Auto da Compadecida

Auto da Compadecida Ariano Suassuna




PDF - Auto Da Compadecida


O 'Auto da Compadecida' consegue o equilíbrio perfeito entre a tradição popular e a elaboração literária ao recriar para o teatro episódios registrados na tradição popular do cordel. É uma peça teatral em forma de Auto em 3 atos, escrita em 1955 pelo autor paraibano Ariano Suassuna. Sendo um drama do Nordeste brasileiro, mescla elementos como a tradição da literatura de cordel, a comédia, traços do barroco católico brasileiro e, ainda, cultura popular e tradições religiosas. Apresenta na escrita traços de linguagem oral [demonstrando, na fala do personagem, sua classe social] e apresenta também regionalismos relativos ao Nordeste. Esta peça projetou Suassuna em todo o país e foi considerada, em 1962, por Sábato Magaldi 'o texto mais popular do moderno teatro brasileiro'.





Auto da Compadecida

O PDF do primeiro capítulo ainda não está disponível

O Skoob é a maior rede social para leitores do Brasil, temos como missão incentivar e compartilhar o hábito da leitura. Fornecemos, em parceira com as maiores editoras do país, os PDFs dos primeiros capítulos dos principais lançamentos editoriais.

Vídeos Auto da Compadecida (24)

ver mais
arianosuassuna3

arianosuassuna3

arianosuassuna2

arianosuassuna2

arianosuassuna1

arianosuassuna1

Ariano Suassuna - 06/05/2002

Ariano Suassuna - 06/05/2002


Resenhas para Auto da Compadecida (239)

ver mais
O AUTO DA COMPADECIDA é uma obra merecedora de numerosos elogios


O AUTO DA COMPADECIDA é um clássico do teatro brasileiro e virou minissérie de televisão e um filme para o cinema, ambas ótimas versões que recomendo assistir. Mas a leitura é sempre insubstituível: lendo esta peça, podemos sentir sua força poética e popular, a simplicidade dos diálogos, os vários tipos de personagens nordestinos, e vemos também o tipo bem brasileiro neles, que é o de "dar conta do recado" com o famoso "jeitinho" brasileiro. Os protagonistas são Chicó e João Grilo,...