A Era do Escândalo

A Era do Escândalo Mário Rosa




PDF - A Era do Escândalo


Os escândalos no Brasil nunca mais serão os mesmos. Pelo menos para aqueles que tomarem contato com o conteúdo do mais novo lançamento editorial do Brasil. No livro A Era do Escândalo quem assiste aos escândalos que se multiplicam e se revezam no noticiário finalmente vai poder responder a algumas questões fundamentais: como funciona a “linha de montagem” dos escândalos na mídia e na sociedade brasileira? O que acontece nos bastidores desses eventos? O que fazer para proteger sua credibilidade numa crise? Como se preparar de forma eficiente? Quais as lições que empresas e líderes de primeira linha podem dar sobre o que viveram no olho do furacão de uma crise de imagem?
Estas e muitas outras perguntas cruciais são abordadas de maneira inédita no livro A Era do Escândalo, do jornalista e consultor de imagem Mário Rosa. É um conteúdo feito a partir de relatos de quem viveu por dentro algumas das crises de maior repercussão do Brasil. Com apresentação do publicitário Duda Mendonça e prefácio de outra fera da publicidade, Nizan Guanaes, A Era do Escândalo faz uma ampla análise das crises de imagem que abateram nomes e marcas de primeira linha do mundo político e empresarial.
O livro é dividido em 10 casos, que ensinam passo a passo como empresas como a TAM (com a tragédia do vôo 402, o maior acidente aéreo urbano da história do Brasil) superaram uma crise dessa proporção. Os detalhes de como empresas bilionárias, como Telefonica e e Telemar, enfrentaram um terremoto de imagem pública. Desfilam no livro – sempre com relatos de primeira pessoa – os testemunhos de políticos como os ex-ministros Eduardo Jorge e Alceni Guerra, personagens centrais de casos que ocuparam as manchetes dos jornais durantes semanas e meses. Um dos destaques é a inédita revelação da atriz global Glória Pires sobre como enfrentou boatos que quase destruíram sua família.
O que o médico particular do governador Mário Covas, David Uip, fez para preservar sua reputação em meio a um caso de tamanha exposição? Um dos capítulos marcantes tem como protagonista o criminalista Antônio Carlos de Almeida Castro, advogado do poderoso ministro José Dirceu, do presidente do Senado José Sarney, ex-sócio do atual ministro da Justiça, além de uma constelação de clientes de alto quilate. O livro traz ainda a estratégia do governo federal para enfrentar o desgaste público causado pelo apagão de 2001, como a Petrobras enfrentou o afundamento da plataforma de petróleo P-36 e outras narrativas ao mesmo tempo instigantes e reveladoras.
Num momento da humanidade em que uma informação pode varrer o mundo em poucos segundos e alcançar uma dimensão arrasadora, numa época em que literalmente qualquer um pode se ver soterrado por escândalo, cuidar da imagem tornou-se algo fundamental. O que vai garantir ou não a sobrevivência da credibilidade é a ação eficaz dos primeiros e cruciais momentos. É sobre esse desafio que A Era do Escândalo trata. Uma das lições do livro é a necessidade de pensar no pior antes que ele aconteça, mesmo fazendo tudo para que ele não venha a acontecer.
A Era do Escândalo promete balançar o mundo empresarial e político, servindo de referência para figuras públicas, profissionais da imprensa, advogados, assessores, consultores, políticos, marqueteiros e executivos. “A grande lição do livro é que já houve um tempo em que a propaganda era a alma do negócio. Nos dias atuais, a alma do negócio é a reputação”, avalia o autor Mário Rosa.
Embora reúna relatos inéditos, essa não é a única atração do livro. Outra grande novidade vem a público com a publicação de uma ampla pesquisa feita no mundo inteiro sobre os escândalos. Mário Rosa apresenta pela primeira vez uma análise do escândalo no Brasil e demonstra que os escândalos brasileiros são muito diferentes dos de outros países. O autor também põe o dedo na ferida: ele faz um raio-X do relacionamento nem sempre claro entre imprensa, ministério público e CPIs nos bastidores dos escândalos. O leitor vai poder entender, finalmente, tudo dos escândalos que não aparece nos jornais.





A Era do Escândalo

O PDF do primeiro capítulo ainda não está disponível

O Skoob é a maior rede social para leitores do Brasil, temos como missão incentivar e compartilhar o hábito da leitura. Fornecemos, em parceira com as maiores editoras do país, os PDFs dos primeiros capítulos dos principais lançamentos editoriais.

Resenhas para A Era do Escândalo (4)

ver mais
Essencial para quem lida com comunicação


Hoje vamos falar sobre uma aula de gerenciamento de crise, um livro que assessores de imprensa, relações públicas, CEOs de empresas e, principalmente, seus porta-vozes, deveriam ler. A edição que eu li tem prefácio de Nizan Guanaes e um segundo prefácio do próprio autor. O livro é composto por 14 capítulos + bibliografia e índice remissivo. São várias histórias de empresas, celebridades e profissionais da comunicação que contam como passaram pelas maiores crises de suas vidas. Alguns...
Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR