Horror Noire: A Representação Negra no Cinema de Terror

Horror Noire: A Representação Negra no Cinema de Terror Robin R. Means Coleman


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Horror Noire: A Representação Negra no Cinema de Terror (Dissecando)





Desde que Ben colocou ordem na casa em A Noite dos Mortos-Vivos (1968), de George A. Romero, ver um personagem negro como herói nos filmes de terror se mostrou possível — e para lá de necessário. A Noite dos Mortos-Vivos é um clássico cult agora, e foi uma das maiores contribuições de Romero para a mídia e para o gênero, contudo, já se passaram cinquenta anos desde que o filme exigiu que nos perguntássemos o que era mais assustador: zumbis comedores de carne, ou aquilo que fazemos uns com os outros diariamente? O terror, como gênero que desafia limites, tem sido um lugar para análises provocativas de racialismo e racismo bem como alternativas na cultura popular estadunidense. E muito se tem pesquisado e escrito sobre a história dos negros no cinema, mas até agora sua presença, ou ausência, nos filmes de terror tem sido relegada a um único capítulo ou a várias notas de rodapé. Para contribuir com a narração histórica da negritude no cinema de gênero, a doutora Robin R. Means Coleman, professora norte-americana nascida e criada na mesma cidade que Romero e Tom Savini, desenvolveu uma pesquisa profunda com a análise das imagens, influências e impactos sociais dos negros nos filmes de terror desde 1890 até o presente. Coleman afirma que o terror oferece um espaço representativo único para desafiarmos as imagens mais negativas e racistas vistas nos meios de comunicação. Sua ampla pesquisa cronológica do gênero para o livro Horror Noire: A Representação Negra no Cinema de Terror inclui grandes produções de Hollywood, filmes de arte, blacksploitation e as emergentes produções de horrorcore inspiradas pela cultura hip-hop. Uma obra única que encoraja o leitor a desmontar a imagem racializada do gênero, assim como as narrativas que compõem os comentários da cultura popular acerca de raça, e acende um debate feroz e necessário sobre o poder do horror, seu impacto na sociedade e suas reproduções como reflexo dela. S. Torriano Berry, cineasta, escritor e professor, diz em sua introdução para Horror Noire: A Representação Negra no Cinema de Terror que um dos aspectos mais danosos do espectro limitado de papéis representados por atores negros nos filmes de terror iniciais é a falta de imagens positivas para proporcionar um sentimento de equilíbrio. “Ver um personagem negro arregalar os olhos e empalidecer ao se deparar com um fantasma não teria sido tão ruim se o seu papel seguinte ou anterior tivesse sido como um advogado, empresário ou médico de sucesso. No entanto, os filmes hollywoodianos relegavam aos negros os personagens subservientes, como empregadas, mordomos e motoristas”, diz. É esta análise que Coleman propõe ao público em sua obra. Horror Noire: A Representação Negra no Cinema de Terror é um marco e virou documentário produzido e exibido pela Shudder, plataforma de streaming audiovisual de terror ainda não disponível no Brasil. Dirigido por Xavier Burgin, o documentário foi lançado em 2019 e tem produção executiva da doutora Robin R. Means Coleman, da educadora e escritora Tananarive Due, de Phil Nobile Jr., editor-chefe da revista Fangoria e Kelly Ryan, da Stage 3 Productions, e é produzido e co-escrito por Ashlee Blackwell e Danielle Burrows, que, aliás, contribuiu com um texto especial exclusivo para a edição brasileira do livro. Horror Noire: A Representação Negra no Cinema de Terror integra a coleção Dissecando, da DarkSide Books, dedicada a revelar a história de grandes produções audiovisuais, os bastidores e seus imortais criadores, chega para os leitores em capa dura, com textos especiais e galeria de imagens. Uma obra indispensável em nossa exploração e favorecimento do gênero de terror.

Literatura Estrangeira

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