Essa Gente

Essa Gente Chico Buarque


Compartilhe


Essa Gente





Um escritor decadente enfrenta uma crise financeira e afetiva enquanto o Rio de Janeiro colapsa à sua volta. Tragicomédia urgente, o novo romance de Chico Buarque é a primeira obra literária de vulto a encarar o Brasil do agora.

Há alguns pontos de contato entre Chico Buarque e o protagonista de Essa gente, seu primeiro livro após a consagração do prêmio Camões. O escritor Manuel Duarte tem esse sobrenome de perfil vocálico idêntico, e gosta de bater perna nos arredores do Leblon. Contudo, o leitor logo descobre que isso conduz a um dos muitos becos sem saída da trama.
Autor de um romance histórico que se tornou best-seller nos anos 1990, Duarte passa por um deserto criativo e emocional, tendo por pano de fundo um Rio de Janeiro que sangra e estrebucha sob o flagelo de feridas sociais finalmente supuradas, ostensivas.
Com estrutura de diário, a reflexão sobre a linguagem ― marca da ficção buarquiana ― parte agora do apontamento rápido, artimanha para auxiliar a memória quando for possível dar sentido ao tumulto do presente. Ao seu melhor estilo, Chico Buarque borra as fronteiras entre vida, imaginação, sonho e delírio, e constrói uma narrativa engenhosa, em cujas entrelinhas se descortinam as contradições de um país fraturado.

“A imaginação literária de Chico Buarque é bela e peculiar. Ler sua ficção é sempre um prazer.” ― Salman Rushdie

“Com aparente simplicidade, Chico Buarque faz uma enternecedora, ainda que ligeiramente cômica, elegia à solidão, à mágoa, aos mal-entendidos eróticos (e literários) e à nostalgia de todas as coisas não ditas.” ― Lila Azam Zanganeh

Ficção / Literatura Brasileira / Romance

Edições (1)

ver mais
Essa Gente

Similares

(5) ver mais
A Morte de Um Escritor
Tipos Incomuns (Algumas Histórias)
Leite Derramado
Benjamim

Resenhas para Essa Gente (36)

ver mais
3 weeks, 6 days ago


Do Chico Buarque só conhecia suas belíssimas músicas. Essa gente, foi o primeiro livro dele, que tive o prazer em ler. Nessa história, ele conta sobre a vida do Duarte, um escrito sexagenário, que inicialmente está passando por um período de crise financeira e bloqueio de escrita. Teve momentos que tive que parar para digerir o que estava lendo e simplesmente achava incrível suas críticas a sociedade. O que me incomodou, foram partes do livro que estavam confusas. Como o Duarte está de... leia mais

Vídeos Essa Gente (0)

ver mais
Sérgio Sant'Anna lê Essa gente, de Chico Buarque

Sérgio Sant'Anna lê Essa gente, de Chico Buar

Essa Gente, de Chico Buarque | Christian Assunção

Essa Gente, de Chico Buarque | Christian Assu

Alice Sant'Anna lê Essa gente, de Chico Buarque

Alice Sant'Anna lê Essa gente, de Chico Buarq

Chico Buarque lê Essa gente

Chico Buarque lê Essa gente


Estatísticas

Desejam161
Trocam3
Avaliações 4.1 / 251
5
ranking 39
39%
4
ranking 44
44%
3
ranking 15
15%
2
ranking 2
2%
1
ranking 0
0%

39%

61%

João gregorio
cadastrou em:
10/10/2019 17:21:23
Eduarda
editou em:
07/02/2020 20:54:08