Epistemologias do Sul

Epistemologias do Sul Boaventura de Sousa Santos


Compartilhe


Epistemologias do Sul





Por que razão, nos dois últimos séculos, a epistemologia dominante eliminou da reflexão epistemológica o contexto cultural e político da produção e reprodução do conhecimento? Quais as consequências desta descontextualização?São hoje possíveis outras epistemologias?

Este livro procura dar resposta a estas perguntas. Não se confirmando à mera crítica, propõe uma alternativa, genericamente designada por Epistemologias do Sul. Trata-se do conjunto de intervenções epistemológicas que denunciam a supressão dos saberes levada a cabo, ao longo dos últimos séculos, pela norma epistemológica dominante, valorizam os saberes que resistiram com êxito e as reflexões que estes têm produzido e investigam as condições de um diálogo horizontal entre conhecimentos. A esse diálogo entre saberes chamamos ecologias de saberes.

Edições (2)

ver mais
Epistemologias do Sul
Epistemologias do Sul

Similares

(12) ver mais
A condição pós-moderna
A Crítica da Razão Indolente
Um Discurso Sobre As Ciências
A Gramática do Tempo

Resenhas para Epistemologias do Sul (1)

ver mais
on 7/1/13


“Epistemologias do Sul” org. Boaventura de Sousa Santos e Maria Paula Meneses. São Paulo; Editora Cortez. 2010. 637páginas. O sociólogo português Boaventura de Sousa Santos vem desde o início dos anos noventa produzindo trabalhos significativos de análise sobre a estrutura e construção do conhecimento moderno. Podemos afirmar que inventariando as diversas raízes que organizaram e ainda sustentam as bases do conhecimento ocidental como culturalmente homogêneo, vem instigando a co... leia mais

Estatísticas

Desejam25
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 4.2 / 13
5
ranking 46
46%
4
ranking 38
38%
3
ranking 15
15%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

34%

66%

Antonio Celso
cadastrou em:
17/09/2010 13:33:35