Amanhã Vai Ser Maior

Resenhas - Amanhã Vai Ser Maior

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Livia.Guida 28/02/2024

Amanhã vai ser MELHOR
Entender o Brasil recente é crucial para traçarmos estratégias para chegarmos no Brasil que queremos.

Rosana, de forma bem didática, no leva a uma viagem ao início do século XXI para nos fazer entender como chegamos até aqui.

A ascensão das redes sociais logo no início dos anos 2000, com grande popularidade da Internet; a crise econômica mundial de 2018; as jornadas de 2013 e todas suas reverberações, incluindo o avanço da direita e o recuo da esquerda; as bases frágeis do bolsonarismo; a desorganização da esquerda e o avanço do feminismo interseccional no Brasil.

Rosana deixa claro: não foi só uma coisa que nos trouxe até aqui, mas o conjuntos de todas elas.

Pensar, entender, pesquisar e, acima de tudo, fazer sempre uma autocrítica é o melhor caminha para a busca de um "amanhã maior e melhor".

O eleitor de Bolsonaro tem perfil plural, mas uma coisa em comum: pessoas que não se sentiam representadas até aparecer um figura grotesca que em algum ponto lhes gerou identificação. Talvez equiparado ao "lupemproletariado" que Marx identifica em seu "O 18 de Brumário de Luís Bonaparte". Entender esse eleitor e resgatá-lo é tarefa urgente pra que não se radicalize.

Excelente livro para começar a se aprofundar, debater e exercer a autocrítica.

Thiago 15/12/2023

Para entender as mudanças políticas e sociais no Brasil nessa última década
Quem acompanha o cenário político brasileiro sabe que tédio nós nunca vamos morrer, mas talvez as últimas décadas tenham acumulado uma sucessão de acontecimentos que seriam quase impossíveis de prever. Contudo, boas análises provam que estudos e pesquisas bem avaliadas conseguem ao menos traçar um bom caminho dos fatos, e Rosana Pinheiro Machado faz isso muito bem em Amanhã Vai Ser Maior.

A autora estabelece uma linha cronológica desde as marchas de 2013 e 2015 até a ascensão da presidência de Jair Bolsonaro ilustrando casos e comportamentos que talvez expliquem um pouco as recentes mudanças sociais no Brasil. Sobre a força de alguns grupos usando e manipulando muito bem as redes sociais. E movimentos identitários que, aproveitando-se dos anseios populares, venderam suas propostas reacionárias e violentas.

Importante dizer que a obra não assume um tom panfletário, pelo contrário, já que Rosana também tece boas e diretas críticas aos grupos de oposição a Jair Bolsonaro e sua Direita Radical. A divisão dos capítulos e a narrativa do texto criam uma linha do tempo ligando muito bem fatos recentes que, geralmente, enxergamos como ocasionais e não relacionados.

Enfim, uma boa obra de reflexão política e social para quem tenta entender um pouco do que aconteceu no Brasil nessa última década.

Salim 01/12/2023

Estarrecedor
Excelente análise sobre como fomos nos meter nesse buraco civilizatório, um atraso de 40 anos em 4!

"O bolsonarismo é, antes de tudo, um discurso raso que se propaga no vácuo para responder a profundos e diversos ressentimentos." (p.149)

Recomendo fortemente!

joaoaranha 27/10/2023

Mesmo sendo um livro escrito em 2019, "O amanhã vai ser maior", de @rpinheiromachado, pela @planetadelivrosbrasil, continua a ser uma pesquisa e reflexão importantíssima sobre as causas (que ainda estão aí, mais vivas do que nunca) que nos conduziram à ultima gestão do Executivo federal e como podemos agir diante deste fantasma que ronda desde sempre a sociedade brasileira.
Vale a pena a leitura, o incômodo e o esperançamento. Recomendado.

Yasmim 10/10/2023

Todo mundo conhece muitos vagabundos, mas ninguém se acha um. Vagabundo é sempre o ?outro?. ?Nós? somos humanos, do bem, inteligentes, realizadores e dotados da moral cristã. Tudo que temos é mérito do nosso suor, e o que não temos é porque os ?vagabundos? recebem privilégios e mamatas. Quando ?nós? morremos, a dor é imensa, porque nossas vidas importam. ?Eles?, os vagabundos, são menos humanos. São lesados, preguiçosos e pervertidos. Tudo o que eles possuem vêm de vida fácil. Quando ?eles? morrem, não há dor e, muitas vezes, há até comemoração, pois vagabundo bom é vagabundo morto.

_rafaela.duarte 28/08/2023

?A esperança é algo que precisa ser aprendido?
?Todavia, o que aconteceu no Brasil não se deu em função de um surto coletivo, mas de um não rompimento com nosso passado autoritário e com as estruturas que perpetuam a desigualdade.?

Reflexões necessárias, cientificamente embasadas, que contribuem fortemente para compreender o Brasil pós jornadas de 2013, e principalmente após as eleições de 2018. À escritora de forma excelente, simples e objetiva, relata sua experiência em momentos importantes do cenário atual brasileiro, como a paralisação dos caminhoneiros, os rolezinhos no shopping, entre outros.

Recomendo a leitura!

brunasmpaio 27/05/2023

A esperança é uma escolha política
Um livro que todos deveriam ler! Afinal, não bastou derrotar Bolsonaro, é preciso traçar os caminhos para derrotar o seu projeto.
"Não existe resistência sem criatividade e, por isso, imaginar um novo futuro é uma tarefa da qual não podemos abrir mão."

Lauriza Maurício 06/04/2023

Transformadot
Leitura necessária e urgente, a autora mostra como se deu a crise que vivemos hoje e nos leva a refletir sobre pequenas atitudes que podem ter grandes consequências

21/01/2023

Gostei da análise da situação do Brasil pós-eleições 2018, é um livro interessante pra entender como o bolsonarismo chegou onde chegou e como pode ser derrotado.

?Em tempos sombrios de avanço conservador, de alienação, de medo do autoritarismo e de individualismo atroz que causa uma crise de autovalor e de sentido nos indivíduos, estar no coletivo é uma forma de resistir, de lembrar que, apesar de tudo, somos animais sociais.?

camidtt 10/01/2023

Um livro muito bom que fala acerca dos últimos anos na política brasileira, que dialoga acerca do que causou o crescimento da extrema-direita e do bolsonarismo no Brasil. É interessante entender como certos episódios corroboraram para esse país extremamente polarizado e com crescentes ataques à democracia estabelecida.

Gabi Voss 30/12/2022

A esperança é uma escolha política!
"O amanhã vai ser maior" é um livro essencial para entendermos o atual cenário político brasileiro e compreendermos as raízes das crises que o Brasil enfrenta hoje.
É um livro que renova a fé em um amanhã melhor, porque ainda ter esperança depois de tantos retrocessos e atrocidades, é acima de tudo, uma escolha política e um ato de resistência.

Lipe 23/10/2022

Embora, muitas vezes, a catástrofe do avanço do Bolsonarismo no Brasil nos atinja com angústia, desesperança e imobilidade, a autora do livro nos mostra um outro lado da moeda, menos pessimista e mais esperançoso (no sentido freiriano mesmo). Os casos analisados por RPM indicam que há resistência, reação e renovação contra a brutalidade e a bestialidade de Bolsonaro e seus seguidores. "Essa luta não é apenas sobre percentuais eleitorais. É sobre como nós, mulheres [e pessoas trans, indígenas, negros, etc.], estamos ocupando e reinventando a política." Palavras e visões de esperança, num momento tão crítico, que podem trazer alguma esperança em tempos de profunda crise.
Guilherme Amin 26/04/2024minha estante
??????

Vinicius 26/09/2022

Muita Reflexão.
Ótimas Análises.

O livro foi excelente para trazer temas à tona que me fizeram refletir, querer conversar sobre e expressar minhas opiniões à cerca dos mais variados temas importantes, é ótimo tanto para quem já tem conhecimento, tanto para quem busca adquiri-lo.

A obra conta com pesquisas de campo e opiniões da Rosana, achei algumas análises totalmente excelentes, é um registro histórico dos anos turbulentos que passamos. Com 3 atos principais: O avanço da direita, o recuo da esquerda e o bolsonarismo.

Foram e são tantos ataques e por tantos lados diferentes que fica difícil se defender de tudo ou até mesmo saber de tudo que aconteceu ou está acontecendo, com o avanço da extrema direita tivemos a normalização do mal, da crueldade, do ódio ao outro, a glorificação da burrice.

"Hoje nos deparamos com a necessidade de voltar a defender o óbvio, ou melhor, aquilo que parecia óbvio, aquilo que acreditávamos que já havíamos superado. Mas não superamos."

Muita gente se surpreendeu quando a face extremamente preconceituosa do brasileiro veio à tona em 2018 na campanha eleitoral que culminou na eleição do pior brasileiro vivo, veio a baixo o mito do povo cordial e receptivo que meio que tínhamos até então, mesmo sendo uma falsa impressão ainda era a mais aceita por grupos de influência na esfera pública.

Muitos fatores causaram o inferno que virou o país, são tantos que... Só lendo o livro refletindo muito e lembrando de outras coisas não citadas, além de ter referências de outras obras para tentar entender o que se passou.

Fico feliz com a análise da autora que apesar da extrema direita ter vencido, as feministas também venceram foi de arrepiar o texto sobre o movimento #EleNão

Ainda resta esperança afinal de contas, não podemos simplesmente ir para outro país não é mesmo? Não temos condições disso e não podemos entregar o país para os câncervadores e reacionários, como disse Gilberto Gil "a gente vai ficando velho e o mundo vai ficando novo", essa nova geração em boa medida é muito mais esclarecida que a anterior, em especial às mulheres. Que a América Latina seja toda feminista!!

"O reacionarismo emergente também pode ser entendido, entre muitos outros fatores, como uma reação à explosão do feminismo, do antirracismo e da luta dos grupos LGBT, etc"

O reacionário é o pior tipo de pessoa que uma sociedade pode produzir e infelizmente ele é bastante comum. Ele não aceita que as coisas mudam, fluem, evoluem, quer sempre retornar a um passado mítico ou real, que o favorecia para poder sempre ser o protagonista de tudo, ele reclama de um suposto vitimismo de outros grupos, mas é ele que se sente vítima de uma sociedade que não o aceita mais como sendo o centro do universo assim feito em épocas passadas.

"Enquanto estivermos em pé, nossa utopia se chamará esperança, a esperança se transformará em luta, e a luta será o próprio amanhã melhor – e maior."
Yasmin 04/12/2022minha estante
Que resenha maravilhosa ?

Vinicius 04/12/2022minha estante
Obg :)

Maria 19/07/2022

Esperançoso ??
Em tempos tão difíceis, Rosana nos mostra que tudo está interligado, mas que também , nem tudo está perdido.

?A esperança é o antídoto para o que nos sufoca.?

Vamos em frente!

Gabrielle162 10/06/2022

Livro interessante e necessário para entender o cenário político atual e para evitar a repetição de erros.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6