Fogo Pálido

Fogo Pálido Vladimir Nabokov


Compartilhe


Fogo Pálido





Fogo pálido (1962) é considerado o livro mais engenhoso e complexo de Vladimir Nabokov. Publicado depois de Lolita (1955), quando o autor já era conhecido mundialmente, o romance - originalmente escrito em inglês - tem estrutura de trama policial. Seu tema, porém, contrapõe-se ao tom detetivesco da narrativa: trata-se da análise de Fogo pálido, um poema de 999 linhas, dividido em quatro cantos, escrito pelo personagem John Francis Shade pouco antes de morrer.

O poema, magistralmente traduzido em rima e métrica, é a primeira parte do romance. A segunda, transforma poesia em ficção: são os comentários sobre o poema formulados por um amigo de Shade, Charles Kinbote, o delirante narrador do romance Kinbote incentivara Shade a escrever Fogo pálido, que fala da vida do seu autor e da lendária terra de Zembla.

Charles analisa trechos da obra e, de forma mirabolante, relaciona o texto a ele próprio - Charles, rei de Zembla. Humor irreverente e espírito crítico (inspirado na experiência do próprio Nabokov como professor nos Estados Unidos) combinam-se nessa paródia da literatura de suspense, uma parábola magistral sobre a tarefa da imaginação na crítica literária.

Literatura Estrangeira / Romance

Edições (4)

ver mais
Fogo Pálido
Pálido fuego
Fogo Pálido
Fogo Pálido

Similares

(3) ver mais
Lolita
As Ondas
Ada ou Ardor

Resenhas para Fogo Pálido (7)

ver mais
Imprecisão
on 30/3/09


Não sei em literatura existem termos equivalentes, mas em cinema, podemos falar de campo e contracampo, sendo "campo" aquilo que podemos ver na tela e "contracampo" aquilo que acontece na história e que sabemos (imaginamos até) que está acontecendo, mas de fato não vemos. Quando alguém na tela acena para um outro alguém e esse não é mostrado, mas presumivelmente responde, isto aconteceu no contracampo. Pois bem. Fogo Pálido, de Nabokov, tem uma narrativa principal e uma série de narra... leia mais

Estatísticas

Desejam115
Trocam8
Avaliações 4.0 / 181
5
ranking 41
41%
4
ranking 32
32%
3
ranking 21
21%
2
ranking 3
3%
1
ranking 3
3%

44%

56%

Helena
cadastrou em:
10/03/2009 14:09:35