O cheiro do ralo

O cheiro do ralo Lourenço Mutarelli




PDF - O Cheiro do Ralo


Uma narrativa vertiginosa das obsessões crescentes do cruel proprietário de uma loja de quinquilharias, que vive incomodado com o cheiro do ralo. O livro que deu origem ao filme de Heitor Dhalia, protagonizado por Selton Mello, ganha novíssima edição.

O cheiro do ralo (2002), primeiro romance de Lourenço Mutarelli (que já era figura consagrada no mundo dos quadrinhos), chegou às livrarias revestido de lenda viva: ele o teria escrito em apenas cinco dias, durante um feriado de carnaval. Mito ou verdade, a linguagem do livro demonstra urgência incomum, correspondente ao seu curto período de composição. Apesar de ser uma narrativa introspectiva, a ação não cessa em nenhum momento dessa obra violentamente poética, que deu novo rumo à ficção brasileira contemporânea.

O protagonista, proprietário de uma loja de quinquilharias, transforma o comércio em um sistema sádico para afligir seus clientes, tão desesperados quanto ele próprio. Obcecado pelo cheiro do ralo que vem dos fundos da loja e pela bunda da garçonete do bar onde almoça todos os dias, o narrador (um sósia do "moço que faz o comercial do Bombril") naufraga aos poucos em seus delírios. Entre a bunda e o ralo, não lhe resta saída que não seja ir para o buraco.





O cheiro do ralo

O PDF do primeiro capítulo ainda não está disponível

O Skoob é a maior rede social para leitores do Brasil, temos como missão incentivar e compartilhar o hábito da leitura. Fornecemos, em parceira com as maiores editoras do país, os PDFs dos primeiros capítulos dos principais lançamentos editoriais.

Resenhas para O cheiro do ralo (129)

ver mais
"Estive no inferno e lembrei de você"


O narrador, proprietário de uma loja de quinquilharias é um homem que carece de ilusões, um homem medíocre, vulgar, a quem custa esforço conceber algo além de suas próprias obsessões, o cheiro do ralo e a bunda da garçonete do bar. A estreiteza do mundo afetivo e social do narrador se reflete (ou talvez o inverso) na sobriedade da escrita, na sua condensação. Parágrafos e frases curtas não são o mais original na forma inventiva de O cheiro do ralo, é a forma admirável como Mutarell...
Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR