O super-homem vai ao supermercado

O super-homem vai ao supermercado Norman Mailer


Compartilhe


O super-homem vai ao supermercado (Jornalismo Literário)


De Kennedy ao cerco de Chicago, reportagens clássicas sobre convenções presidenciais nos Estados Uni...




Reportagens clássicas de convenções presidenciais nos Estados Unidos, por um dos escritores mais provocantes da literatura americana, O super-homem vai ao supermercado é um marco do jornalismo literário e um mergulho nos traumas e paradoxos da América. Posfácio de Sérgio Dávila.

O super-homem vai ao supermercado reúne quatro artigos escritos por Norman Mailer sobre as convenções políticas presidenciais dos grandes partidos americanos dos anos 60. Com seu estilo irônico e cáustico, Mailer disseca cada candidato e extrai dos acontecimentos tudo o que eles revelam sobre a América numa época de profundos dilemas e transformações.

Sua atenção e argúcia não deixam escapar um único detalhe: da decoração dos ambientes das convenções ao sotaque dos oradores, da roupa dos candidatos ao comportamento dos jornalistas presentes - tudo tem um significado na construção de um painel tragicômico da loucura americana.

Com uma prosa densa e sinuosa, preocupada em encontrar novas formas de jornalismo para relatar o tumulto político daqueles tempos, Mailer recupera as convenções democratas dos anos 60 (Los Angeles) e 68 (Chicago), e as republicanas de 64 (San Francisco) e 68 (Miami), e ainda revê, com sua voz crítica e independente, as tensões raciais, a Guerra Fria, o movimento hippie, a revolução sexual, a polêmica guerra do Vietnã, os assassinatos dos irmãos Kennedy e de Martin Luther King, e todos os outros sonhos e pesadelos que agitaram os anos 60.

Personalidades como John F. Kennedy e Richard Nixon são retratados com o olhar implacável do jornalista e a imaginação literária do escritor, que não deixa de expor suas simpatias e aversões pessoais sem disfarce. Ao abolir talentosamente as fronteiras entre a reportagem, o ensaio e a ficção, Mailer fincou seu marco definitivo no jornalismo literário e deu a essas reportagens uma perenidade comparável à dos grandes romances do autor.

Literatura Estrangeira / Não-ficção / Política

Edições (1)

ver mais
O super-homem vai ao supermercado

Similares

(11) ver mais
O Xá dos Xás
O Grande Vazio
Anatomia de um Julgamento: Ifigênia em Forest Hills
Dentro da floresta

Resenhas para O super-homem vai ao supermercado (4)

ver mais
O outsider no palco do establishment
on 15/11/16


A primeira vez que ouvi falar de Mailer foi na metade inicial dos anos 90, quando “O Globo” publicava aos domingos uma página dedicada a livros que, invariavelmente, trazia entrevistas com escritores renomados. Foi ali também que tomei conhecimento, por exemplo, da existência de John Updike, Frederick Forsyth e Vargas Llosa. Mais tarde essa página se transformaria no suplemento Prosa & Verso, recentemente extinto. Já naquela época, embora demorasse ainda alguns anos para lê-lo, o que ... leia mais

Estatísticas

Desejam18
Trocam1
Avaliações 3.9 / 33
5
ranking 32
32%
4
ranking 41
41%
3
ranking 24
24%
2
ranking 3
3%
1
ranking 0
0%

57%

43%

gfelitti
cadastrou em:
25/05/2009 11:33:24
Alê | @alexandrejjr
editou em:
17/05/2023 12:10:23

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR