Pare de Acreditar no Governo

Pare de Acreditar no Governo Bruno Garschagen




PDF - Pare de Acreditar no Governo


De João VI a Dilma como surgiu no país a ideia de que o governo é responsável por tudo

Por qual razão nós brasileiros, apesar de não confiarmos nos políticos, a quem dedicamos insultos dos mais criativos e variados, pedimos que o governo intervenha sempre que surgem problemas? Por que vamos para as ruas protestar contra os políticos e ao mesmo tempo pedir mais Estado – como se este não fosse gerido pelos... políticos? Por que odiamos os políticos e amamos o Estado? Por que chegamos à condição de depender do Estado para quase tudo?

Bruno Garschagen busca entender como se formou historicamente no Brasil a ideia de que cabe ao governo resolver todos ou a maioria dos problemas sociais, políticos e econômicos. De Dom João VI a Dilma Rousseff, um compromisso inabalável uniu todos os governantes, inclusive aqueles chamados (erradamente, segundo o autor) de liberais ou neoliberais: a preservação do Estado monumental e mesmo o seu crescimento. Por quê?

Para responder a esse conjunto de questões, o autor vasculha a história política do Brasil desde que os portugueses aqui chegaram até os dias de hoje. Com texto brilhante, leve, bem-humorado e informativo, recorrendo também às explicações de pensadores brasileiros e portugueses, tece uma espécie de conversa entre os intelectuais que refletiram sobre a cultura política do Brasil para narrar a história de um país cuja formação cultural se confunde com a onipresença da burocracia nacional.





Pare de Acreditar no Governo

O PDF do primeiro capítulo ainda não está disponível

O Skoob é a maior rede social para leitores do Brasil, temos como missão incentivar e compartilhar o hábito da leitura. Fornecemos, em parceira com as maiores editoras do país, os PDFs dos primeiros capítulos dos principais lançamentos editoriais.

Vídeos Pare de Acreditar no Governo (1)

ver mais
Pare de Acreditar no Governo - Sugestões de leitura

Pare de Acreditar no Governo - Sugestões de leitur


Resenhas para Pare de Acreditar no Governo (64)

ver mais
Leitura obrigatória e essencial para entender a cultura intervencionista brasileira


O primeiro livro de Bruno Garschagen se propõe ousadamente a responder um paradoxo da cultura intervencionista brasileira: a falta de confiança nos políticos e nosso amor (sádico) ao estado. Para tanto, ele busca as origens e influências que permearam a cultura brasileira desde a chegada de Cabral, comentando e analisando a atuação de cada chefe do executivo. Trata-se de uma espécie de revisionismo histórico (porque muito do que nos é ensinado aqui foi negligenciado pelos livros de ...