Auguste Dupin

Auguste Dupin Edgar Allan Poe
Oscar Nestarez

Resenhas - Auguste Dupin: o Primeiro Detetive

Alex 31/08/2022

O primeiro detetive da literatura
Neste livro conhecemos Auguste Dupin, primeiro detetive da história da literatura. De fato, Edgar Alan Poe foi pioneiro, criou o gênero das investigações e nos brindou com 3 casos muito interessantes e diversos.

O primeiro, Os Assassinatos da Rua Morgue, é sem dúvida o melhor de todos. Este conto policial foi publicado em 1841, e nele, você leitor é apresentado ao detetive, se depara com sua capacidade genial de observação e inferência, que virá a caracterizar o gênero.

O segundo caso, foi publicado em 1842, O Mistério de Marie Roget. Um caso muito menos interessante, até meio sacal, pois é quase um monólogo, salpicado de notícias de jornais. A única coisa interessante é que, este caso é baseado num crime real, e devido a quantidade de detalhes, Poe foi considerado suspeito do crime real, mas por ausência de provas não sofreu nenhuma ação policial.

O último caso, é uma novela publicada em 1844, O caso da carta roubada. Esse muito bom, tanto quanto o primeiro. De leitura rápida e fluida.

Dupin foi o precursor do gênero, nos trouxe em seguida, a riqueza inestimável de Sherlock Holmes, que bebeu muito de Poe, aperfeiçoou e elevou à perfeição, um gênero que se expandiu ilimitadamente.

Os casos de Dupin, não são o melhor deste gênero literário, mas ainda assim possuem sua riqueza por abrirem estas portas. Portanto recomendo muito a leitura.

Afinal, não fosse Alan Poe, não teríamos seriados como Criminal Minds, CSI e outros produtos de mídia investigativa e detetivesca.
Ray 02/09/2022minha estante
Um dia quero chegar nesse nível de resenha.

Alex 02/09/2022minha estante
Eu me esforço, mas cada vez que releio, encontro mil defeitos, vírgulas erradas, etc. kkkkk

Ray 02/09/2022minha estante
Quando eu quero lembrar do livro? eu leio resenha dos outros kkk

Alex 02/09/2022minha estante
Kkkkk boa. Eu gosto de ler tbm aqueles que tenho curiosidade. Livros que parecem bons mas não conheço o autor.

Fenrir 19/12/2021

Bom livro
Aqui temos 3 histórias dos casos do Detetive Dupin, confesso que não é meu tipo de literatura favorita, mas e um bom livro .

Fernanda.Queiroz 13/01/2021

Eu amo os contos do autor, os personagens são sempre interessantes e as reflexões do autor durante a narrativa são maravilhosas.

Gabriel A. 16/05/2021

Auguste Dupin é um detetive bem perspicaz, e enxerga nas entrelinhas dos casos em que trabalha e a inteligência do personagem é o que deixa os contos interessantes. Confesso que só fiquei um pouco perdido no segundo conto, pareceu meio confuso. Mas é uma boa leitura.

haroldo 09/07/2023

Augusto Dupin, O Primeiro Detetive
Achei uma escrita muito difícil, mas é de se entender, já que é um clássico. Infelizmente Poe não me agradou muito com essas histórias.

Os Assassinatos da Rua Morgue
????????
Mãe e filha assassinadas brutalmente sem nenhuma prova e acusação.

O Mistério de Marie Rogêt
????
O corpo de uma mulher é encontrado em um lago, a suspeita é que esse corpo seja de Marie Rogêt.

A Carta Furtada
??????
O roubo de uma carta onde nós sabemos já no começo quem é o culpado.

Diana279 11/10/2020

Os contos são maravilhosos, mas o poema O Corvo,e o conto O escaravelho de ouro são realmente os melhores!

Jennifer.Calegari 04/10/2020

*1° leitura concluída da Spookytona*

Um livro muito interessante, mas pelo número de páginas achei que ainda demorou para terminar. Dupin é muito inteligente, consegue ver diversas coisas implícitas que nem mesmo a polícia enxergou (ou não quis enxergar).
São 3 casos narrados pelo amigo de Auguste Dupin em Paris. O primeiro achei incrível, principalmente pelo desfecho, algo que nunca me passaria pela cabeça que foi aquilo que realmente aconteceu. O segundo (da Marie Rogêt) achei confuso, no fim não entendi o que realmente aconteceu com ela, mas a linha de raciocínio foi muito boa e pouco pensada. Já o terceiro e último foi o mais simples e rápido, com muita reflexão que certo momento ficou perdido.
"Veremos que, de fato, os engenhosos são sempre fantasiosos, enquanto que os verdadeiramente imaginativos são sempre analíticos."

Ariane 04/01/2022

A fonte
São três contos maravilhosos e impecáveis, nos quais Poe nos deleita com sua inteligência e sagacidade, tanto na construção e resolução dos casos, quanto na descrição da personagem Dupin.
Fica evidente que essa foi a fonte na qual Doyle e Christie beberam para nos encantar com Holmes, Poirot e Miss Marple.

Sofia 20/04/2020

Interessante!
Auguste Dupin nos traz três casos até então sem soluções. Com muitas reflexões e associações, ele nos mostra como podemos subestimar informações, ignorando pontos que nos levariam até respostas.

Ana 07/05/2020

No desenrolar de cada conto pode-se perceber o nível ser percepção extraordinária de Dupin. Durante seus monólogos, detalhistas e levemente cansativos, seguimos os passos que o levaram a desvendar cada um dos crimes cometidos, com observações que acabam passando batidas por um observador comum.

Vinícius 04/11/2020

Poe o Pai do Suspense
Em mais um livro de Poe, três histórias de suspense policial sendo O Assassinato da Rua Morgue a melhor das três, com um desfecho intrigante e inesperado. Leitura rápida para quem aprecia o gênero.

SSMaia 10/07/2020

Dupin é um detetive criado por Poe que inspirou as obras de Agatha Christie e Arthur Conan Doyle. A obra é relativamente curta e a genialidade de Poe é perceptível, seus contos acabam sendo muito interessantes e prendem a atenção para descobrir a resolução dos casos.

Maria Viviane 02/02/2022

Não entendi nada.
Minha gente kkkkkk, são 3 contos e eu só entendi o primeiro, sério, esse tipo de escrita não é pra mim, ele faz muitas analogias, usa palavras difíceis(quase tive que ler com o dicionário do lado), os últimos dois contos eu não entendi nada, ele começa explicando o caso, depois viaja em umas coisas que só faz sentindo na cabeça dele(parece uma professora minha) kkkkkk, enfim, só gostei do primeiro conto.
Angelucia.Souza 03/02/2022minha estante
"Parece uma professora minha" vou mandar essa resenha para ela kkkkkkkkk

Maria Viviane 03/02/2022minha estante
Pegou a referência ????????

Kkkkkkkkkkkkkkk

Angelucia.Souza 03/02/2022minha estante
Só não vou citar o nome aqui, pq vai que ela tenha skoob

Maria Viviane 03/02/2022minha estante
??????????