Auguste Dupin

Auguste Dupin Edgar Allan Poe
Oscar Nestarez

Resenhas - Auguste Dupin: o Primeiro Detetive

Taty 07/05/2020

O livro é dividido em três contos, o primeiro e o último apresentam o personagem Auguste Dupin e me parece familiar pela popularização e semelhança com personagens como Sherlock Holmes. Mas com pouquíssinos detalhes, são contos muito rápidos.

Já o segundo conto é bastante denso e cansativo com a presença de trechos de artigos de jornais, e diretamente ligado a figura de Edgar.

Iris 02/05/2020

Arrastado
Esperava um pouco mais dos contos que inspiraram Arthur Conan Doyle e Agatha Christie. A história em si é boa, mas os monólogos do Detetive Dupin são extremamente longos e cansativos.

Scariot 30/04/2020

O pai de todos os detetives
Ao assistir ?O Alienista?, tive uma grande vontade de ler Poe, mais precisamente, ler os 3 contos do primeiro detetive da literatura, Auguste Dupin. Encontrei no kindle esse belo livro que reúne seus três contos desse icônico personagem, com traduções de Fátima Pinho e Oscar Nestarez.
Dupin foi criado em 1841 por Poe. Em suas histórias, tivemos pela primeira vez os elementos de uso da dedução lógica, a trama sendo narrada por um outro personagem (nesse caso e em muitos outros, como as tramas de Sherlock Holmes, esse personagem é um amigo próximo do detetive), e a explicação final do raciocínio do detetive.
Infelizmente para nós, Dupin teve vida curta, apenas três contos. Mas, mesmo assim, seu impacto foi tão grande que ditou a forma das histórias de investigação, que perdurou por muitos anos.
Meu conto favorito dos três é ?O Mistério de Marie Roget?. Vi muitas críticas sobre seu final (não darei spoiler), mas é o final que achei adequado para a trama.
Esse conto é a história do misterioso assassinato de uma mulher chamada Marie Roget, e, logo após, seu amante, que seria o principal suspeito, também aparece morto, deixando mais perguntas do que respostas no ar.
É um prato cheio para quem ama Poe, para quem ama histórias de detetives e nunca tiveram contato com esse personagem.

SIMBRAS 23/04/2020

3 em 1
Os três " contos" desse livro são bem reflexivos e instigantes.
Dupin consegue desvendar cada caso, com uma mente minuciosa e questionadora . A narrativa de Edgar Alan Põe é bem afiada e detalhista, mantendo o leitor concentrado para não perder nada. Já em alguns pontos, os detalhes podem ser um pouco cansativos, desviando o leitor da essência da narrativa.

Sofia 20/04/2020

Interessante!
Auguste Dupin nos traz três casos até então sem soluções. Com muitas reflexões e associações, ele nos mostra como podemos subestimar informações, ignorando pontos que nos levariam até respostas.

Larissa 15/04/2020

Diferente
Esse livro me fez sair da bolha, uma leitura super difícil pra mim mas que valeu a pena. Pra mim não foi nenhum SUPER LIVRO mas valeu muito a pena a experiência.

Tata 14/04/2020

E bomm
Porém meio complexo com palavras difíceis

Erika Sá 11/04/2020

Eu tinha tanta expectativa com esse livro e acabei um pouco decepcionada. Não que seja ruim, jamais, mas por ser um livro do Poe e por Dupin ter servido de inspiração para criação de Sherlock e Poirot eu tinha outra ideia sobre ele.
O livro é composto de 3 contos, narrado pelo colega de Dupin (que não tem nome). É um livro curtinho, leitura de uma tarde. O 1° e 3° contos são ótimos e de fácil leitura. O que me frustrou foi a dificuldade de acompanhar o raciocínio de Dupin ( talvez o problema seja eu, rs) no 2° conto. Ele divagou por páginas e páginas e me fez perder o interesse pelo desfecho. Vou reler, pode ser que eu mude de opinião.

Natália 10/04/2020

O Assassinato da Rua Morgue foi o melhor dos três contos neste livro. Em um geral, não gostei tanto como esperava gostar. Mas sem dúvida alguma, Poe inspirou muitos autores a criarem detetives maravilhosos.
Vale a leitura por experiência.

Gustavo 05/04/2020

O primeiro detetive
Neste livro de Edgar Allan Poe temos o ilustre detetive Dupin que com toda a sua genialidade consegue resolver casos que até mesmo os polícias mais perspicazes não solucionam.
O livro conta com três contos, cada um com um caso investigativo.

O primeiro "Os assassinatos da rua Morgue" aborda o caso de duas mulheres que foram brutalmente assassinadas e mesmo após uma longa investigação, policiais não conseguem conectar as pistas e depoimentos para solucionar este crime. Dupin entra no caso, e analisando a cena do crime e as pistas encontradas no local, chega a uma conclusão totalmente inesperada e surpreendente.
O segundo "O Misterioso caso de Mary Roget" é igualmente instigante, contando o caso de um assassinato que foi inspirado em um acontecimento real! Dupin estuda-o através de jornais, comparando-os e analisando através da lógica.
Na minha opinião esta forma de análise por jornais deixou o conto muito cansativo e maçante, e não fluía naturalmente como os outros dois do livro. No final também não temos uma conclusão satisfatória, o que deixa com uma sensação de final "vago".
O terceiro "A Carta Furtada" É um conto totalmente diferente dos outros dois. Neste o detetive Dupin é procurado pela polícia para ajudar na proucura de uma carta comprometedora que foi furtada, mas a busca tem que ser feita com cautela e sem alarde pois o conteúdo pode causar grandes danos.
Este conto mostra um Dupin muito mais ativo, mas sem perder sua essência investigativa.
Uma leitura muito fluida, com uma trama mais leve mas que não deixa de ser instigante.

Yasmin 30/03/2020

Um gênero diferente
Esse livro foi de um gênero que saiu totalmente da minha zona de conforto, nunca me interessei por esse estilo de autor, minha zona de conforto de resume a romances na maior parte das vezes, e nunca tive curiosidade a nada além disso, e foi um dos pontos que me deixou chocada por achar esse livro incrivelmente bom, a curiosidade em saber o autor dos crimes e o motivo me deixaram chocadas, gostei do suspense e de tudo que vem com ele, esse livro com certeza, me fez ter uma expansão e curiosidade por outros gêneros.

Bi Faria 14/03/2020

Capa maravilhosa em uma edição de luxo! E foi uma leitura eletrizante, meu primeiro contato com Edgar Allan Poe e o mundo investigativo.
No primeiro conto "Os assassinos da Rua Morgue" já reconhecemos o brilhantismo do detetive Dupin, sua sagacidade que vai além das possibilidades.
Com uma cena horrorosa de carnificina, depoimentos, análise do local do crime pela polícia, não se chega a nada.
Mas isso para pessoas comuns, que não se questionam 'o que aconteceu agora que nunca tenha acontecido antes'. Se confundindo insólito com obscuro.
Quem assassinou Mademoiselle L'Espanaye e a filha? .
"A garganta estava bastante esfolada. Havia vários arranhões profundos logo abaixo do corpo, assim como uma série de manchas arroxeadas..." "O corpo inteiro estava assustadoramente machucado e pálido." .
No segundo conto "O mistério de Marie Rogêt" a jovem é brutalmente assassinada, e encontrada as margens do Rio Sena.
Essa morte causa intensa comoção, ela era conhecida na região.
Todas as notícias dos jornais apontam para uma gangue, mas onde tudo aconteceu pode se ter um cenário montado. Como ninguém a viu pelas ruas, não há testemunhas .
"O rosto estava impregnado com sangue escuro, no qual se saía pela boca." " A carne do pescoço estava muito inchada... foi encontrado um pedaço de fita amarrado tão fortemente no pescoço que parecia esconder-se da vista." *Aqui o conto é baseado nos detalhes minuciosos do assassinato real de Mary Rogers.
No último conto "A Carta Furtada" a perspicácia de Dupin surpreende.
Já se sabe de onde a carta foi retirada e por quem foi retirada, os motivos e interesses para tanto.
Só que a polícia "estende ou exagera nos velhos métodos de prática - uma única série de noções relacionadas a engenhosidade humana." "Mas quando a astúcia do criminoso é de caráter diferente da sua própria, então o criminoso as despista, é claro." .

Dupin é o primeiro investigador na literatura e sua sagacidade prende o leitor a cada caso.
O trabalho do autor influenciou a criação de Sherlock Holmes e toda a literatura criminal. @novoseculoeditora

Bruna 13/03/2020

Poe não é escritor de Policial
Ele pode ter sugerido uma ideia para a mente de Doyle, mas definitivamente ele não foi feito para escrever histórias desse tipo. Poe é excelente em todos os outros quesitos e escreveu muito bem seus contos, mas esse do Dupin são muito arrastados. O Dupin nem é detetive, é só um cara muito sagaz e observador.

Lorefidyk 06/03/2020

Para os amantes de Sherlock !
IG LITERÁRIO, @Studymammy
É uma trilogia, três ótimos contos.
Dizem que #AugusteDupin foi a inspiração para alguns contos de #agathachristie e para criação do famoso personagem #sherlockholmes . ⠀⠀
Não li ainda nenhum dos dois, rss
Mas este eu Amei !!!
Leitura super envolvente, linguagem fácil de compreender ( apesar de ter sido escrito em 1809-1849) e o que mais amei são finais nada previsíveis! Super indico!

site: https://www.instagram.com/p/B6qQgf9Dp3A/?utm_source=ig_web_copy_link