Fun Home

Fun Home Alison Bechdel


Compartilhe


Fun Home


Uma Tragicomédia em Família




Fun Home é um dos maiores fenômenos literários desta década. Eleito o livro do ano em 2006 pela revista Time, figurou na lista de livros mais vendidos do The New York Times e faturou diversos prêmios (entre eles, o Eisner Awards de Melhor Não-Ficção). O álbum é um livro de memórias, onde a quadrinista Alison Bechdel revisita a sua infância e adolescência - especialmente a descoberta de sua homossexualidade e a difícil relação com seu pai Bruce Bechdel. Homossexual não-assumido, Bruce passava mais tempo cuidando e reformando o casarão vitoriano que moravam do que dando atenção à família.

Com forte teor literário, Alison conduz a história com maestria, fazendo referências a inúmeros clássicos da literatura universal. Sua relação com o pai a faz lembrar do mito de Ícaro e Dédalo, a sua mãe, atriz amadora, ora é um personagem de Henry James, ora de Oscar Wilde. A proximidade de Alison com as letras vem do berço: Bruce era professor de literatura em Beech Creek, a pequena cidade onde a autora cresceu. A outra ocupação de Bruce era cuidar da casa funerária da família - funeral home, em inglês - que, abreviada para fun home (casa da diversão) pelas crianças, dá título ao livro.

Com o traço limpo e detalhado, complementado por toques aquarelados (sempre num tom de verde), Fun Home é uma obra-prima dos quadrinhos - um livro inteligente e revelador, ultrapassando gêneros e utilizando todo o potencial que a sua própria linguagem oferece.

HQ, comics, mangá / LGBT / GLS / Não-ficção

Edições (5)

ver mais
Fun Home
Fun Home
Fun Home
Fun Home

Similares

(7) ver mais
Você é minha mãe?
Adeus Tristeza
Milhas de Distância
Justin

Resenhas para Fun Home (20)

ver mais
Sobre amar e odiar um pai
on 13/10/10


Um trabalho árduo que levou em torno de sete anos, envolvendo histórias nada agradáveis sobre seu pai e contextualizando uma família abalada por diversos episódios envolvendo sexo, morte e perda. Em uma definição bastante reducionista, isto é Fun Home, graphic novel da americana Alison Bechdel. Ainda que continuamente (e inevitavelmente?) o trabalho seja resumido às suas questões da homossexualidade, seria bastante injusto encerrar a importância desta obra tão somente nisto. É bom que ... leia mais

Vídeos Fun Home (1)

ver mais
Fun Home - 28/365hqs

Fun Home - 28/365hqs


Estatísticas

Desejam492
Trocam1
Avaliações 4.3 / 763
5
ranking 51
51%
4
ranking 35
35%
3
ranking 12
12%
2
ranking 1
1%
1
ranking 1
1%

28%

72%

Helena
cadastrou em:
06/01/2009 19:42:23
Raphael
editou em:
29/11/2017 11:15:47