Ética

Ética Benedito de Espinosa
Espinosa


Compartilhe


Ética





Baruch de Espinosa, ou Spinoza (1632-1677), nasceu em Amsterdã, filho de pais judeus emigrados de Portugal. Aos 24 anos, por suas opiniões pouco ortodoxas, foi expulso da sinagoga da cidade e acabou se mudando para Haia, onde publicou duas obras em vida: os Princípios da filosofia de Descartes (1663) e o Tratado teológico-político (1670), este editado de forma anônima. Sua obra magna, a Ética demonstrada segundo a ordem geométrica, só veio à luz no final de 1677, após a sua morte, com a publicação, por amigos, das Opera Posthuma, tendo logo entrado para o Index da Inquisição.

Constituída de cinco partes ― “De Deus”, “Da natureza e da origem da mente”, “Da origem e da natureza dos afetos”, “Da servidão humana, ou das forças dos afetos” e “Da potência do entendimento, ou da liberdade humana” ― e abordando questões de ontologia, epistemologia, física e psicologia, a Ética acabou se tornando uma das obras mais influentes do pensamento ocidental, sendo debatida apaixonadamente até os dias de hoje.

Combinando o método euclidiano (usando de definições, postulados, axiomas, proposições, demonstrações, corolários e escólios) com o pessoal e o subjetivo (recorrendo à imaginação, ao corpo e à sensibilidade), o rigoroso trabalho intelectual de Espinosa parte da definição heterodoxa de que Deus está em tudo e tudo é Deus, para, assim, demonstrar passo a passo como podemos lidar com os nossos afetos e usarmos a potência do nosso intelecto para escapar da servidão e atingir a liberdade e a plenitude enquanto seres humanos.

O presente volume, bilíngue latim-português, baseia-se na canônica edição Gebhardt da Ética, e traz a apurada tradução de Diogo Pires Aurélio, um dos maiores especialistas da atualidade na obra de Espinosa, que também assina as notas e a introdução a este grande clássico da filosofia moderna.

Filosofia

Edições (10)

ver mais
Ética
Ética demonstrada em ordem geométrica
Ética
Ética

Similares

(20) ver mais
Ciberética e Ética: responsabilidade em um mundo interligado pela rede digital
Manual de Ética
O Mais Potente dos Afetos: Spinoza e Nietzsche
Da amizade

Resenhas para Ética (23)

ver mais
Mahatma Spinoza
on 6/1/21


Que alegria entrar nos primeiros dias de 2021 na luminosa companhia de Spinoza! Sua “Ética” é, sem dúvida, uma das mais audaciosas e colossais aventuras já empreendidas pelo espírito humano. Assim como não há dúvida de que Baruch Spinoza (ou Benedito de Espinosa, como também ficou conhecido, por conta da antigo costume de traduzir o nome das personalidades históricas) pode ser considerado um dos maiores sábios já produzidos pela humanidade. A “Ética” de Spinoza, publicada postumamen... leia mais

Vídeos Ética (1)

ver mais
LANC?AMENTOS DE LIVROS | FEVEREIRO 2024 | Ana Carolina Wagner

LANC?AMENTOS DE LIVROS | FEVEREIRO 2024 | Ana


Estatísticas

Desejam132
Trocam1
Avaliações 4.4 / 244
5
ranking 62
62%
4
ranking 26
26%
3
ranking 9
9%
2
ranking 2
2%
1
ranking 0
0%

58%

42%

Carlos.Eduardo
cadastrou em:
22/01/2024 23:35:20
Carlos.Eduardo
editou em:
22/01/2024 23:35:31

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR