História da Guerra do Peloponeso

História da Guerra do Peloponeso Tucídides


Compartilhe


História da Guerra do Peloponeso


Tucídides, Livro I - Edição bilíngue




A melhor apresentação da 'História da Guerra do Peloponeso' é a sua frase título: "Tucídides de Atenas escreveu a guerra dos peloponésios e atenienses tal como a fizeram uns contra os outros". Enquanto o relato da guerra propriamente dita segue, a partir do Livro II, um plano de exposição linear, o material extenso e complexo do Livro I exigiu do autor um esforço artístico de composição cujo objetivo foi dar organicidade a elementos de natureza diferente. Nele Tucídides fala sobre a eminência e o valor do tema em si, sobre seus métodos de pesquisa e sobre a finalidade última da obra. Do Livro I consta uma introdução sobre as causas da guerra na qual interessa ao autor não só o estabelecimento de fatos ocorridos no passado remoto e próximo, mas também uma análise das ideias-forças que explicam a eclosão do conflito. Por isso, mais que um registro de acontecimentos dentro de um quadro ordenado cronologicamente é a demonstração daquilo que o autor quer provar: a grandeza da Guerra do Peloponeso, a correção do método empregado no seu estudo e a verdadeira causa da guerra.

Essas características do Livro I recomendam uma publicação à parte e justificam o empenho que a WMF Martins Fontes dedicou a esta publicação trazendo a público a tradução exemplar de Anna Lia Amaral de Almeida Prado acompanhada pelo texto grego estabelecido por Jacqueline de Romilly.

História / História Geral / Literatura Estrangeira

Edições (11)

ver mais
História da Guerra do Peloponeso
Historia de las Guerras del Peloponeso
História da Guerra do Peloponeso
A História da Guerra do Peloponeso

Similares

(28) ver mais
Historiadores de Grecia y Roma
Lógica para principiantes
Uma Guerra Sem Igual
Uma Guerra Sem Igual

Resenhas para História da Guerra do Peloponeso (4)

ver mais
Hélade
on 18/6/12


Uma viagem no tempo,tulcidides coloca vc entre as pessoas na grécia antiga,muito envolvente,me fez torcer pelos atenienses durante a leitura,exelente leitura,recomendo.... leia mais

Estatísticas

Desejam82
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 4.2 / 78
5
ranking 47
47%
4
ranking 31
31%
3
ranking 19
19%
2
ranking 3
3%
1
ranking 0
0%

62%

38%

Ju
cadastrou em:
27/03/2014 14:28:22