O Ano Vermelho

O Ano Vermelho Moniz Bandeira




PDF - O Ano Vermelho


Nova edição, revista e ampliada, do livro que aborda a Revolução Russa e seus reflexos no Brasil


Escrito no exílio de Luiz Alberto Moniz Bandeira e publicado originalmente em 1967, O ano vermelho retorna em edição revista e ampliada, com novos documentos e reflexões, no centenário da Revolução de Outubro e da primeira greve geral do Brasil.
A primeira edição apresentou aos brasileiros os acontecimentos que colocariam, para sempre, a questão operária (ou social) no centro da agenda política e histórica do país. Era o resultado da irrupção das relações capitalistas, a partir da segunda metade do século XX, da Abolição, da grande imigração e dos surtos econômicos que possibilitaram a primeira industrialização do país, especialmente durante a Primeira Guerra Mundial.
Este livro “magistral” – nas palavras do prof. Oswaldo Coggiola –, apresenta o significado do ano vermelho brasileiro para a incorporação do país à história política mundial e o modo pelo qual essa luta viria a condicionar as mudanças políticas posteriores (tenentismo, Revolução de 1930, “varguismo” e incorporação do sindicato e da legislação trabalhista e social à estrutura política brasileira).





O Ano Vermelho

O PDF do primeiro capítulo ainda não está disponível

O Skoob é a maior rede social para leitores do Brasil, temos como missão incentivar e compartilhar o hábito da leitura. Fornecemos, em parceira com as maiores editoras do país, os PDFs dos primeiros capítulos dos principais lançamentos editoriais.

Resenhas para O Ano Vermelho (1)

ver mais
Ótimo livro, mas título e capa levam a expectativas equivocadas


Primeiramente, explico que tanto o título como a foto de Lenin fazendo comício são ruins porque fica parecendo que o livro é sobre a revolução russa. 'O Ano Vermelho' leva a pensar que o livro será sobre o ano da revolução (ou melhor, contrarrevolução) dos bolchevistas em 1917. Mas não é. O livro foca 90% de sua atenção no Brasil. Sobre o período avaliado O livro faz inicialmente uma excelente contextualização histórica brasileira (e resumidamente da Rússia czarista de Nicolau II)...
Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR