Humilhados e ofendidos

Humilhados e ofendidos Fiódor Dostoiévski


Compartilhe


Humilhados e ofendidos (Coleção Leste)





Publicado em 1861, após dez anos de exílio na Sibéria, Humilhados e ofendidos ocupa uma posição-chave na produção de Fiódor Dostoiévski. Por um lado, é sua obra mais ambiciosa até o momento, na qual revisita e leva ao limite as suas concepções de literatura e sua visão dos males da sociedade. Por outro, suas páginas abrem o caminho para uma forma de romance que vai ganhar corpo nos grandes livros de sua maturidade, e não por acaso o leitor encontra nesta obra conflitos e personagens que parecem prefigurar suas criações posteriores.

Para compor a trama de Humilhados e ofendidos, romance no qual deposita enormes esperanças, Dostoiévski coloca no centro da ação a figura do escritor Ivan Petróvitch, que é também o narrador do livro, e cuja vida guarda tantas semelhanças com a sua que não é equivocado ler certas passagens como um ensaio de autoficção avant la lettre — gesto arriscado, que não foi plenamente compreendido pela crítica da época.

Os leitores, porém, não tiveram dúvidas. Desde sua primeira aparição como folhetim no número inicial da revista O Tempo, o romance fascinou o público, que reconheceu ali um modo inédito de narrar, capaz de trazer à luz os sentimentos mais obscuros com uma intensidade nunca vista — intensidade que encontrou sua equivalência precisa na tradução de Fátima Bianchi e nas gravuras de Oswaldo Goeldi.

Ficção / Literatura Estrangeira / Romance

Edições (15)

ver mais
Humilhados e Ofendidos
Humilhados e Ofendidos
Humilhados e ofendidos
Humilhados e Ofendidos

Similares

(10) ver mais
Dois sonhos
Um pequeno herói
Contos reunidos
Uma história desagradável

Resenhas para Humilhados e ofendidos (144)

ver mais
Sobre a fatalidade e a nobreza das Paixões
on 21/11/13


O impulso primordial que anima os personagens dostoievskianos situa-se no prazer doloroso, porém intenso e inevitável, ao ver o espetáculo de um desastre amoroso, para o qual colaboraram tanto quanto possível. Aliocha comete um cardápio de infidelidades, sempre com prostitutas; antes mesmo de cometer mais uma canalhice contra sua noiva Natacha, pobre Natacha, ele desafia quase diariamente o limite máximo dos canalhas. "Humilhados e Ofendidos" desenvolve-se, do início ao fim, num c... leia mais

Vídeos Humilhados e ofendidos (3)

ver mais
Resenha: Humilhados e Ofendidos, de Fiódor Dostoievski

Resenha: Humilhados e Ofendidos, de Fiódor Do

HUMILHADOS E OFENDIDOS - FIODOR DOSTOIEVSKI

HUMILHADOS E OFENDIDOS - FIODOR DOSTOIEVSKI

Humilhados e ofendidos, de Dostoiévski - (Resenha/Ensaio)

Humilhados e ofendidos, de Dostoiévski - (Res


Estatísticas

Desejam443
Trocam3
Avaliações 4.3 / 1.271
5
ranking 56
56%
4
ranking 32
32%
3
ranking 10
10%
2
ranking 2
2%
1
ranking 0
0%

37%

63%

Cardoso
cadastrou em:
25/07/2018 12:50:49
Blendon Moreira
editou em:
18/11/2023 16:54:18

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR