De Volta do Inferno

De Volta do Inferno Ian Kershaw




PDF -


No verão de 1914, grande parte da Europa mergulhou numa guerra catastrófica. A geopolítica do continente foi abalada de tal forma que seus feitos são visíveis até hoje. O desastre traumatizou os sobreviventes, chocados com o fato de que uma civilização que se pretendia um modelo para o resto da humanidade tinha colapsado sob uma selvageria sem precedentes.

Em 1939, um conflito ainda pior teria início - uma guerra em que o assassinato de civis era parte central da estratégia e que culminou no Holocausto, com um total de 40 milhões de vítimas. Seu vasto retrato é construído a partir quatro eixos. Em primeiro lugar, a ascensão do nacionalismo étnico, que contribuiu para o fim dos impérios Austro-Húngaro, Otomano e russo. Em seguida, as demandas por revisão das fronteiras entre França e Alemanha, no Leste Europeu, na Europa Central e em todos os Balcãs.

O terceiro eixo é o conflito de classes, à medida que os trabalhadores e o incipiente movimento socialista se insurgiam contra os patrões e a aristocracia, sobretudo a partir da Revolução Bolchevique em 1917. Por fim, a crise do capitalismo, que atingiu a Europa em cheio no início dos anos 1930 e ajudou a preparar o terreno para o nazismo.

"De volta do inferno" conta essa história com humanidade, estilo e originalidade. Kershaw faz uma reconstituição impecável dos eventos-chave desse período turbulento, mas também examina seu impacto sobre quem o vivenciou e suas consequências para o mundo contemporâneo.





De Volta do Inferno

O PDF do primeiro capítulo ainda não está disponível

O Skoob é a maior rede social para leitores do Brasil, temos como missão incentivar e compartilhar o hábito da leitura. Fornecemos, em parceira com as maiores editoras do país, os PDFs dos primeiros capítulos dos principais lançamentos editoriais.

Resenhas para De Volta do Inferno (3)

ver mais
Cansativo...


Focado na história política, o livro é complexo e cansativo. O autor perde um tempo enorme focado na dicotomia "direita/esquerda" e acaba resumindo sua análise dos fatos a isso. Demorei meses para terminar a leitura... li vários livros junto com esse. Quase desisti. Já não aguentava mais ler sobre o movimento comunista em diversos países europeus e sobre as forças imperialistas de direita atuantes. Quase nada sobre o dia a dia do povo. Nada sobre os conflitos armados do ponto de vista...
Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR