Elias Portolu

Elias Portolu Grazia Deledda


Compartilhe


Elias Portolu





Considerado pelo importante crítico literário italiano Attilio Momigliano “(…) o livro de mais alta densidade moral escrito na Itália depois de Os noivos (I Promessi Sposi)”, Elias Portolu pode ser considerado um dos mais importantes romances de Grazia Deledda. A afirmação do crítico pode soar enigmática ao leitor contemporâneo, mas ela é uma prova da importância de Deledda como escritora, uma vez que o crítico compara o seu livro com o de Alessandro Manzoni, fundador do romance moderno italiano. A “densidade moral” à qual se refere Momigliano pode estar relacionada ao fato de que I Promessi Sposi foi o primeiro romance italiano que teve a sua força embasada na ação e na ética de personagens pobres, que estavam à margem da sociedade de seu tempo e, é precisamente na narrativa da uma história que envolve personagens populares que reside uma das principais forças deste romance de Grazia Deledda.

Publicado em 1903 em Milão, Elias Portolu representou, de diversas formas, um marco na carreira de Grazia Deledda. Podemos falar, pelo menos, de dois principais marcos: a questão temática e a questão da maturação da grande escritora. No que tange à questão temática, o livro trata da relação entre cunhados. Algo que à época era considerado incesto. Elias Portolu se apaixona perdidamente pela mulher de seu irmão. Depois de ter consumado o seu desejo, os personagens centrais têm de lidar com as consequências de seus atos é a aqui que o romance ganha densidade. Descrevendo uma paisagem ainda extremamente influenciada pela força do cristianismo católico, Deledda mostra como almas humanas entram em conflito entre aquilo que desejam e o que deles exige o mundo social.

A atmosfera do romance é construída a partir de uma mítica Sardenha, de onde Deledda tira as raízes de sua escrita. Em Elias Portolu a paisagem descrita adquire uma conotação primitiva e mágica. E não será a primeira vez que Deledda fará da natureza um de seus principais personagens. Como em outros romances de Deledda, a natureza possui uma força tal que traça sem precedentes os caminhos dos seres humanos e parece conduzir as suas escolhas.

Ficção / Literatura Estrangeira / Romance

Edições (1)

ver mais
Elias Portolu

Similares


Resenhas para Elias Portolu (2)

ver mais
on 24/6/21


Elias Portolu volta do cárcere para uma nova realidade familiar, é bem recebido por todos, até pelos agregados que não conhecia. Mas a beleza de uma mulher em especial chama a sua atenção, é Maddalena, a noiva de seu irmão. A despeito das provocações familiares sobre masculinidade que permeiam a obra de Deledda reposiciona a masculinidade do protagonista, retirando-a do espaço de ação e decisão tão comum aos homens nas histórias de romances proibidos, e nos fazendo acompanhar com de... leia mais

Vídeos Elias Portolu (3)

ver mais
Resenha: Elias Portolu, de Grazia Deledda (Projeto Ferrante Indica)

Resenha: Elias Portolu, de Grazia Deledda (Pr

Lançamento | Elias Portolu, de Grazia Deledda | 5INCO ANOS MOINHOS

Lançamento | Elias Portolu, de Grazia Deledda

PAIXÃO E INAÇÃO | Elias Portolu, de Grazia Deledda

PAIXÃO E INAÇÃO | Elias Portolu, de Grazia De


Estatísticas

Desejam11
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 4.0 / 12
5
ranking 25
25%
4
ranking 50
50%
3
ranking 25
25%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

24%

76%

Piarelly
cadastrou em:
13/04/2021 16:31:53
Jenifer
editou em:
13/04/2021 17:03:23

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR