Diálogos sobre a natureza humana

Diálogos sobre a natureza humana Luiz Felipe Pondé


Compartilhe


Diálogos sobre a natureza humana


Perfectibilidade e imperfectibilidade




Diálogos sobre a Natureza Humana é o novo livro do professor Luiz Felipe Pondé, onde ele apresenta diálogos com os grandes pensadores ocidentais, como Platão, Santo Agostinho, Freud etc., a fim de tentar mapear uma profunda análise sobre a natureza humana e sua capacidade de ser perfectível ou imperfectível.
Mas o que é perfectibilidade e imperfectibilidade no olhar filosófico? Perfectibilidade não é abordada aqui no sentido de domínio da técnica, como, por exemplo, tornar-se um grande expert em medicina. A perfectibilidade está intimamente associada à noção de evolução e desenvolvimento contínuo do indivíduo, ou da humanidade como um todo; não se trata de uma evolução no sentido adaptativo, darwinista, mas da capacidade de aperfeiçoar ou melhorar algo ou alguém. A ideia é que, por meio da educação, do conhecimento, da moralidade, os indivíduos e a sociedade podem melhorar e atingir estados cada vez mais elevados de perfeição, mesmo que tal estado ideal possa nunca ser plenamente alcançado. Por outro lado, o termo imperfectibilidade diz respeito à natureza inerentemente imperfeita dos seres humanos e das estruturas sociais. Reconhece-se que os seres humanos são falíveis e limitados em suas capacidades, e que a sociedade é complexa, com sistemas imperfeitos que podem não ser completamente corrigidos ou aprimorados.

Da Grécia Antiga, passando pelo cristianismo até o Iluminismo, Pondé convida o leitor a analisar os conceitos de perfectibilidade e imperfectibilidade nos âmbitos político, social, religioso e filosófico. Com farta bibliografia de apoio, Diálogos sobre a Natureza Humana é essencial para a compreensão da sociedade atual, especialmente para aqueles que a têm por objeto de estudo.

Filosofia / História

Edições (1)

ver mais
Diálogos sobre a natureza humana

Similares

(21) ver mais
Filosofia para corajosos
Amor para Corajosos
Espiritualidade para corajosos
Filosofia do Cotidiano

Resenhas para Diálogos sobre a natureza humana (0)

ver mais
Pondé não decepciona

Deixo aqui um trecho do livro que me pegou: ?Quando você vê isso, pode dizer: 72 gêneros sexuais possíveis, sem nenhum debate aprofundado sobre o tema, é claro que se trata de uma posição de marketing. Por quê? Porque, se você vende a ideia de que as pessoas são completamente autônomas - no caso específico, cada um "escolhe" seu gênero único -, essa ideia vende porque, como dirá Pascal no século XVII em relação ao molinismo pelagiano: essa hipótese elogia a vaidade humana. Falar d... leia mais

Estatísticas

Desejam
Informações não disponíveis
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 4.0 / 1
5
ranking 0
0%
4
ranking 100
100%
3
ranking 0
0%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

76%

24%

Thiago149
cadastrou em:
28/07/2023 14:40:17
Pri Paiva
editou em:
28/02/2024 17:51:37

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR