Contos de Kolimá

Contos de Kolimá Varlam Chalámov




PDF - Contos de Kolimá


Em Kolimá, região desolada no extremo leste da Sibéria, onde as temperaturas alcançam 60 graus negativos, localizavam-se alguns dos campos de trabalhos forçados mais terríveis da era stalinista. Foi aí que o escritor russo Varlam Chalámov (1907-1982) cumpriu a maior parte de sua pena de quase vinte anos, trabalhando até 16 horas por dia em minas de ouro e carvão, constantemente doente e subnutrido.

Ao final desse período, retorna a Moscou e, no ano seguinte, começa a escrever sua obra monumental: as mais de 2 mil páginas dos Contos de Kolimá - divididos em seis volumes, conforme organização concebida pelo autor -, trabalho que lhe tomaria outros vinte anos e no qual a escavação profunda da memória, o relato autobiográfico sem floreios, são acompanhados a cada passo por uma reflexão aguda sobre os limites do humano em face de experiência tão brutal.

Este primeiro volume, Contos de Kolimá, com que se inicia a publicação da epopeia de Chalámov, vem apresentado por Boris Schnaiderman e prefaciado por Irina P. Sirotínskaia, companheira do escritor em seus últimos anos e profunda conhecedora de sua obra.





Contos de Kolimá

O PDF do primeiro capítulo ainda não está disponível

O Skoob é a maior rede social para leitores do Brasil, temos como missão incentivar e compartilhar o hábito da leitura. Fornecemos, em parceira com as maiores editoras do país, os PDFs dos primeiros capítulos dos principais lançamentos editoriais.

Vídeos Contos de Kolimá (2)

ver mais
Contos de Kolimá - Varlam Chalámov

Contos de Kolimá - Varlam Chalámov

#15-L - Contos de Kolimá, de Varlam Chalámov

#15-L - Contos de Kolimá, de Varlam Chalámov


Resenhas para Contos de Kolimá (29)

ver mais
Estávamos acostumados a respirar o cheiro ácido da roupa surrada, do suor; ainda bem


Este é o primeiro de uma série de 6 livros de contos que narram o cotidiano dos condenados aos trabalhos forçados na Sibéria. O título do livro se refere à região onde Chalámov cumpriu parte de sua pena, às margens do rio Kolimá, localizado no extremo nordeste da Rússia, considerado o centro do frio e da crueldade ocorrido no governo de Stálin. Embora não exista documentos estatisticamente confiáveis, estima-se que dezenas de milhares de pessoas morreram nesses campos devido ao trab...
Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR