A Máscara Vermelha

A Máscara Vermelha Manuel Pinheiro Chagas...

Compartilhe


A Máscara Vermelha


Romance Histórico Original




No dia 7 de junho de 1640 rebenta em Barcelona a «Revolta da Catalunha». O rei Filipe IV de Castela [da casa dos Habsurgos que governava naquela altura Portugal, Catalunha, Países Baixos e a Confederação do Sacro Império Germânico] foca a sua atenção e os seus esforços naquela província do leste da Península Ibérica, fragilizando a defesa dos restantes domínios. É neste contexto que em Portugal tem início o movimento de Restauração da Independência, que irá culminar na revolta de 1º de dezembro.

São estes dois acontecimentos históricos que inspiram este romance de Pinheiro Chagas. Nele é narrada a história de uma jovem portuguesa, de nome Inês, que é acolhida em Barcelona pelo Vice-Rei espanhol, um velho amigo de seu pai. Ali vive protegida e num ambiente familiar até que o povo em motim, naquela que ficou conhecida como a revolta dos segadores, invade o palácio do governador com o objetivo de o assassinar e declarar a independência da região. Durante esta invasão ela vê-se confrontada com uma difícil decisão, salvar o seu protetor ou a sua dignidade. Escolhe preservar a vida de quem tanto estima e perde a virgindade aos braços do líder dos revoltosos, D. Pedro Bonete. Apesar dos esforços de Inês o vice-rei acaba assassinado pelos revoltosos e ela fica à guarda de Pedro Bonete. A convivência entre ambos dá origem a uma paixão e Inês já profundamente enamorada do catalão. e por temer pela vida dele, propõe-lhe que regressam ambos a Portugal assim que o rei Filipe recuperar o controlo da Catalunha. Em Portugal davam-se os primeiros passos para a restauração da independência e os acontecimentos que se seguem acabam por revelar o verdadeiro caráter do "espanhol".
====
https://pt.wikipedia.org/wiki/Guerra_dos_Segadores
https://pt.wikipedia.org/wiki/História_da_Catalunha
Ver 4.3.1 "Guerra dos Segadores" - A Guerra dos Segadores (ou Sublevação da Catalunha) foi um conflito bélico originado de uma revolta catalã contra a presença de soldados "castelhanos" -- provenientes do resto da Espanha, na guerra desta contra a França de Luís XIII, capitaneada pelo Cardeal de Richelieu. (...) Ocorreu entre 7 de junho de 1640 e 13 de outubro de 1652: em 1640, a obrigação de alojar tropas castelhanas, o abuso dos militares e as consequências derivadas da guerra provocam grande enojo entre a população catalã. Em 7 de junho do mesmo ano, durante a festividade do Corpo de Deus, um ceifeiro (em catalão “segador”) é morto, o que a sua vez acabará levando à morte do Conde de Santa Coloma, a maior autoridade da Catalunha nessa altura. Começa a Revolta dos Segadores. Castela exige a Portugal de contribuir militarmente e ajudá-la a sufocar a rebelião. Portugal nega-se e inicia por sua conta uma guerra paralela para restabelecer a sua própria soberania. É a chamada Guerra da Restauração.

Aventura / Crime / Crônicas / Drama / Entretenimento / Ficção / História / História Geral / Política / Romance / Suspense e Mistério

Edições (3)

ver mais
A Máscara Vermelha (eBook)
A Máscara Vermelha
A Máscara Vermelha

Similares

(64) ver mais
O Juramento da Duquesa
O Monge de Cister
Eurico, o Presbítero
A Casa de Avis

Estatísticas

Desejam4
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 4.5 / 2
5
ranking 50
50%
4
ranking 50
50%
3
ranking 0
0%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

27%

73%

orffeus
editou em:
29/09/2020 13:32:29

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR