Kierkegaard

Kierkegaard Søren Kierkegaard


Compartilhe


Kierkegaard


Os Pensadores




ESTE VOLUME CONTÉM AS SEGUINTES OBRAS:

O DIÁRIO DE UM SEDUTOR (1843)
A obra retrata aquilo que Kierkegaard entende por modo de vida estético, caracterizado pelo hedonismo romântico e sofisticado. O sedutor é um indivíduo que escolhe o mergulho na paixão, as contradições da existência amorosa. Escolhe como finalidade da vida o prazer, gozando pessoalmente a estética e gozando esteticamente sua própria personalidade.

TEMOR E TREMOR (1843)
O episódio bíblico de Abraão, que se dispõe a matar o filho Isaac em obediência à ordem divina, serve de tema à reflexão de Kierkegaard sobre a natureza da fé. E é fundamentalmente como paradoxo que a fé se revela: “paradoxo capaz de fazer de um crime um ato santo e agradável a Deus, paradoxo que devolve a Abraão o seu filho, paradoxo que não pode reduzir-se a nenhum raciocínio, porque a fé começa precisamente onde acaba a razão”.

O DESESPERO HUMANO (DOENÇA ATÉ À MORTE)
A dialética do desespero — doença que marcaria o fundo da consciência do cristão até à morte — é analisada por Kierkegaard, em suas múltiplas facetas: o desespero inconsciente de ter um eu; o desespero que não quer, e o desespero que quer ser ele próprio; a relação entre desespero e pecado.

Tradução de: Carlos Grifo, Maria José Marinho, Adolfo Casais Monteiro.
Consultor da Introdução: Marilena de Souza Chauí

Filosofia

Edições (1)

ver mais
Kierkegaard

Similares

(1) ver mais
Kierkegaard

Resenhas para Kierkegaard (2)

ver mais
on 5/6/14


Das três obras que compõem esta edição, me fascina especialmente a terceira, "O Desespero Humano" - em que coloca-se a relação entre Deus e o homem através da capacidade de consciência do indivíduo, e o consequente desespero existencial daquele que ignora profundamente o que é o pecado. De todo modo, é soberbo o esforço de compreensão da fé empreendido por Kierkegaard. É lamentável que a sua filosofia não tenha sido compreendida; vê-se por toda a parte o crescimento de uma militância a... leia mais

Estatísticas

Desejam13
Trocam2
Avaliações 4.4 / 40
5
ranking 63
63%
4
ranking 25
25%
3
ranking 10
10%
2
ranking 0
0%
1
ranking 3
3%

66%

34%

Mapeli
cadastrou em:
08/03/2010 12:32:47
Carol
editou em:
20/03/2017 05:21:27