Dez bons conselhos de meu pai

Dez bons conselhos de meu pai João Ubaldo Ribeiro


Compartilhe


Dez bons conselhos de meu pai





Manuel Ribeiro, o pai do escritor baiano João Ubaldo Ribeiro, era um homem estudioso e sempre foi exemplo e inspiração para o filho. Foi professor de história e de direito, ocupou vários cargos importantes, como o de diretor da Faculdade de Direito da Universidade Católica de Salvador. Na política, foi deputado estadual em Sergipe e vereador em salvador. Mas afora todos esses títulos socialmente importantes, Manuel Ribeiro foi um bom pai.

Construiu junto com a mulher, Maria Felipa Osório Pimentel, uma casa cheia de livros, com uma biblioteca que se espalhava por todos os cômodos e contemplava todos os gêneros que se podiam imaginar: romance, filosofia, política, esoterismo. João Ubaldo, o filho mais velho do casal, inserido nessa atmosfera, descobriu que estavam nos livros as suas vontades. Sem que ninguém mandasse, o João menino vivia mergulhado nas histórias.

Em Dez Bons Conselhos de Meu Pai, o romancista Ubaldo Ribeiro, considerado um dos escritores mais importantes do país e autor de livros indispensáveis na literatura contemporânea, traduz em sentenças curtas, mas essenciais, o resumo das diretrizes de vida mais importantes passadas por seu pai. Coisas como: não seja burro, não seja amargo e nunca seja medroso são apenas alguns deles.

Rigoroso, Manuel era um pai atento à educação do filho mais velho, fazendo com que João decorasse versos e mais versos e recorrer ao dicionário a cada palavra que não conhecia. Manuel ensinou João a amar os livros, o valor do estudo, a vontade de saber sempre mais e, com isso, contribuiu para a construção de um dos mais importantes autores da literatura brasileira. Seus bons conselhos e a visão de mundo que deixou de legado ao filho, são generosamente compartilhados pelo autor baiano.

Literatura Brasileira

Edições (1)

ver mais
Dez bons conselhos de meu pai

Similares

(10) ver mais
Será o Benedito!
Quando Eu Era Pequena
Fonchito e a Lua
O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá

Resenhas para Dez bons conselhos de meu pai (1)

ver mais
Dez bons conselhos de meu pai

"Lançar um livro infantil nunca foi uma pretensão para João Ubaldo Ribeiro, mas quando a ideia foi sugerida por sua editora, ele aceitou de bate pronto o desafio. O resultado desse trabalho é Dez Bons Conselhos de Meu Pai (Editora Objetiva), obra que apresenta ilustrações fortes e criativas que encantam e frases curtas que despertam reflexões. O conteúdo foi inspirado na educação que o escritor recebeu de seu pai, homem muito culto e amante da literatura, mas também sério e rígido na e... leia mais

Estatísticas

Desejam12
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 4.2 / 30
5
ranking 47
47%
4
ranking 30
30%
3
ranking 23
23%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

10%

90%

Karina Batista
cadastrou em:
06/04/2011 09:21:10
Mateus
editou em:
02/08/2019 14:29:32

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR