Memórias de Carlota Joaquina

Memórias de Carlota Joaquina Marsilio Cassotti




PDF - MEMÓRIAS DE CARLOTA JOAQUINA


Ao chegar no Brasil, Carlota Joaquina de Bourbon (1775-1830) não suportava a ideia de ver-se convertida em “princesa colonial” e viver no Rio de Janeiro. Preferia a Europa, esclarecida pelo Iluminismo, ainda que incendiada pelas selvagens guerras napoleônicas. Mas a abdicação do trono espanhol por seu pai possibilitava-lhe tornar-se regente do império espanhol na América, e quem sabe coroar-se “rainha do rio da Prata”. Autêntica amante do poder, ela poderia, até mesmo, invadir o Brasil e destronar o marido, Dom João.
Com base em documentos históricos e testemunhos de quem conviveu diretamente com a “princesa rebelde”, 'Memórias de Carlota Joaquina – a amante do poder', do renomado autor Marsilio Cassotti, apresenta uma Carlota que, em primeira pessoa, faz revelações surpreendentes sobre sua vida: as intrigas políticas de sua pérfida e refinada mãe; o casamento aos dez anos de idade com João; os choques com a conservadora corte portuguesa; a hipocrisia do “aterrorizado” e sexualmente ambíguo esposo; as contínuas gravidezes e partos; a disparatada fuga dos Bragança para o Brasil; sua fria relação com o mulherengo dom Pedro; a tensão com a “dissimulada Leopoldina”, e, ainda, seu desespero por ter de deixar, em 1821, “esta mina bem carregadinha que é o Brasil”.
Uma apaixonante e instrutiva biografia histórica, de ritmo ágil e estilo ameno, narrada pela mulher mais conhecida, excêntrica e difamada da história do Brasil, além de uma análise original e inteligente, de grande atualidade, das sombras e ambiguidades do poder político de rainhas e princesas consorte europeias. E, por que não, de candidatas à presidência e presidentas de repúblicas sul-americanas.





Memórias de Carlota Joaquina

O PDF do primeiro capítulo ainda não está disponível

O Skoob é a maior rede social para leitores do Brasil, temos como missão incentivar e compartilhar o hábito da leitura. Fornecemos, em parceira com as maiores editoras do país, os PDFs dos primeiros capítulos dos principais lançamentos editoriais.

Resenhas para Memórias de Carlota Joaquina (17)

ver mais


Não sou de abandonar livros. Em geral, persisto até o fim, sempre na expectativa de que a obra ainda há de me oferecer algo de bom, mesmo não estando a leitura de todo agradável. Entretanto quando o livro perde o sentido para mim e prosseguir nele se torna totalmente sem proveito, deixo-o de lado. Foi o que aconteceu nesse "Memórias de Carlota Joaquina". Adquiri o exemplar com certa expectativa, por considerar tal personalidade histórica interessante e também por já ter apreciado o...
Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR