Rebelión en la granja

Rebelión en la granja George Orwell


Compartilhe


Rebelión en la granja





Verdadeiro clássico moderno, concebido por um dos mais influentes escritores do século 20, 'A Revolução dos Bichos' é uma fábula sobre o poder. Narra a insurreição dos animais de uma granja contra seus donos. Progressivamente, porém, a revolução degenera numa tirania ainda mais opressiva que a dos humanos. Escrita em plena Segunda Guerra Mundial e publicada em 1945 depois de ter sido rejeitada por várias editoras, essa pequena narrativa causou desconforto ao satirizar ferozmente a ditadura stalinista numa época em que os soviéticos ainda eram aliados do Ocidente na luta contra o eixo nazifascista.

De fato, são claras as referências: o despótico Napoleão seria Stálin, o banido Bola-de-Neve seria Trotsky, e os eventos políticos - expurgos, instituição de um estado policial, deturpação tendenciosa da História - mimetizam os que estavam em curso na União Soviética. Com o acirramento da Guerra Fria, a obra passou a ser amplamente usada pelo Ocidente nas décadas seguintes como arma ideológica contra o comunismo. O próprio Orwell repetiria o mesmo gesto anos mais tarde com seu outro romance 1984, finalizado-o às pressas à beira da morte para que o mesmo service de alerta ao ocidente sobre o horrores do totalitarismo comunista.

É irônico que o escritor, para fazer esse retrato cruel da humanidade, tenha recorrido aos animais como personagens. De certo modo, a inteligência política que humaniza seus bichos é a mesma que animaliza os homens. Escrito com perfeito domínio da narrativa, atenção às minúcias e extraordinária capacidade de criação de personagens e situações, A revolução dos bichos combina de maneira feliz duas ricas tradições literárias: a das fábulas morais, que remontam a Esopo, e a da sátira política, que teve talvez em Jonathan Swift seu representante máximo.

Ficção / Fábula / Política / Sociologia

Edições (104)

ver mais
Fazenda Animal
A revolução dos bichos
A Fazenda dos Animais
A revolução dos bichos

Similares

(128) ver mais
1984
Fahrenheit 451
Sobre a verdade
Admirável Mundo Novo

Resenhas para Rebelión en la granja (17.083)

ver mais
Quatro pernas bom, duas pernas ruim!
on 15/2/13


A Revolução dos Bichos, escrito na época da Segunda Guerra Mundial, ataca de forma alegórica o modelo soviético sob a ditadura de Stalin. Dessa maneira, cria-se um retrato muito fiel, por meio dos bichos, do que ocorre de fato na tentativa de implantar o comunismo. Um leitor distraído pode pensar que se trata de um livro infantil e de fato, a engenhosidade de George Orwell é tamanha que, além de ser uma denúncia do que ocorre na União Soviética, ta... leia mais

Vídeos Rebelión en la granja (51)

ver mais
Visita a uma livraria qualquer?

Visita a uma livraria qualquer?

Leituras de fevereiro - uma seleção caótica de comédia romântica, fantasia e clássicos ?

Leituras de fevereiro - uma seleção caótica d

Esse Comportamento Mudou a Minha Vida | Introvertida Bookworm

Esse Comportamento Mudou a Minha Vida | Intro

Resenhas - A Revolução dos Bichos (George Orwell) + A Bruxa de Portobello (Paulo Coelho)

Resenhas - A Revolução dos Bichos (George Orw


Estatísticas

Desejam9.164
Trocam528
Avaliações 4.3 / 155.640
5
ranking 58
58%
4
ranking 30
30%
3
ranking 9
9%
2
ranking 2
2%
1
ranking 1
1%

28%

72%

Cioran E.
editou em:
10/02/2016 17:09:40
Vivi
aprovou em:
06/01/2017 14:39:13

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR