Educação não violenta

Educação não violenta Elisama Santos


Compartilhe


Educação não violenta


Como estimular autoestima, autonomia, autodisciplina e resiliência em você e nas crianças




A partir de sua experiência como consultora de comunicação não violenta (CNV) e comunicação consciente, educadora parental e mãe de duas crianças, Elisama Santos propõe uma conversa com pais e mães que desejam construir relações e aprendizados baseados no respeito e no diálogo – e querem estimular autoestima, autonomia, autodisciplina e resiliência em si mesmos e nos filhos. A ideia é que o processo de construção de conhecimento torna-se positivo quando ocorre por meio da empatia e reflexão crítica.

Assim, a autora apresenta conceitos que podem ajudar pais e filhos a se aproximarem, conectando-se com os próprios sentimentos e comunicando-os ao outro de forma objetiva e respeitosa: a comunicação não violenta, de Marshall Rosenberg; a atenção plena (mindfulness), do zen-budismo; a disciplina positiva, de Jane Nelsen; e a inteligência emocional, de Daniel Goleman.

Este livro é uma alternativa à cultura autoritária que justifica o uso da violência e da repressão como método educativo. Aqui buscam-se caminhos para uma educação mais solidária e compreensiva, acreditando ser possível educar as crianças com consciência, para que as próximas gerações possam colher os frutos de um mundo mais amoroso e justo.

Educação / Psicologia

Edições (1)

ver mais
Educação não violenta

Similares

(2) ver mais
Educar Sem Violencia
Por que gritamos

Resenhas para Educação não violenta (17)

ver mais
Educação Não Violenta
on 20/5/19


Eu gostei muito desse livro. O que não quer dizer que concordei com tudo, claro. Sempre que leio um livro sobre educação infantil, eu sinto o mesmo: nenhum livro se aplica 100% à nossa realidade. Por outro lado, nunca li nenhum livro desse tipo que não me desse pelo menos uma dica útil. É só ler de guarda baixa e coração aberto, não invalidando todo o livro apenas porque discordamos de algo. Gostei muito das dicas para sair de situações em que só pensamos em gritar ou bater nas crianç... leia mais

Estatísticas

Desejam55
Trocam1
Avaliações 4.6 / 118
5
ranking 70
70%
4
ranking 24
24%
3
ranking 6
6%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

16%

84%

Gislaine
cadastrou em:
23/01/2019 08:46:06