O Ano Vermelho

O Ano Vermelho Moniz Bandeira


Compartilhe


O Ano Vermelho


A Revolução Russa e seus reflexos no Brasil




Nova edição, revista e ampliada, do livro que aborda a Revolução Russa e seus reflexos no Brasil


Escrito no exílio de Luiz Alberto Moniz Bandeira e publicado originalmente em 1967, O ano vermelho retorna em edição revista e ampliada, com novos documentos e reflexões, no centenário da Revolução de Outubro e da primeira greve geral do Brasil.
A primeira edição apresentou aos brasileiros os acontecimentos que colocariam, para sempre, a questão operária (ou social) no centro da agenda política e histórica do país. Era o resultado da irrupção das relações capitalistas, a partir da segunda metade do século XX, da Abolição, da grande imigração e dos surtos econômicos que possibilitaram a primeira industrialização do país, especialmente durante a Primeira Guerra Mundial.
Este livro “magistral” – nas palavras do prof. Oswaldo Coggiola –, apresenta o significado do ano vermelho brasileiro para a incorporação do país à história política mundial e o modo pelo qual essa luta viria a condicionar as mudanças políticas posteriores (tenentismo, Revolução de 1930, “varguismo” e incorporação do sindicato e da legislação trabalhista e social à estrutura política brasileira).

História / Política / Sociologia

Edições (1)

ver mais
O Ano Vermelho

Similares

(14) ver mais
A Segunda Guerra Fria
A Desordem Mundial
Fórmula para o Caos
As Relações Perigosas: Brasil- Estados Unidos

Resenhas para O Ano Vermelho (1)

ver mais
Ótimo livro, mas título e capa levam a expectativas equivocadas
on 23/7/18


Primeiramente, explico que tanto o título como a foto de Lenin fazendo comício são ruins porque fica parecendo que o livro é sobre a revolução russa. 'O Ano Vermelho' leva a pensar que o livro será sobre o ano da revolução (ou melhor, contrarrevolução) dos bolchevistas em 1917. Mas não é. O livro foca 90% de sua atenção no Brasil. Sobre o período avaliado O livro faz inicialmente uma excelente contextualização histórica brasileira (e resumidamente da Rússia czarista de Nicolau II)... leia mais

Estatísticas

Desejam15
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 4.7 / 3
5
ranking 67
67%
4
ranking 33
33%
3
ranking 0
0%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

60%

40%

Carlos.Eduardo
cadastrou em:
01/11/2017 15:01:56