscuras estabelecidas no agitado bairro de Ginza. O amor e o interesse, o adultério e o mundo das gueixas e meretrizes são os pilares sobre os quais se sustenta a narrativa ácida de Kafu.



A prostituta Kimie, personagem central, ao ler em uma revista de má fama um artigo que expunha sua intimidade, começa a estranhar a série de reveses e acontecimentos incomuns que, coincidentemente ou não, passam a perturbá-la. Decide procurar um vidente, numa tentativa desesperada de descobrir a causa dos infortúnios. A partir daí, encadeia-se a trama e é dada ao leitor a possibilidade de desenovelar lentamente a narrativa e compreender o complexo tecido dramático que se forma ao redor da veleidade da protagonista.



O autor aplica as cores fortes de sua prosa sobre a tela delicada da estação das chuvas; contrastando com a suavidade da brisa e da garoa que umedecem cada página, desfilam ao rés do texto a ambição, o ódio, a vingança de personagens transtornados e enlameados pelo modo de vida torpe do submundo.



A obra constitui um precioso panorama de uma Tóquio parcialmente extinta, aquela onde se misturavam prazeres pagos, teatro kabuki e nô, becos soturnos e vielas enlameadas, e cuja pujante alegria de viver seria em breve abafada pelos anos de intolerância e guerra."


Edições (1)

ver mais
Crônica da estação das chuvas

Similares

(21) ver mais
As irmãs Makioka
Norwegian Wood
Kappa e o Levante Imaginário
Mil Tsurus

Resenhas para Crônica da estação das chuvas (6)

ver mais
Depois das gueixas
on 7/6/11


Escrita em 1931, esta obra de Nagai Kafu trata da vida noturna da cidade de Tóquio no início do século XX. A obra retira o véu que cobre as relações obscuras que acontecem entre homens e mulheres em casas de chá e cafés em vários pontos da cidade em crescimento, especialmente no badalado bairro de Ginza. Kimie, a personagem central da narrativa, é uma jovem vinda do interior que leva uma vida de libertinagem, entre diversão com homens e prostituição velada. Ao ler um a... leia mais

Vídeos Crônica da estação das chuvas (1)

ver mais
RESENHA | Crônica das Estações da Chuva

RESENHA | Crônica das Estações da Chuva


Estatísticas

Desejam48
Trocam1
Avaliações 3.7 / 85
5
ranking 25
25%
4
ranking 32
32%
3
ranking 38
38%
2
ranking 5
5%
1
ranking 1
1%

37%

63%


cadastrou em:
11/05/2009 17:31:49