Ensaio sobre a Cegueira

Ensaio sobre a Cegueira José Saramago

Resenhas - Ensaio Sobre a Cegueira

Dirtyusedcondom 21/05/2024

Comecei esse livro maravilhado com o enredo, mas parei na metade cansado do mesmo. Acabei retomando a leitura depois dessa calamidade em que o Rio Grande do Sul se encontra, as notícias sobre os abrigos e como em situações como essa a linha entre humanidade e a degradação dela é muito tênue. No final, acabou sendo um dos melhores que eu já li. Não é um clássico atoa, a sua estória permanece servindo de exemplo comparativo pra nossa própria história, retratando ela de maneira cruel e perversa. Há certos acontecimentos no livro em que você se pergunta que tipo de mente doentia poderia pensar em algo assim, ou pior, se existem pessoas que poderiam cometer atos hediondos dessa maneira, mas a resposta está mais próxima do que imaginamos, afinal, é só ligar a TV.

Paula.3 21/05/2024

Depois de 84 anos
Leitura difícil, tanto em conteúdo quanto em estilo de escrita, mas Saramago tem meu coração!

Obra obrigatória para quem ama ler!

Juliana 21/05/2024

Ensaio sobre a cegueira
Livro muito interessante e reflexivo sobre o caos na sociedade causado por uma epidemia de cegueira na população, fala sobre confinamento, sobre valores humanos e esperança. O estilo de escrita do autor com uso de poucos parágrafos. Ausência de diálogos, numeração de parágrafos e uso exclusivo de vírgulas e ponto final, dificulta um pouco a leitura, mas é uma obra singular.

Anthony 20/05/2024

Instigante
Saramago nos proporciona uma narrativa curiosa e instigante. Violenta, seca a ponto de perturbar o leitor.

nanaampvc 20/05/2024

Gostei muito
Passadas 24 horas desde que li e posso dizer agora: Por mais espetacular que seja o livro, eu só achei ele bom.

Eu tenho um problema muito grande com expectativas e estava muito animada para ler esse livro, mas infelizmente por questões pessoais o debate dele não me empolgou tanto. Eu ficava esgotada toda a sexta feira e só ouvia no piloto automático as discussões geradas. Ficava pensando "é sempre a mesma tragédia?" E me sentia angustiada para que acabasse. Talvez seja essa a intenção do autor. Não sei, não entendi muito bem a intenção do autor. Não entendi muito bem nada do livro. Ele é cru, quase indigesto e tem suas sutilezas de delicadeza. Fiquei feliz com o final, apesar de não ser bom, aparentemente, para a protagonista era esperado que isso acontecesse. A imagem da igreja ficará para sempre fixa na minha memória e o completo sentimento de horror que eu senti. Olha que eu nem sou religiosa, mas cresci em um espaço assim e fiquei chocada com a descrição.

No mais, é um livro muito muito bom. Só não foi a minha melhor leitura do ano (quem sabe em uma releitura e com um ritmo diferente...)

?Não se perca, não se deixe perder, disse, e eram palavras inesperadas, enigmáticas, não parecia que viessem a propósito.?

Ps: apesar de tudo, eu gostei de como o livro me deixou cheia de perguntas depois que eu acabei. Então valeu a pena ;)

Hickenbick 19/05/2024

Um dos melhores que já li
Que livro... A cada página uma coisa a mais pra se fazer pensar sobre o quanto a vida em sociedade é uma corda bamba. Sinceramente não tenho palavras para descrever, agora quero assistir ao filme.

Beatriz 18/05/2024

Cegos, estamos todos
Uma metáfora perfeita para nossa sociedade. "Ensaio sobre a cegueira" é comovente, desesperador e incômodo, conseguimos ver tudo o que acontece nessas páginas escritas em 1995 na sociedade atual. As situações relatadas me lembraram muito o que passamos na pandemia de COVID, e também a tragédia que se passa agora no Rio Grande do Sul. A humanidade está cega há tempos, só não percebe.

Gabrielcoutoc 18/05/2024

Treva branca
É um livro incrivelmente interessante e ao mesmo tempo difícil. Difícil de ler e difícil de digerir o que lê. Porém a história é cativante e não quer parar de ler.

Clara 18/05/2024

Este é o livro em que me fez duvidar das minhas
capacidades de leitura kkkkk. Quando estava
no meio do livro comecei a odiar, e ele se tornou muito massivo. Mas quando cheguei no final ele melhorou muito, me evolvendo na leitura. É um
ótimo tema e uma ótima escrita com o final bom,não achei um plot impressionante mas foi... Bom kk

Gabzimmer 17/05/2024

"A treva Branca"
"Vocês não sabem, não o podem saber, o que é ter olhos num mundo de cegos, não sou rainha, não, sou simplesmente a que nasceu para ver o horror."

Ensaio Sobre a Cegueira foi escrito em 1995 por José Saramago, o livro aborda uma epidemia que deixa as pessoas com uma cegueira branca, que quando colocadas em quarentena tem que sobreviver com os obstáculos causados pela falta de visão.
O livro aborda o egoísmo e a fragilidade do ser humano, enquanto temos de um lado pessoas que estão tentando sobreviver em meio ao "apocalipse cego", temos de outro lado os que estão apenas saciando os desejos e se aproveitando da fragilidade das pessoas.

Minha única crítica a este livro é a escrita, acho que todos tiveram problemas com isso também, não saber onde se começa e termina um diálogo se torna algo difícil.
Albuquerque 18/05/2024minha estante
Eu esperava mais do livro, sendo sincero. Foi o primeiro livro do Saramago que li. Concordo com você: realmente a escrita e a organização do texto dele são um ponto negativo. Nada me tira da cabeça que ele tentou inovar e a critica bateu palmas para algo sem sentido...

Juh 17/05/2024

A humanidade precisa ver.
Imagina que um dia normal somos afetados por uma pandemia, que é uma doença que ninguém sabe como surgiu e que acaba passando pelo contato. O que seria do mundo se isso acontecesse?
O Saramago escreveu isso. Mas a doença no mundo ficcional é uma cegueira.
Sua leitura pode assustar no começo, mas depois que você entende a proposta do autor você percebe sua genialidade.
Este livro é difícil, principalmente para mulheres. Mulheres em um contexto de guerras, pandemia e retenções de leis são as primeiras a perderem seus direitos. Direito a corpo e direito a vida.
Mas Saramago usa este livro como uma resposta, uma crítica ao Estado e uma exposição da humanidade.
No começo me perguntei se ele não estaria exagerando, mas percebi como eu mesma fiquei cega e ingênua durante a leitura.
Portanto é um ótimo livro que eu espero um dia poder escrever sobre as semelhanças com os impactos que a pandemia fez no Brasil.

letisia 16/05/2024

Inebriante, como sempre
Nunca me esquecerei deste livro, e acontecerá o mesmo com quem por aí lê-lo. que sorte tenho de relê um dos meus livros favoritos. que sorte tenho de ler saramago, em sua mais linda magnitude.

Ana 16/05/2024

Forte
Digo ?forte?, porque me faltam palavras para descrever este livro. Havia visto o filme, que me deixou uma fortíssima impressão. Arquivei-o na memória com medo. Houve a pandemia e não tive coragem de lê-lo, na época. Agora, por ocasião das enchentes no RS, algo me moveu para essa leitura, pois sabia o quão forte, contundente, visceral é este livro. O quanto conecta com o sofrimento humano. Li-o. Com dor, ânsias, misturas de sentimentos. A que ponto chega a humanidade quando todos os códigos, leis, ordem são derrogados? O que somos capazes de fazer para mantermo-nos vivos? Por um pouco de comida? Quando só sobra o animal que existe em nós, tentando sobreviver? De que valem os conhecimentos e a civilização? Um livro que amedronta, choca, causa náuseas, mas sobretudo nos põe a refletir. Que possamos suportar os ?males brancos? que venham a se abater sobre a humanidade e que nunca percamos o que verdadeiramente nos caracteriza como criaturas pensantes, racionais e dotadas de sentimentos. Enfim, verdadeiramente humanos.