Ensaios sobre o mundo do crime

Ensaios sobre o mundo do crime Varlam Chalámov


Compartilhe


Ensaios sobre o mundo do crime (Contos de Kolimá #4)





Este quarto volume dos Contos de Kolimá - obra monumental, em seis volumes, na qual o escritor Varlam Chalámov (1907-1982) documenta os quase vinte anos que viveu como preso político nos campos de trabalhos forçados da URSS stalinista - representa um momento de inflexão, em que o autor se desvia do tom predominante nos demais livros, de rememoração e documentação em chave literária, para analisar na forma de ensaios o mundo do crime que ele conheceu de perto nas prisões e lagers russos.

Da formação do jovem bandido, no ensaio Sangue vigarista, ao papel da mulher no universo criminal, a preocupação central do autor é desmistificar e "desromantizar" o mundo do crime e a figura dos blatares, os bandidos profissionais. Já em A guerra das cadelas, texto central, narra-se o cisma entre duas facções criminosas que resultou em uma verdadeira carnificina nos campos de prisioneiros e que está na origem da formação da máfia russa moderna.

Complementam a edição o texto O que vi e compreendi no campo de trabalho, uma listagem sucinta das lições de um sobrevivente dos gulags, e uma carta de Chalámov a Aleksandr Soljenítsin, na qual se delineiam as diferentes visões de mundo desses dois grandes escritores.

Contos / História / Literatura Estrangeira

Edições (1)

ver mais
Ensaios sobre o mundo do crime

Similares

(43) ver mais
O Arquipélago Gulag
Contos de Kolimá
Civilização - Ocidente x Oriente
Mares Interiores Correspondência de Murilo Rubião & Otto Lara Resende

Resenhas para Ensaios sobre o mundo do crime (4)

ver mais
a essência (des)natural do ma(l/u)
on 25/6/18


No quarto volume dos “Contos de Kolimá”, Varlam Chalámov, excede a construção literária e transforma seus escritos em contos de reflexões ensaísticas. A escolha parece um diagnóstico da estafa sofrida pelo autor, que já na apresentação deste volume descreve como sua alma se sente com relação aos criminosos nos campos de concentração russos e sua representatividade nas artes de seu país. Os contos ensaios propõe uma revisão sobre o assunto. Diferente dos outros volumes anteriores, em “E... leia mais

Estatísticas

Desejam93
Trocam1
Avaliações 4.2 / 25
5
ranking 48
48%
4
ranking 40
40%
3
ranking 8
8%
2
ranking 4
4%
1
ranking 0
0%

50%

50%


cadastrou em:
21/11/2016 12:34:17
Jenifer
editou em:
28/04/2020 15:13:59

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR