Auguste Dupin

Oscar Nestarez

Resenhas - Auguste Dupin: o Primeiro Detetive

Brunna166 14/05/2024

Dispensa resenha
Clássico dos clássicos????? Não sei como avaliar os contos de Edgar Allan Poe. Sensacional, maravilhoso, incrível..

anarontani 11/05/2024

São 3 contos do poe onde e o inteligentíssimo dupin faz as trapalhadas dele ?

já li esses contos, comprei o ebook enganada?

Izabillie 08/04/2024

Razoável
É um livro interessante de se ler e se você gosta de romance policial nada melhor do que começar com o autor que foi pioneiro nesse gênero

Fada Leitora 30/03/2024

Uma experiência que poderia ter sido melhor
Este foi o primeiro livro que li do Edgar Allan Poe. Basicamente, é um livro de contos, cujo enredo gira em torno de investigações de casos criminais ocorridos.

Infelizmente, não foi um livro cuja leitura tenha me cativado e prendido.

Os capítulos são, em suma, longos, e este é um livro que faz muitas voltas para chegar a um cerne principal.

Admito que, apesar de não ter sido um livro que tenha me conquistado, não o deixo de recomendar, pois, não é porque eu não tenha gostado, que outra pessoa não o venha gostar.

Certamente que ainda lerei mais livros do autor, pois não é porque não gostei desse, que eu não vá gostar de algum outro dele.

PS: além de os capítulos serem longos, as falas são escritas entre aspas. Apenas o último capítulo possuía falas com travessões. Isso também foi algo que não gostei, mas é só um gosto/toque pessoal meu de leitora.

ale 18/02/2024

Livro bastante diferente do que tô acostumada. Não odiei nem nada do tipo mas também não me cativou ou provocou interesse de conhecer mais sobre a escrita ou tema do mesmo. Leria poucos desse mesmo gênero. Mas acredito que, para quem se interesse, é um ótimo começo ou apresentação devido a ser composto por contos.

Newton_Lopez 30/01/2024

É melhor que Sherlock Holmes?
Os três contos de Edgar Allan Poe sobre os casos de C. Auguste Dupin são verdadeiros marcos na literatura de mistério e têm um impacto duradouro no gênero. Em Os Assassinatos da Rua Morgue, a trama intricada e a resolução surpreendente do crime podem inicialmente causar confusão, mas revelam a genialidade dedutiva de Dupin. O desfecho, envolvendo um orangotango, é inesperado e original, desafiando as expectativas convencionais.
Em O Mistério de Marie Rogêt, a complexidade pode ser atribuída à inspiração no caso real não resolvido. A narrativa segue a investigação de Dupin sobre o desaparecimento de uma jovem, e a confusão reflete a natureza misteriosa do caso da vida real. A abordagem de Poe para abraçar a ambiguidade e a incerteza é uma escolha corajosa, adicionando uma camada de realismo ao conto.
Quanto a A Carta Roubada, embora a trama se desenvolva de maneira perspicaz, o desfecho pode decepcionar pela simplicidade. No entanto, é importante considerar o impacto histórico deste conto, pois ele estabeleceu o padrão para muitas histórias subsequentes de detetives, com seu enfoque na astúcia mental e na resolução de enigmas.

C. Auguste Dupin, criado por Poe, é realmente um detetive singular e precursor de personagens como Sherlock Holmes. Apesar das limitações de espaço, Poe desenvolveu um personagem excentrico e original, cuja influência é evidente nas obras posteriores. Doyle reconheceu a inspiração de Poe ao criar Holmes, mas também adicionou sua própria abordagem única.
Embora o tempo e a quantidade de páginas disponíveis possam ter limitado a profundidade do desenvolvimento de Dupin em comparação com Holmes, é inegável o impacto que Poe teve na fundação do gênero de mistério e investigação. Em suma, mesmo com algumas decepções percebidas nos desfechos, a contribuição de Poe para a literatura policial é inegavelmente notável.

Alexandre Issao 19/01/2024

Não gostei.
O estilo da escrita não me agradou. Li até quase o fim e desisti em 2020. Resolvi terminar em 2024. As histórias são bem confusas, não flui legal pq é estilo antogo. Não recomendo.

Mariana 15/01/2024

As três histórias são bem interessantes,sendo a primeira a melhor de todas. A leitura é bem fluida, gostei bastante.

Edden 02/12/2023

Esperava mais dos textos.
Já havia lido "A carta roubada" e fui para a leitura das outras histórias com uma expectativa alta e acabei não gostando muito. Ao meu ver a história que já conhecia era a única realmente boa.

AndradeFS.Ju 05/11/2023

Às vezes o narrador enrola pra caramba - quando não o Dupin. Eu não sabia se minha mente estava viajando enquanto ele falava de xadrez e outros devaneios, ou se meu intelecto estava decaindo. Quando entraram no caso, descobri que tinha lido Os Assassinatos da Rua Morgue em outro livro. Reli.
O livro é interessante. Enrolado. Ofenderam os matemáticos. Mas é bom.

Erica 02/11/2023

A forma como são decifradas as histórias é bem interessante, mas a forma como Dupin fala fica muito difícil de acompanhar. Me senti tentando entender um advogado discorrendo sobre os casos num tribunal. Depois de dois ou três parágrafos já me perdia e tinha que voltar.

Não esperava que o livro todo fosse apenas descrever a análise de Dupin sobre os casos. Achei que iria ver alguma ação de investigação.

De qualquer forma, gostei bastante.

voracious 09/10/2023

No geral achei uma leitura boa, mas não muito fácil, por motivos de Poe. A linha de raciocínio é bem densa, as frases são robustas e cheias de significados, e se você lê sem prestar muita atenção, tem que ler de dois a três parágrafos novamente.
Dupin é um personagem muito complexo e não consigo colocar em palavras o que acho dele, por ter lido tão pouco sobre. Se por acaso o livro fosse maior, ou tivessem mais volumes... Confesso que gostei desse personagem complexo, e assim como em outras obras, não gosto do migo dele que narra os casos. Acho os acompanhantes dos detetives muito sem sal. Mas ainda salvo o Watson do Sherlock, pois ele se mostra um companheiro mais útil, e menos pé no saco.
Na metade do livro, no segundo caso, pra ser mais exato, a leitura perde o ritmo, pois o personagem entra num monólogo chatissimo, desculpa Edgar, mas não curto palestrinha quando eu não estou preparada pra uma. Porém obrigado por inspirar mais autores a escrever sobre detetives.
Ótima leitura para entender de onde vieram os herdeiros de Dupin: Sherlock, Poirot e cia ltda.

Heverson Santos 18/09/2023

Esperava mais
Durante muito tempo me falaram sobre o quanto Poe é incrível, ganhei esse livro de presente e então decidi ter logo o primeiro contato (mesmo querendo que fosse com O Corvo).

É impossível não comparar Dupin com Sherlock Holmes, para a tristeza de Dupin. Achei os personagens dos contos de Poe muito mal trabalhados, na gostei de como os casos foram apresentados por ser massante e não achei o desenrolar intuitivo. Além disso tudo, Dupin também parece um mágico várias vezes, recebendo as coisas meio que de bandeja nas mãos.

Um grande ponto positivo é o plot e a finalização do conto "Os Assassinatos da Rua Morgue", que tornou esse livro razoável.

Camilla246 10/09/2023

Leitura original e os 3 casos do livro também. Mas, por ser "Poe", esperava mais. Indico pra quem gosta de assasinatos e suas resoluções. Dou uma nota 8.

haroldo 09/07/2023

Augusto Dupin, O Primeiro Detetive
Achei uma escrita muito difícil, mas é de se entender, já que é um clássico. Infelizmente Poe não me agradou muito com essas histórias.

Os Assassinatos da Rua Morgue
????????
Mãe e filha assassinadas brutalmente sem nenhuma prova e acusação.

O Mistério de Marie Rogêt
????
O corpo de uma mulher é encontrado em um lago, a suspeita é que esse corpo seja de Marie Rogêt.

A Carta Furtada
??????
O roubo de uma carta onde nós sabemos já no começo quem é o culpado.