O nariz

O nariz Nikolai Gógol


Compartilhe


O nariz





E se, um belo dia ao acordar, você não encontrasse mais o seu nariz? Respire fundo antes de entrar nesta história, Gógol está prestes a deixá-lo sem ar. Ilustrado por Nicholas Steinmetz, com apresentação de Tamy Ghannam, este conto é explorado de forma mais profunda nas videoaulas de Raquel Toledo.

Em uma manhã como qualquer outra, um barbeiro, conhecido pela quantidade de sangue que faz jorrar do rosto de sua clientela, toma seu café da manhã. Ao afundar a faca sobre um pão recém-assado, encontra um ingrediente que não estava na receita: um nariz.

Do outro lado da cidade, seu cliente, o assessor colegial Kovaliov, acorda e dá de cara com uma panqueca. Não em seu prato, infelizmente -- trata-se de seu próprio rosto no espelho, liso como uma massa corrida, carente de qualquer resquício de um nariz.

Publicado em 1836, este conto reúne o que há de mais marcante na escrita de Nikolai Gógol: a comédia, a cultura popular, a sátira política e a crítica à burocracia. A insólita história de um duplo, permeada pelo fantástico, absurdo e pelo grotesco, tem como cenário a fria e burocrática cidade de São Petersburgo.

A nova edição da Antofágica ganhou notas e nova tradução direta do russo por Lucas Simone, doutor em Literatura e Cultura Russa (USP), e ilustrações de Nicholas Steinmetz. Os posfácios são assinados por Raquel Toledo, mestre em Literatura e Cultura Russa (USP), Inti Queiroz, doutoranda em Filologia e Língua Portuguesa (USP).

Contos / Ficção / Literatura Estrangeira

Edições (5)

ver mais
O nariz
O Nariz (eBook)
O nariz
O Nariz

Similares

(26) ver mais
Um homem extraordinário e outras histórias
O Capote
Um Negócio Fracassado
O gato e o diabo

Resenhas para O nariz (780)

ver mais
O Nariz - Nikolai Gógol
on 26/9/22


Achei a leitura muito divertida, e bastante engraçada. Principalmente a forma que o autor narra e descreve os fatos, com a maior naturalidade do mundo, como se o que fosse descrito não se enquadrasse em um total absurdo. Ao longo da leitura, você nem percebe que o que está acontecendo é de certa forma "anormal", devido a forma que a história é narrada de um jeito cômico e um tanto trágico, no entanto, em alguns momentos da narrativa, chega a ser hilário quando acontece algo MUITO inu... leia mais

Vídeos O nariz (1)

ver mais
CONTO - O Nariz - Nikolai Vassilievitch Gogol - Sextas Fantásticas #7 - Junior Costa

CONTO - O Nariz - Nikolai Vassilievitch Gogol


Estatísticas

Desejam259
Trocam5
Avaliações 3.9 / 4.084
5
ranking 29
29%
4
ranking 48
48%
3
ranking 20
20%
2
ranking 3
3%
1
ranking 0
0%

27%

73%

Coruja
cadastrou em:
16/03/2021 09:14:31
Jeanine
editou em:
10/03/2023 16:05:11
Jeanine
aprovou em:
10/03/2023 16:05:51

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR