O Arquipélago Gulag

O Arquipélago Gulag Aleksandr Solzhenitsyn


Compartilhe


O Arquipélago Gulag





Escrito clandestinamente de 1958 a 1967, o manuscrito de O arquipélago Gulag foi descoberto pelo KGB em 1973, na sequência da prisão de Elizabeth Voronskaïa, uma colaboradora de Soljenítsin que o dactilografava. Na sequência disso, Soljenítsin, que tinha sido galardoado com o Prémio Nobel em 1970, decide publicar o livro no exterior. Uma primeira edição em russo é publicada em Paris ainda em 1973 e depois finalmente a edição francesa, no verão de 1974. Soljenítsin fora entretanto preso, acusado de traição, despojado da nacionalidade soviética e enviado para o exílio, onde estará vinte anos, até ao seu regresso à Rússia em 1994.

Para realizar este extraordinário livro, Soljenítsin foi ajudado pelo testemunho de 227 sobreviventes dos campos do Gulag. O livro agora publicado pela Sextante, no âmbito do projeto de edição em língua portuguesa das principais obras do autor, é a versão abreviada, num só volume, preparada por Soljenítsin e por sua mulher, Natália, com o objetivo de tornar mais acessível este livro aos leitores estrangeiros e a novos leitores. Traduzida diretamente do russo por António Pescada, eis pois uma obra excecional, um livro de combate contra o totalitarismo de face estalinista, um livro que ainda hoje nos queima as mãos.

Não esqueçamos as palavras de Soljenítsin: «Devemos condenar publicamente a ideia de que homens possam exercer tal violência sobre outros homens. Calando o mal, fechando-o dentro do nosso corpo para que não saia para o exterior, afinal semeamo-lo.»

Literatura Estrangeira

Edições (1)

ver mais
O Arquipélago Gulag

Similares

(16) ver mais
Arquipélago Gulag
Gulag
The Gulag Archipelago 1918–1956
Arquipélago Gulag II

Resenhas para O Arquipélago Gulag (1)

ver mais
O Arquipélago Gulag

"O escritor Aleksandr Solzhenitsyn dedicou o seu livro "O Arquipélago Gulag" a "todos os que não viveram para contar a história". A história contada por Solzhenitsyn leva-nos até ao horror dos campos de trabalhos forçados soviéticos - uma experiência pela qual passou, e que, para ser contada, o levou à clandestinidade e ao exílio." Link da matéria completa: http://obviousmag.org/archives/2012/11/a_historia_secreta_do_arquipelago_gulag.html Livro disponível para empréstimo nas Bib... leia mais

Vídeos O Arquipélago Gulag (2)

ver mais
O Arquipe?lago Gulag, de Aleksandr Soljeni?tsin | Tatiana Feltrin

O Arquipe?lago Gulag, de Aleksandr Soljeni?ts

O Arquipélago Gulag, do Aleksandr Soljenítsin | Christian Assunção

O Arquipélago Gulag, do Aleksandr Soljenítsin


Estatísticas

Desejam113
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 4.7 / 8
5
ranking 75
75%
4
ranking 25
25%
3
ranking 0
0%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

42%

58%

Christian
cadastrou em:
22/04/2017 11:25:32