A Morte do Cozinheiro

Resenhas - A Morte do Cozinheiro

1 | 2 | 3 | 4 | 5

MahFrozen 07/06/2020

A morte do cozinheiro
Este livro é uma cortesia do booktour do Selo Brasileiro.

Neste livro, Allan Pitz nos mostra um lado diferente do amor. Um amor doentio, enevoado pelo ciúmes, e que causa alucinações em Luiz Aurélio, por conta de um relacionamento terminado há anos que ainda o atormenta, ainda mais depois que sua amada começa a se envolver com outro homem.

O livro é bem curtinho, o li em 40 minutos. A história nos prende, e apesar de curto é bem rica em detalhes. Pelo fato de o livro ser curto, a história é bem rápida e nos conta com pressa demonstrando o desespero do personagem.

No meio de alucinações, de desejo e de ciúmes, Luiz Aurélio acaba planejando a morte do rapaz com o qual sua amada se envolve. Diz ele começar a receber ligações em casa dizendo que o rapaz pretende matá-la, e ele até mesmo contrata um investigador para ter maiores informações.
Apesar de o investigador alertá-lo de que o cara é um bom rapaz, Luiz prefere acreditar em suas supostas ligações e planeja matá-lo ainda assim.

O incrível é como Allan Pitz conseguiu transmitir esse sentimento de loucura e de desespero pelo qual o personagem passa. Todas as suposições, suas hipóteses sempre retornando ao ponto de que o rapaz realmente vá matar sua amada, nos leva às vezes até mesmo a crer nisto.

A questão é que não chegamos a descobrir se ele realmente faria isto.

Acredito que o mais incrível do livro é o seu final: as atitudes tomadas ao fim do livro, tanto por ele quanto pela moça pela qual ele é apaixonado. Não esperava um final desses. Aliás, eu nem sabia o que esperar do final deste livro, mas de qualquer forma não era este final.

Enfim, é um bom livro e curtinho, dá para ler rápido num momento em que você não tenha mais o que fazer. Caso tenha o que fazer, recomendo ainda assim que o leia devagar. Mas o ideal é lê-lo de uma tacada só, para não perder o fio da meada do desespero no qual Luiz Aurélio se encontra.

Talita 28/12/2010

A morte do cozinheiro conta a história de Luiz Aurélio, que é loucamente apaixonado por Carmem, mas esse amor foi interrompido por vários acontecimentos.

O livro começa de cara com Luiz declarando que matou sim o cozinheiro,e que foi uma sensação incrivel ter matado um ser daqueles, em momento algum ele esconde isso, porem os motivos que o levaram a fazer isso e quem é o cozinheiro e o que ele fazia, você só vai saber se ler o livro #HAHA #soumá
Allan conseguiu deixar o livro muito interessante, com uma narrativa muito simples que faz com que a gente devore o livro em pouquissimo tempo.

O modo como é narrada a dor de cotovelo do personagem e os seus pensamentos, é de uma criatividade única.
Chega até a ser um tanto engraçado o modo que o autor expressa os sentimentos frenéticos do personagem, sim é isso mesmo que você está lendo, eu achei um pouco engraçado apesar da história não ser alegre, e sim de um amor que trouxe sofrimento, há chega de contar, senão eu nem percebo e já conto tudo.

Leia mais aqui:

Vanessa Vieira 12/11/2010

A Morte do Cozinheiro_Allan Pitz
O livro A Morte do Cozinheiro, de Allan Pitz, conta a história de Luiz Aurélio, um jovem jornalista apaixonado pela bela Carmem, que devido aos contratempos da vida como sogra e outros, termina com a sua amada. Carmem havia até engravidado na época de namoro, mas perdeu o bebê. Luiz Aurélio começa uma paranóia (se é assim que eu posso dizer, pois no seu mundo muitas coisas, devido a sua narrativa firme e ao mesmo tempo violenta, parecem ser verdadeiras e até mesmo repugnantes).

Luiz Aurélio enlouquece quando descobre que Carmem está namorando o cozinheiro Lucas e começa a imaginar(ou vivenciar) fatos absurdos. Ele firma em sua mente, que Lucas não presta e só quer iludir, maltratar e usar a Carmem. E , assim, ele começa a tramar um plano para matar o cozinheiro.

O livro é ótimo, todo narrado em 1ª pessoa e com muito ímpeto inclusive. Há momentos que você sente pena do Luiz Aurélio pela sua decadência e, em outros, raiva pelos seus sentimentos tão egoístas.Tem algumas partes em que o narrador cita o escritor Edgar Allan Poe e achei isso muito bacana e divertido.

Recomendo a leitura desse livro tão intrigante, engraçado e misterioso a todos.

Vanessa Meiser 16/06/2010

IMPRESSIONANTE E INUSITADO!!!
Nunca lí nada igual, de verdade, o livro é muito bom. Trágico e sangrento, rsrsrs, mas bom mesmo! Comparo a obra de Allan Pitz às obras de Stephen King, estilos parecidos. Este livro em especial surpreende, envolve o leitor de uma tal maneira que é impossível largá-lo mesmo sabendo o mais importante da história já desde a primeira página, mas mesmo assim não há quem descanse antes de saber o real motivo por Luis Aurélio ter matato o cozinheiro. Eu passei a leitura toda imaginando as cenas e psicologicamente analisando o assassino, tentando entender por suas próprias palavras tudo o que o levou ao crime, o livro é contato por ele mesmo narração linguagem poética, com tons drásticos de drama e suspense.

"Digam que sou um corno louco, assassino, retardado, covarde, digam o que quiserem, só esperem, por favor, a última linha da história para se convecerem totalmente disso." pág 61.

" Pronto. Estava feito. Minhas mãos e toda a roupa estavam sujas de sangue quente. O cozinheiro, sórdido vilão, estava morto na cadeira." pág 71.

Marcos Bulzara 06/03/2011

O que pode sair da cabeça louca de um escritor versátil?
Irracional, intenso, insano, profundamente desconexo e ao mesmo tempo revelador da alma humana. A Morte do Cozinheiro retrata de maneira profícua as entranhas mórbidas de sentimentos como desejo, repulsa, ciúmes, ódio, paixão. O universo esquizofrênico do protagonista Luiz Aurélio é ricamente desenhado pelo autor – Allan Pitz. Leitura recomendada!

Stephania Tonhá 24/05/2010

Confiram a resenha do livro no site: http://www.sobrelivros.com.br/resenha-a-morte-do-cozinheiro-allan-pitz/

L P 19/09/2011

O livro da desilusão amorosa
Para ler a resenha completa visitem: http://asasimaginarias.blogspot.com/2011/09/resenha-morte-do-cozinheiro-allan-pitz.html

Um livro que conta a história de uma decepção amorosa e o estrago que ela pode causar na vida das pessoas. Luíz Aurélio é um homem atormentado pelo fim do seu relacionamento com Carmen. Tudo piora quando Carmen começa a se relacionar com o cozinheiro Lucas.

O livro possui referências ao livro de Machado de Assis “Dom Casmurro” e uma das principais é o que disse acima. Essa incerteza lembra o grande dilema do livro de Machado de Assis, porém, em “A Morte do Cozinheiro”, o dilema será diferente.

O que me incomoda no livro é a confusão do texto em alguns momentos e os longos parágrafos, que considero desagradável, como já disse em resenhas anteriores, isso impede com que você possa rapidamente parar a leitura e, se tiver que parar rápido, acabará tendo que interromper a leitura no meio dele. E para quem tem algum tipo de problema de concentração, textos muitos longos sem interrupções chega a ser desestimulante, pois o leitor poderá não conseguir se concentrar para ler um parágrafo tão longo que venha a ter a extensão de mais de uma página.

AndyinhA 07/07/2010

É nesse momento que a coisa esquenta, afinal, rumores estranhos, sentimento de vingança e um amor meio obsessivo é um prato cheio para desgraça. Que é exatamente onde o livro começa – com a morte de Lucas.

Ao longo do livro, percebemos que Luiz é alguém de contraste. Numa hora parece que está tudo bem e de repente se revolta. E aí, ele vai contando como e porque ele começou com a ideia da morte do cozinheiro.

O final foi bem surpreendente. Ao longo de todo livro queria entender exatamente o porque da morte do cozinheiro, e a medida que mais informações foram sendo reveladas custava a fazer certas ligações por não querer acreditar que seriam possíveis. (sim, meu lado CSI estava em baixa). Não imaginava o que li nas últimas linhas. Fiquei com varias teorias louca na cabeça. Realmente vale a pena. Pena que é fininho =/

Mais em: http://andyinha.blogspot.com/2010/07/poison-books-morte-do-cozinheiro-allan.html

Ludmila 07/08/2011

A morte do cozinheiro - leitura OBRIGATÓRIA
Imaginem, ver a pessoa que você ama nos braços de outro alguém. E ainda por cima ter a certeza (mesmo que seja só a sua certeza) que esse alguém nunca será bom o suficiente pra pessoa que você ama. Então você recebe uma ligação anônima avisando que esse alguém pretende matar quem você ama. Não restam dúvidas, esse alguém deve morrer. Porque por amor, tem-se a impressão de que qualquer ato é passível de perdão. E por que deveria ser diferente?
Allan Pitz nos faz mergulhar na cabeça de um dos personagens mais cheios de nuances que eu já conheci. Não é só a história de um individuo que sofre por amor, é um individuo que sofre por amor e se deixa contaminar pelo lado mais sórdido do ciúme, que segue a própria lógica.
O autor faz uso da metalinguagem e convida o leitor a acompanhá-lo durante as reflexões de Luiz. O personagem se torna um advogado de seus próprios atos, te convence de que o homicídio do vil cozinheiro é a única solução. E a solidão em que se encontra não é das melhores conselheiras.
Não há o que se contestar, a história se completa com um final comum, mas de certa forma inesperado. As frases são maravilhosamente bem construídas, e as palavras são estrategicamente coladas, parecendo que não podem ser usadas em outro contexto.

Para ler a resenha completa, visite http://guarda-chuvaroxo.blogspot.com

Isa 07/09/2010

ótimo *--*

Sumie 09/08/2010

Muito Bom!!!
O autor consegue retratar a questão do amor doentio,ciúmes,obsessão,de uma forma descontraída,com uma pitada de humor negro.É uma leitura fácil,leve e bem despreocupada.Apesar de pelo título,já sabermos que o cozinheiro foi assassinado,a história não deixa de ficar interessante,pelo contrário,ela nos desperta a curiosidade de saber o porquê de ele ter sido assassinado.

Marcinhow 16/07/2010

Luiz, Carmem e Lucas, o livro se resume nesses três nomes.

Luiz é formado em jornalismo, e é escritor. Em encontros de leitores e palestras sobre literatura, ele conhece Carmem, desde esse dia ele não teve duvidas de que ela era o grande amor de sua vida....

Para continuar lendo a resenha entre no meu blog:

Mari 09/01/2012

A Morte do Cozinheiro, pelo blog Hangover at 16.
[...]Sendo honesta, nem eu acreditei quando terminei a leitura no quanto minha opinião era preciptada e sem nexo. A idéia do livro acabou sendo diferente do que eu pensava, mas mesmo assim não foi ruim, pelo contrário, me surpreendeu positivamente. Gostei muito do estilo de narrativa; Os ciúmes e o amor doentio de Luiz Aurélio por Carmem são descritos com perfeição no livro. Aliás, o autor merece um elogio pela perfeição com que transmitiu as emoções nessas poucas páginas.[...]

Leia a resenha completa em:

naniedias 23/06/2010

A Morte do Cozinheiro
Sobre o livro:
Luiz é um escritor que ganhou fama - já escreveu diversos livros que viraram filmes. E por isso tem muito dinheiro. Mas ele não tem a mulher que ama. Carmem era namorada de Lucas - o infame cozinheiro.
Ele não aguentava a situação, estava num abismo entre a ilusão e a realidade - ele tinha que fazer alguma coisa. Então, matou o cozinheiro.
"É verdade, eu matei o cozinheiro. Em momento algum deste livro negarei que matei o sórdido cozinheiro com minhas próprias mãos de escrever versos."

O que eu pensei sobre o livro:
O livro é maravilhoso!
Senti-me lendo uma poesia em prosa! A linguagem que o autor utiliza, com um vocabulário singular e comparações poéticas, me fez lembrar o tempo todo de uma poesia. E apesar de ser um texto em prosa, me senti lendo um poema.
O texto é regido pelo ódio do protagonista-narrador - Luiz. Esse ódio é divido em duas partes: o ciúme que sente da ex-mulher, Carmem, que está namorando com o cozinheiro e o desprezo que sente pela profissão e o status social do cozinheiro. Enquanto eu lia o livro, o que mais me chamou a atenção nem tanto foi o ciúme do Luiz, nem sua vontade em ter a Carmem de volta. O que mais me chamou a atenção foi a pretensão de que ele como um autor não poderia ser trocado por um "reles" cozinheiro. O ódio dele é todo dirigido ao cozinheiro - pessoa que ele acredita ter todos os defeitos do mundo.
Outro ponto bem interessante é a sanidade do autor. Você termina o livro sabendo que ele não pode ser completamente são - afinal de contas, ele matou uma pessoa, mas sem saber entretanto se as tais "vozes" eram reais ou imaginárias.
Um livro maravilhoso que todos deveriam ler!
Ah, infelizmente também tenho que citar um defeito do livro - ele é pequeno demais. Entretanto, a história é maravilhosa - com personagens densos e completos.
E eu não posso deixar de mencionar que o livro traz trechos super engraçados. Eu não peguei muitos, até para não ter spoiler, mas o trecho abaixo eu adorei! E gostei muito da discussão que o próprio Luiz tem consigo mesmo sobre oportunidades.
"Acredito que Poe 'comeria cinco Mark Twain no café da manhã', por exemplo. Da mesma forma que Paulo Coelho me pareceu melhor do que todos os livros lançados por seus críticos revoltosos."

Nota: 9
Dificuldade de Leitura: 7