Ulisses de Bagdá

Ulisses de Bagdá Eric-Emmanuel Schmitt




PDF - Ulisses de Bagdá


Na loteria do nascimento, Saad Saad tirou um número ruim: nasceu no Iraque durante a ditadura de Saddam Hussein. Já veio ao mundo, portanto, destinado a recomeçar: deixar para trás o caos de Bagdá rumo à Europa, à liberdade, ao futuro. Acima e além dos caprichos do nascimento, Saad quer ter o direito de ter controle sobre a própria vida. Assim, parte em uma jornada ao mesmo tempo cômica, trágica e violenta com destino à Inglaterra.

Diferentemente de seu correspondente mítico, porém, esse Ulisses moderno não tem intenção de voltar para Bagdá-Ítaca, cenário de tanto sofrimento, onde, um por um, viu os que amava morrerem — primeiro durante a ditadura de Saddam, depois durante a ocupação americana. Mas como atravessar fronteiras sem um dinar no bolso? Como, tal qual o herói da Odisseia, enfrentar tempestades, sobreviver a naufrágios, escapar de traficantes de ópio, ignorar o canto de sereias transformadas em roqueiras, fugir da monstruosidade de um guarda ciclópico e resistir ao encantamento amoroso de uma Calipso siciliana?

Narrador cativante e compassivo, Eric-Emmanuel Schmitt oferece ao leitor a saga desse emigrante clandestino que atravessa países como um apátrida, um “sub-homem” que não existe oficialmente e que ninguém vê. Ignorado por uns, explorado por outros, Saad mantém a coragem graças ao espectro de um pai amado que ele não consegue esquecer e que, com comentários filosóficos e sensatos, ajuda o filho a não se perder, guiando-o até seu destino. Nesta epopeia moderna e comovente que celebra a liberdade, Schmitt também propõe um questionamento sobre a condição humana, afinal as fronteiras são o reduto da nossa identidade ou o último bastião das nossas ilusões?





Ulisses de Bagdá

O PDF do primeiro capítulo ainda não está disponível

O Skoob é a maior rede social para leitores do Brasil, temos como missão incentivar e compartilhar o hábito da leitura. Fornecemos, em parceira com as maiores editoras do país, os PDFs dos primeiros capítulos dos principais lançamentos editoriais.

Resenhas para Ulisses de Bagdá (5)

ver mais
Quanto sofrimento uma pessoa consegue suportar?


Gostei bastante desse livro, porém senti muita angústia lendo ele, por todos os infortúnios que o personagem passa, e no final senti que não teve o desfecho merecido, após tanta luta, porém bem realista. Iniciei essa leitura com bastante expectativas por que o outro livro do autor, A mulher no espelho, é um favorito da vida, mas esse ficou bem atrás, por vezes a leitura ficou um pouco cansativa e senti que faltou algo....
Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR