A Última Música Nicholas Sparks

Resenhas - A Última Música

Gisele 13/12/2022

O que dizer desse livro, minha releitura li a muito tempo atrás e a sensação a emoção foi igual. É um livro apesar de ter um romance de verão não é só isso é amadurecimento dos personagens, o perdão é a reflexão .

Luiza 08/12/2022

Eu sou tão apegada a esse livro e até agora o Nicholas Sparks nunca me decepcionou!
Se você gosta dele, pode ler que não vai se arrepender e se nunca leu um livro desse autor, chegou a hora!

Fernanda631 07/12/2022

A Última Música
A Última Música foi escrito por Nicholas Sparks e foi publicado 11 de junho de 2010.
Ronnie é aquela adolescente revoltada. Seus pais são separados e todas lembranças boas que ela tem do seu pai é quando eles se sentavam ao piano, tocavam uma música juntos, mas isso ficou no passado. Tudo que ela consegue sentir no momento é raiva e mágoa por esse término de relação.
Ronnie é a protagonista e está prestes a completar 18 anos de idade. Ela é rebelde, com uma personalidade forte e não sabe o que fará da vida agora que se formou na escola. Esta num momento decisivo e com outro itens de sua vida fora de lugar. Por baixo da armadura resistente que ela ostenta, esconde-se uma menina sensível, e que toca piano muito bem. Mas o talento foi abandonado desde o divórcio dos pais. No inicio, Ronnie pode soar insuportável, mas no decorrer do desenvolvimento é certo compreendê-la.
Steve, seu pai, saiu de casa e foi morar em Wrightsiville, charmosa cidade de interior praiano. Agora restam ela, a mãe e o caçula Jonah em Nova Iorque. Ela não aceita as mudanças familiares e não perdoa o pai, pois se sente abandonada.
Logo de início a gente fica sabendo é que a Ronni é um verdadeiro prodígio no piano, sua maior ligação com o pai desde pequena, onde os dois compuseram e tocaram várias músicas juntos, porém desde a separação dos pais, ela se nega terminantemente a sequer ouvir piano, quanto mais tocá-lo.
Como foi ele quem passou o amor pelo piano para ela e isso faz ela não suportar nem mesmo olhar para o instrumento, possivelmente abdicando de um futuro promissor no ramo musical.
Seu relacionamento com a mãe também não anda bem e Ronnie faz de para provocá-la ainda mais, mergulhando em noitadas com os amigos. Já o irmão mais novo parece mais maduro que Ronnie. Ele é um personagem muito fofo, além de ser engraçado e inteligente, certamente um dos destaques do livro.
Três anos após o divórcio, a mãe de Ronnie e Jonnah os obriga a viajarem para passar todo o verão com o pai, com quem Ronnie nunca mais falou. Ela então viaja para a Carolina do Norte e passar as férias de verão por lá. Sem escapatória, ela se vê num lugar totalmente diferente da cidade grande, onde todos se conhecem.
Para não criar problemas ou qualquer conflito, muitas vezes ela acaba saindo de casa e passando o maior tempo sozinha, mas o que ela não esperava era que ela aprenderia muito nessas férias e que seu coração poderia se despedaçar de diversas formas.
Ronnie faz amizade com alguns jovens locais, e rapidamente passa a fazer parte de Wrightsville, mesmo sem desejar. Um dos novos conhecidos é Will, o rapaz mais popular da cidade, simples e charmoso. Ronnie se apaixona por ele, mas um relacionamento romântico era o que menos ela precisava neste momento já tão confuso. Em um segundo ela já se envolve em confusão.
O pai de Ronnie se empolga e planeja o verão ao lado dos filhos, e embora a filha seja agora uma adolescente complicada e difícil de lidar, pretende agradá-los e matar as saudades. Steve quer reconquistar Ronnie e estar em família.
À medida que os dias na casa de seu pai vão se passando, ela percebe que o homem a quem ela conhecia não é mais o mesmo, assim como ela, e que ela deveria pelo menos deixar de trazer transtornos para o pai e quem sabe ele a deixa voltar para casa.
Há vários pontos no enredo desta história que nos trazem uma reflexão maravilhosa. A Ronnie, durante o verão, tem todos os tipos de experiências, mas a melhor de todas, sem sombra de dúvidas, é a reconstrução do relacionamento dela com seu pai e também acompanhar o seu relacionamento como seu irmão caçula.
É uma história que nos mostra que nunca devemos ser precipitados em nossos julgamentos e decisões, que o diálogo na família e em qualquer outro relacionamento é fundamental, que a verdade deve reger nossa vida, mas a nossa verdade, que nunca é tarde para pedir perdão e, principalmente, para perdoar.
É uma historia romântica, mas não o foco principal. A base da trama é o amadurecimento de Ronnie através das mudanças de sua vida e do modo de encarar as coisas.
A narrativa é em terceira pessoa e a cada capitulo há o nome do narrador.
São cenas de cotidiano simples, mas que relembre o quanto devem ser valorizadas. O primeiro amor, a cumplicidade entre irmãos e o relacionamento entre pais e filhos são os destaques.
É uma história realmente fantástica em todos os sentidos, e, como eu disse, apesar de toda a carga dramática que ela possui, o final é lindo e acontece algo que, para mim, foi o que transformou o final em feliz

Larissa 06/12/2022

O melhor de Nicholas
É só lindo, foi o primeiro livro do Nicholas que li, e amei.
Apesar de não ser muito fã de livros em terceira pessoa, eu amei esse. É tão lindo como ele te envolve na história e apresenta vários pontos de vista.

yolanda.franca 03/12/2022

Esse livro me salvou da forma mais sútil e singular que eu consiga imaginar. O aprendizado que ele me trouxe, carregarei comigo por toda a vida.

mari 23/11/2022

eu não tenho palavras suficientes para descrever o quanto esse livro me fez chorar. o quanto ele tocou meu coração e me fez refletir. eu simplesmente estou apaixonada verdadeiramente e de uma forma única por esse livro. eu sei que é tudo um clichê e não existe nenhuma SURPRESA daquelas de fazer a mente parar. mas é indescritível e imensurável o quanto a leitura dessa obra se tornou significantemente importante pra mim. não foi o casal que me fez amar esse livro,eles são fofos e se completam, porém quem mais mexeu comigo nesse livro foi o Steve. a maneira como ele enxergava a vida e o tamanho do amor que ele tinha pelos filhos. simplesmente choro sem parar só de lembrar. obrigada nicholas sparks!

Gabriella188 15/11/2022

Ronnie é a protagonista e está prestes a completar 18 anos de idade. Ela é rebelde, com uma personalidade forte e não sabe o que fará da vida agora que se formou na escola. Não fala com seu pai desde que ele se separou de sua mãe e se mudou para Wrightsville, ela não aceita as mudanças familiares e não perdoa o pai, pois se sente abandonada. Como foi ele quem passou o amor pelo piano para Ronnie, ela não suporta nem mesmo olhar para o instrumento. Seu relacionamento com a mãe também não anda bem.
Após três anos do divórcio a mãe de Ronnie e Jonah os obrigam a passar todo o verão com o pai, sem alternativas ela se vê em um lugar totalmente diferente do que ela está acostumada com pessoas que ela não gosta. Ao longo da história ela acaba fazendo amizade, inimigos, se apaixonando, arrumando um emprego e principalmente se aproximando do seu pai, ela percebe ter errado sobre várias pessoas e situações e ao final do verão nem reconhece mais a pessoa que chegou em Wrightsville. O livro mostra muito da história de Ronnie e Will (garoto popular, simples e charmoso por quem Ronnie se apaixona) mas ainda sim, não é o foco principal, a trama principal é sobre o amadurecimento da jovem e acaba tendo uma mensagem sobre perdão e mostra como a vida nem sempre é tão simples e é preciso ter paciência, além de mostrar uma jornada na busca por Deus e como ele está em todas coisas. Apesar de no final do livro Steve morrer, ainda sim deixa uma sensação de coração quentinho e mostra que vale a pena ser uma pessoa boa e fazer as coisas certas. Os capítulos são divididos através dos personagens, o que possibilita ter a visão do que cada um está sentindo ao longo da história.
O livro se passa em uma praia e tem todo o clima de verão.

Emanuelle 03/11/2022

Meu primeiro livro de verdade!
Li esse livro entrando na adolescência, logo depois de assistir ao filme, pensando o quanto eu teria me transformado em ?adulta? junto da Miley Cyrus?. Engano meu, ali só começaria o desespero pelos romances que destruíram meus sonhos.

Nesse livro entendi o quanto o perdão e a cumplicidade valem em qualquer relacionamento. A maior dificuldade em desenvolver bons frutos acaba sendo a necessidade de estar disponível para as pessoas, coisa que esse livro me ensinou ao inverso, precisamos nos resolver antes de acolher a dor do outro.

Ter amor para transformar e não só completar!

Ranielle Cristina 03/11/2022

Nicholas Sparks é um dos meus autores favoritos. Esse livro, assim como todos os outros que li do autor, é maravilhoso. Antes de ler o livro assisti o filme primeiro e achei que poderia ter sido um pouco mais fiel ao livro no final.
Vale muito a leitura.

Patricia1194 31/10/2022

Como não chorar
Tenho que confessar que no início da leitura fiquei um pouco receosa com o caminhar da história, achei a protagonista uma chata!!!
Mas essa foi a intenção de Nicholas Sparkes, é uma história de arrependimento, perdão e como amor tem vários maneiras de se manisfestar em nossa vida. Como sempre terminei a leitura com lágrimas!

Nicole.Stheffany 30/10/2022

"Eu tenho fé que Deus vai te mostrar a resposta. Mas você tem que entender que, às vezes, leva tempo para você reconhecer o que Deus quer que você faça. Isso é frequente. A voz de Deus normalmente não é nada mais do que um sussurro, e você tem que ouvir atenciosamente para entender. Mas em outras vezes, nesses raros momentos, a resposta é óbvia e os sons são tão altos quanto sinos tocando."

Aryana 28/10/2022

Chorei!
Como no título, chorei! quando estiverem no meio, preparem os lencinhos! a coisa vai ficar feia!?

Gigi 22/10/2022

A Última Música
Esse foi o meu primeiro livro lido com mais de 200 páginas e ele tem uma extrema importância na minha vida! É um dos meus preferidos.

Luke 21/10/2022

Lindo
Amei mostrou a adolescente problema descobrindo que errou e ainda se apaixonando , os desafios . ela passa com o pai , que abandonou a família para seguir uma carreira de cantor .
muito bom final maravilhoso .