A Redoma de Vidro

A Redoma de Vidro Sylvia Plath




A Redoma de Vidro





Dos subúrbios de Boston para uma prestigiosa universidade para moças. Do campus para um estágio em Nova York. O mundo parecia estar se abrindo para Esther Greenwood, entre o trabalho na redação de uma revista feminina e uma intensa vida social. No entanto, um verão aparentemente promissor é o gatilho da crise que levaria a jovem do glamour da Madison Avenue a uma clinica psiquiátrica.

A Biblioteca Azul lança uma nova edição de A redoma de vidro, único romance da poeta americana Sylvia Plath. O título retorna às livrarias com tradução do escritor Chico Mattoso 51 anos depois da primeira publicação e do suicídio da autora, em 1963.

Lançado semanas antes da morte da poeta, o livro é repleto de referências autobiográficas. A narrativa é inspirada nos acontecimentos do verão de 1952, quando Silvia Plath tentou o suicídio e foi internada em uma clínica psiquiátrica. A obra foi publicada na Inglaterra sob o pseudônimo Victoria Lucas, para preservar as pessoas que inspiraram seus personagens.

Assim como a protagonista, a autora foi uma estudante com um histórico exemplar que sofreu uma grave depressão. Muitas questões de Esther retratam as preocupações de uma geração pré-revolução sexual, em que as mulheres ainda precisavam escolher se priorizavam a profissão ou a família, mas A redoma de vidro segue atual. Além da elegância da prosa de Plath, o livro extrai sua força da forma corajosa como trata a doença mental.

Sutilmente, a autora apresenta ao leitor o ponto de vista de quem vivencia o colapso. Esther tem uma visão muito crítica, às vezes ácida, da sociedade e de si mesma, mas aos poucos a indiferença se instaura, distanciando a moça do mundo à sua volta. Me sentia muito calma e muito vazia, do jeito que o olho de um tornado deve se sentir, movendo-se pacatamente em meio ao turbilhão que o rodeia.

Ao lidar com sua depressão, Esther também realiza a transição de menina para uma jovem mulher. Mais que um relato sobre problemas mentais, A redoma de vidro é uma narrativa singular acerca das dores do amadurecimento.

Drama / Romance

Edições (5)

ver mais
A Redoma de Vidro
A Redoma de Vidro
A Redoma de Vidro
A Redoma de Vidro

Similares

(28) ver mais
Garota, Interrompida
Regras de Cortesia
Esta Valsa é Minha
Ísis Americana

Resenhas para A Redoma de Vidro (89)

ver mais
As palavras sem rédeas.
on 28/3/14


A redoma de vidro é o único romance da escritora norteamericana, Sylvia Plath, escrito sob pseudônimo e publicado originalmente em 1963. Não posso dizer que li esse livro sozinha; por isso meus comentários estão contaminados. Porque carrego comigo a lembrança dos poemas de Sylvia Plath, opiniões própria e alheias sobre seus pensamentos e seu suicídio. Imagino que Sylvia seja parte de sua obra, pois sua condição de mulher, sua experiência de vida, suas descrenças e dificuldades de se ... leia mais

Vídeos A Redoma de Vidro (13)

ver mais
A Redoma de Vidro - Vamos falar sobre livros? #266

A Redoma de Vidro - Vamos falar sobre livros?

Ser Jovem: Sylvia Plath, McInerney e Meg Wolitzer

Ser Jovem: Sylvia Plath, McInerney e Meg Woli

Você Escolheu #8:  The Bell Jar , Sylvia Plath  (Redoma de Vidro )

Você Escolheu #8: The Bell Jar , Sylvia Plat

Resenha! A Redoma de Vidro - Sylvia Plath

Resenha! A Redoma de Vidro - Sylvia Plath


Estatísticas

Desejam1.754
Trocam10
Avaliações 4.4 / 2.474
5
ranking 56
56%
4
ranking 30
30%
3
ranking 11
11%
2
ranking 2
2%
1
ranking 1
1%

17%

83%

Marcos
cadastrou em:
09/10/2014 17:37:57
Ramon
editou em:
21/04/2017 17:28:23