Amanhã Vai Ser Maior

Resenhas - Amanhã Vai Ser Maior

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Dedé 05/09/2020

Excelente
Rosana é uma acadêmica pop. Embora tenho conteúdo, consegue traduzi-lo para todos. Livro que provoca reflexões. Minha parte preferida é a ?socialização pelo consumo ?.

Brenno 04/09/2020

Esperança.
Nesse livro, imparcial e autocrítico, Rosana aborda desde as Jornadas de Junho (2013), a ascensão da direita até a vitória de um Presidente da extrema-direita (2018), tudo isso com uma visão esperançosa do futuro.
Douglas 24/10/2020minha estante
Precisando de esperança

VinAcius9 01/09/2020

5 estrelas, porque nao posso dar 1000
Livro essencial para entender o que vivemos. É o melhor livro que já li sobre o Brasil contemporâneo. Que potência!

Karina.Carvalho 30/08/2020

Excelente analise
Adorei o livro.
Achei o contexto narrado por ela excelente.
Criticas à extrema direita e à esquerda mostram imparcialidade dela.
Pesquisas de campo e embasamento teóricos são muito presentes no livro, fazendo-o sair do campo de apenas a opinião da autora.
Só não dei 5 estrelas pq achei que ela sempre repetia um pouco o contexto, que aí meu ver era um pouco desnecessário.

Robson 23/08/2020

Ótimo!
Este livro me fez relembrar o impacto que a disciplina de antropologia teve na minha formação acadêmica. Desenvolver a capacidade de relativizar, de colocar as coisas em perspectiva, de colocar em prática o conceito de alteridade, de entender o outro para além das noções preconcebidas do que ele deveria ser é algo fundamental, mas difícil de se alcançar. Demonizar o outro não é a solução. Todos querem o bem, mas os caminhos escolhidos nem sempre são os melhores...
Livro de leitura fácil, embora os temas nem sempre sejam leves.

Thiago Soares 08/08/2020

Imparcial e autocrítico.
Primeiramente, queria afirmar que pretendo sim adquirir mais conteúdo desta antropóloga, segundo, sobre a obra, é muito boa, de verdade, sintetiza de forma crítica, exemplificada, com conhecimento de causa e fazendo uma crítica inclusive aos progressistas, apontando seus "erros" no que diz respeito a diferença entre criticar e agir no meio das políticas e ações sociais. Um livro fundamental.

pablosantosb 30/07/2020

nesse livro, rosana pinheiro vai contar (de forma meramente detalhada), num olhar técnico e antropológico, a reconstrução da nova direita no brasil, o espectro político-ideológico, a partir das manifestações de 2013 até o ápice do errôneo bolsonarismo, e a importância da militância como forma de superar a opressão situada nos dias atuais. a revolta dos 20 centavos, o movimento do rolezinho, o impeachment de dilma, a greve dos caminhoneiros, a prisão de lula, o endeusamento de sérgio moro e a política genocida (um tanto quanto legitimada pela direita do brasil) no (des)governo do você-sabe-quem são temas bastante explorados, de forma bem elaborada e diversificada ideologicamente, nesse livro.

Matheus 20/07/2020

O amanhã começa agora
Tenho acompanhado, ainda que de longe, algumas das análises da Rosana em suas redes sociais e em sua(s) coluna(s), e apesar de não enxergar alguns pontos específicos da mesma maneira que ela, achei muito rica e interessante a análise diversa e complexa que é foi feita, de um período histórico igualmente diverso e complexo. Se queremos agir esperançosos de um amanhã maior, é urgente que, enquanto progressistas, não adotemos visões simplórias e unilaterais dos diversos movimentos que tem abalado as estruturas do Brasil nos últimos 8 anos. Por fim, destaco o sentimento (que compartilho) de que o amanhã que queremos virá dos coletivos, da ação conjunta, da comunidade e que a esquerda institucional, se quiser ser protagonista, precisa ouvir e aprender com todos atores periféricos organizados e atuantes.

Otavio.Arruda 19/07/2020

Essencial
Rosana Pinheiro Machado vai lá nos "Rolezinhos" para iniciar a construção de sua explicação da ascenção política da extrema direita através do que identifica como um hiato político que ocorreu entre 2013 e 2018. Excelente livro, principalmente para os militantes de esquerda entenderem o que aconteceu com a atual e esqueda que se retraiu perante esse movimento, como uma forma de olhar para o futuro e voltar a acertar o passo.

Também trás esperança, mostrando as conquistas ocorridas no período, como o fortalecimento e a ampliação do identitária de luta feminista e que vira com toda a força nessas eleições de 2020.

Vitor 02/07/2020

Um retrato de como chegamos até aqui e uma excelente reflexão de como devemos mudar e agir para o que virá diante de novas eleições e governos.

Ana Rabelo 14/06/2020

O olhar da antropologia para o Brasil atual
A autora nos presenteia com um olhar da antropologia frente aos processos políticos atuais. Para além da mera polarização, preto no branco, direita e esquerda, Rosana explica as nuances complexas de diversos personagens políticos. A partir de suas pesquisas de campo, os conhecemos melhor, das jornadas de Junho até a eleição de Bolsonaro, passando dos emblemáticos rolezinhos, os caminhoneiros que pararam o país, o tio do pavê, o Uberminion e as estudantes feministas. Recomendo.

Fábio Perrucci 30/05/2020

Um livro para refletir
No livro a autora faz uma retrospectiva da história política recente do Brasil, uma análise do atual cenário e apresenta as alternativas para o futuro próximo através da sua perspectiva. Vale uma reflexão.

Srta.Jay 26/05/2020

"A catástrofe dos dias de hoje não pode nos imobilizar".
A frase do título resume o meu sentimento após ter lido o livro. De fácil leitura, a Professora Rosana transmite com seu livro uma análise do cenário político e social para tentarmos compreender como procedeu à chegarmos a tempos tão sombrios e quais caminhos possíveis para sairmos desse tempo ruim.

Toni 11/05/2020

Terrivelmente Necessário
Rosana Pinheiro-Machado, que eu já conhecia por suas ótima colunas no The Intercept Brasil, apresenta uma leitura necessária sobre o Brasil dos últimos anos para tentar entender o Brasil de agora. Partindo das jornadas de junho de 2013 até chegar na eleição do genocida que ocupa a cadeira de presidente da república. Passando por momentos fundamentais como a greve dos caminhoneiros, os rolezinhos, o impeachment de Dilma, entre outros.

Culpar a maioria dos brasileiros por votarem em Bolsonaro não é o melhor caminho - apesar de ser muito bom soltar aquele "Eu avisei" que estava entalado na garganta. É preciso, acima de tudo, entender o porquê de tudo isso e não apenas apontar dedos. Afinal, enquanto não entendermos onde falhamos, não saberemos como mudar esse cenário.

Destaco também a visão otimista, sobretudo nos capítulos finais. Rosana chama a atenção para a "revolução feminista" que vem surgindo em várias partes do mundo (e também no Brasil). Um fio de esperança em um cenário tão desolador. Um amanhã maior é possível. Será?

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6