Teoria do romance I

Teoria do romance I Mikhail Bakhtin




PDF - Teoria do Romance I


Peça-chave na teoria de Bakhtin, a Teoria do romance foi desenvolvida nos anos 1930, mas só foi publicada, e de forma parcial, no ano da morte do autor, em 1975, no volume Questões de literatura e estética. Apenas em 2012 o texto integral veio à luz, na Rússia, no conjunto de suas obras completas. É a partir dessa nova edição crítica que se publica agora no Brasil o primeiro dos três tomos da Teoria do romance, com tradução de Paulo Bezerra, além de um glossário que discute e esclarece os conceitos bakhtinianos.

Este volume tem como tema O discurso no romance, e traz as reflexões de Bakhtin sobre a especificidade desse gênero literário; nele, o autor questiona a estilística tradicional e desenvolve o conceito de heterodiscurso, destacando as múltiplas vozes que ressoam na prosa romanesca. Ao considerar a linguagem como um fenômeno vivo e plural, o teórico russo revolucionou nossa forma de ler e interpretar o romance.





Teoria do romance I

O PDF do primeiro capítulo ainda não está disponível

O Skoob é a maior rede social para leitores do Brasil, temos como missão incentivar e compartilhar o hábito da leitura. Fornecemos, em parceira com as maiores editoras do país, os PDFs dos primeiros capítulos dos principais lançamentos editoriais.

Resenhas para Teoria do romance I (3)

ver mais
Leia o glossário antes de partir pro livro em si


O breve glossário NO FINAL do livro jogou muita luz sobre a leitura. Ainda assim, não se trata de uma leitura fácil ou aprazível. Muito pelo contrário, penei muito com ela. De qualquer forma, não deixa de ser um livro intrigante, em determinados momentos - pelo menos pra um iniciante como eu em Bakhtin. Espero que os próximos volumes me ajudem a entender melhor a teoria bakhtiniana....
Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR