Ensaio Sobre a Cegueira

Ensaio Sobre a Cegueira José Saramago

Resenhas - Ensaio Sobre a Cegueira

Carlos Eduardo 01/12/2023

E se a gente ficasse cegos? O que faríamos?
Não sei nem por onde começar essa resenha. Ainda estou processando tudo o que acabei de ler. Primeira vez lendo Saramago e que livro profundo. Não dei nota máxima, pois não estou familiarizado com esse tipo de escrita, mas a história nos passa uma lição e a história nos deixa horrorizados, em choque com algumas coisas e nos faz questionar o que faríamos em uma situação dessa.

Mari 30/11/2023

Fiz uma resenha gigantesca
Não ironicamente a maior da minha vida. Tentei logar 3 vezes mas não parou de dar bug no app, então meio que perdi tudo?

kabratfisch 29/11/2023

Simplesmente Saramago
Como eu já esperava, uma experiência muito diferente de tudo que já tinha lido até então, e, definitivamente, também uma das melhores!
Estranhei um pouco a escrita no início, mas logo fui me acostumando a ela e que bom que não permiti que isso fosse uma barreira e me impedisse de viver a experiência que foi ler esse livro. Única!

Sanchez 29/11/2023

?Penso que não cegamos, penso que estamos cegos??
?Cegos que vêem, Cegos que, vendo, não vêem.
Este livro escrito pelo autor José Saramago, escritor e jornalista português, sendo um renome da literatura do século XX, define de forma esporádica a ideia de uma sociedade moderna apalpada pelo individualismo. O livro esboça a constante indefesa humana a partir que a vida toma rumos distintos, aos poucos que estavam habituados àquele meio, porém, indeterminadamente, já o estariam, antes de mesmo pensar que não o estão. Isto é um paradoxo social a que acostumamos, a medida que todos estão a ser e falar algo, mesmo que por um breve momento, ou por anos. A realidade de pensar no próximo torna-se um privilégio nesta narrativa, enquanto desenvolve por meio de pessoas cegas; pensem em estar cegos, automaticamente vão se tornar reféns do provável e não há nada que te impeça de querer sobreviver; vais a matar, empurrar gente, enlouquecer de solidão, morrer de inanição, roubar a comida dos semelhantes?apenas porque tu és cego justifica a ação num lugar pútrido é deploravelmente desorganizado. É isto a realidade da qual nos alimentamos. Alguns matam para serem governantes, roubam para ganharem a custa de quem já tinha roubado para viver, mentem para sadiamente possuir mentes mentirosas; não há como libertar-se de uma árvore genealógica baseada na impureza humana, somos adquiridos a partir de uma evolução de constantes erros .

Analita.Bastos 27/11/2023

Ensaio sobre a cegueira
É bem interessante e nos mostra como podemos ser automatizados, alienados e egoístas vivendo em sociedade.
Li esse livro como um puxão de orelha, para aprendermos a viver menos de imediatismos.

Otto.Furtado 27/11/2023

Que livro mais maravilhoso e mais desconcertante de ler, maravilhoso,
demora um pouco pra se acostumar com a leitura, mas dps disso voce entra completamente
mto bom
Pri.Kerche 27/11/2023minha estante
Tive a mesma impressão: demorou um pouquinho p engrenar e acostumar c o estilo, mas se tornou um dos meus livros preferidos! E tem "Ensaio sobre a Lucidez", é a sequência

Dri 27/11/2023

Assombroso
Saramago é aquele escritor que prende. Não é uma leitura fácil, demora pra se ?pegar no tranco?, ainda mais se não estiver familiarizado com o estilo de escrita do autor. Mas esse livro vale cada palavra escrita.
Cá estamos, pós pandemia, a humanidade experimentou o caos, a desordem, toda cegueira que Saramago expôs em seu livro nos visitou de maneira dolorosa, fazendo-nos ver na realidade o espelho da arte.
Obras atemporais como essa nos deixa reflexivos, estupefatos, até mesmo cansados e angustiados. Porém, ler Saramago é também um bálsamo necessário para quem gosta de um livro que não se perde de sua memória. Lindo livro. Vale a leitura, e vale a releitura.

Gabi.Pissante 26/11/2023

Surpresa
Foi um pouco difícil entrar no ritmo da leitura, tendo em vista o diferente modo de escrita, porém não há como negar que a história te prende do início ao fim. Ainda estou em processo de organizar pensamentos e tentar entender e digerir tudo o que foi lido. Recomendo

Déh 25/11/2023

Maravilhoso!
São nesses momento que descobrimos a humanidade de cada um, assim como foi na pandemia de Covid 19.

Aline Oliveira 24/11/2023

Meu primeiro do Saramago
Tipo de leitura que tira a gente do eixo e toca na alma, me peguei inúmeras vezes pensando no livro enquanto fazia coisas simples do dia. O ser humano é tão forte e tão frágil ao mesmo tempo, e como é fácil nos apegarmos as praticidades da vida e esquecer que por muito pouco tudo pode se desfazer.
Michela Wakami 24/11/2023minha estante
Esse livro é incrível.

Cleber 24/11/2023minha estante
Que livro incrível mesmo. Até agora é o meu favorito do Saramago

Wanessa Ribeiro 22/11/2023

É difícil pegar ritmo na leitura devido a escrita peculiar de Saramago, porém, após adentrarmos na história podemos imergir em um universo repleto de lições úteis.

studygaabss 22/11/2023

São tantos sentimentos que não consigo colocar em palavras.
Esse livro é uma obra de uma profundidade tão bem planejada e calculada. Nos faz sentir e isso é forte.
Usa do "e se ficássemos todos cegos" para nos levarmos a um nível de barbárie sem igual. Para no final entendermos:
"Penso que não cegamos, penso que estamos cegos, Cegos que veem, Cegos que, vendo, não veem"
E o soco no estômago chega ao vermos que todas aquelas monstruosidades acontecem mesmo nessa sociedade "civilizada" que vivemos.
Recomendo a leitura para aqueles que querem se empenhar em uma história.
O autor, em alguns momento, vagueia em pensamentos no meio a história e foi apenas isso que me fez não dar 5 estrelas, mas isso não descrebiliza a qualidade de obra.