A Morte do Cozinheiro

A Morte do Cozinheiro Allan Pitz

Resenhas - A Morte do Cozinheiro

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Thiago de Andrade 25/04/2011

A Morte do Cozinheiro - Allan Pitz (Outro Conceito)

O livro já começa com Luiz, o protagonista/narrador, confessando que matou o cozinheiro Lucas. Inclusive na sinopse isso já é revelado, então o mistério não é saber quem matou e sim como e por quais motivos ele cometeu o assassinato. Ao decorrer das páginas ele tenta justifica seu ato, não com a intenção de se absolver, mas para mostrar o porque ele não sente culpa nenhuma de ter feito o que fez.

Luiz Aurélio é um jornalista que se apaixona por Carmem, uma mulher que conheceu em um evento literário. Os dois começam a namorar e depois de um tempo Carmem fica grávida. Mas tudo muda quando ela perde o bebê no quinto mês de gestação. Abalada com a perda e depois de várias brigas ela decide voltar pra casa da mãe, que nunca apoiou o namoro, deixando Lucas em uma profunda depressão.

Um ano após o ocorrido, Luiz reencontra sua amada, só que ela está namorando Lucas, o cozinheiro. Depois de um longo tempo de ciúmes graças ao amor/obsessão que sente por Carmem, (uma dor de cotovelo mais intensa do que a dor de corno descritas nas canções sertanejas), ele resolve seguir em frente com sua vida. Até que começa a receber telefonemas de uma pessoa dizendo que as intenções de Lucas não são tão boas como aparentam.

Para ver a resenha inteira acesse

Tanner Menezes 20/03/2011

Um romance policial psicológico de tirar o fôlego
Capa: Uma capa expressiva e chamativa. Uma mão ensaguentada segurando uma faca e prestes a perfurar um tomate diz muito sobre a história desse livro. Definitivamente um livro que eu compraria pela capa: repleta de sangue, suspense e mistério.

Personagens: Somente um personagem nesta história tem relevância em ser mencionado: Luiz Aurélio, o assassino do Cozinheiro. Gostei muito da personalidade marcante da personagem, e confesso que me vi lendo um diário de uma história real. Personagem forte, com sentimentos transgressores e sem dúvida alguma que nos faz pensar.

História: Ao ler "A morte do cozinheiro" me senti da mesma forma que fiquei ao ler "Psicopata Americano" de Bret East Ellis, através de uma narração fria e sombria que o autor faz em primeira pessoa, sendo capaz de confundir sobre o que é ficção e o que é real. Inúmeras vezes me vi pensando se tratava-se de um diário verdadeiro sobre o crime e mente de um assassino pacional.
O ciúme doentio é capaz de pregar peças na mente do protagonista, ao mesmo tempo antagonista, Luíz Aurélio que devido a isso, decide por fim à vida do atual namorado de sua ex.
O mundo sombrio, a construção psicológica que o leva ao cometimento do delito, o planejamento, a emboscada, tudo construído de uma forma exclente mesmo o livro tendo ao todo menos de oitenta páginas.
Enfim, a meu ver, este trata-se de um drama psicológico que deveria ser objeto de estudos nas faculdades de direito. O autor aborda duas possibilidades para o julgamento do réu, sendo um excelente livro para debate de acadêmicos de direito. Seria Luíz Aurélio um assassino a sangue-frio (Homicídio) ou um homem incapaz de compreender seus atos (Inimputável)? Seria ele enquadrado no crime de homicídio com as qualificadores de motivo torpe, emboscada e incapacidade de defesa da vítima ou simplesmente um inimputável?

Autor: Gostei muito do drama psicológico do livro e em muitas partes é dificil não associar o personagem ao autor, o que de certa forma causa desconforto. Allan Pitz,deve ter sofrido em algum momento por amor e com certeza pensou em fazer o que Luiz Aurélio fez... Ou será que realmente o fez? Esselivro é mesmoficção ou um diário real?
Leiam vocês também, recomendo e tirem assim suas próprias conclusões....

Vivi 26/08/2011

A Morte do Cozinheiro é um livro relativamente pequeno, (80 págs) só que realmente eu não estava no clima! Não consegui fazer a leitura render e aqui estou eu, quase um mês depois preparando a resenha.

A história gira em torno de Luiz, Carmem e Lucas, é uma história de amor, ciúme e ódio. Após o termino do relacionamento entre Carmem e Luiz, ele inconformado tenta reatar o namoro (quase casamento) só que pra sua decepção Carmem já está com outra pessoa. Lucas, que segundo o próprio Luiz é um camarada feio, seboso entre outras coisas...

O que podemos perceber durante toda a narração do livro, é que Luiz é uma pessoa extremamente desequilibrada, perturbada, com mania de perseguição.... (na minha opinião se eu fosse a Carmem saia correndo O.o)

Seus atos durante a narração comprovam exatamente a mente perturbada dele, de uma hora pra outra, Luiz começa a fazer sucesso com seus livros e a ganhar dinheiro, fama e tudo mais que o dinheiro possa comprar... tudo na intenção de reconquistar sua amada tentando pelo materialismo dela.

Cheguei a entender um pouco da fixação dele em relação ao Cozinheiro, que após algumas ligações anônimas, teve suas loucuras (?) alimentadas.

Na minha opinião, esse é um livro que talvez ainda não estivesse totalmente pronto, acho que tem uma base excelente para desenrolar em uma história bem intensa e interessante. Pra mim, é como se faltasse alguma coisa, mas essa é a minha opinião.

Bjokas!!!

Juny K. 28/04/2011

Resenha "A morte do cozinheiro" (Allan Pitz)
Disponivel em: http://www.dear-book.net/2010/09/resenha-morte-do-cozinheiro-allan-pitz.html

A resenha de hoje é sobre mais uma revelação na literatura brasileira, Allan Pitz, autor do livro "A morte do cozinheiro".

O livro conta a história de um escritor, Luiz Aurélio, que sofre de um amor avassalador que o deixa cego de ciumes. Ele começa o livro falando nas primeiras linhas que matou o cozinheiro e que não negará esse crime, deixando claro que não é um livro de mistério em torno da morte e sim o relato do assassino explicando os motivos que o levaram ao crime.

A narrativa tem toda a emoção do escritor, muitas vezes soando de forma poética, com palavras incomuns.

Nos deixamos levar pelos sentimentos de Luiz por Carmem, eles tiveram um longo romance cheio de obstáculos financeiros que acabou com uma gravidez interrompida e um termino por pressão da mãe de Carmem.

Luiz nunca a esqueceu e sofre ao ver Carmem com um novo namorado, o cozinheiro Lucas, a quem ele despreza e odeia com todas suas forças. O casal expõe a paixão em fotos românticas em redes sociais.

O que era apenas uma dor de cotovelo, passa a ter outras dimensões quando Luiz passa a receber ligações anônimas falando que Lucas é um maníaco que abusa de Carmem, pretende mata-la e só Luiz mudar isso.

Se eu contar mais posso revelar detalhes importantes da história que só lendo para saber.

A história nos deixa algumas reflexões como a critica a "velha cocota" que aconselha os jovens a procurar o amor físico, reflexo de nossa sociedade atual, e Luiz critica duramente essa filosofia, que isso não resolve nenhum problema e nem faz esquecer um grande amor. Também há uma reflexão sobre os ciumes, o amor obsessivo, doentio, que um sentimento "inofensivo" pode levar uma pessoa a cometer um crime passional.

O livro é curto (80 paginas, em formato pequeno) mas é intenso, ao decorrer das paginas não da para parar de ler, queremos saber se Luiz terá mesmo coragem de seguir seus planos e como terminará essa paixão obsessiva.

E o desfecho é surpreendente, eu não imaginava, me pegou de surpresa. Livro excelente e original! Altamente recomendado!

M. Scheibler 30/05/2011

Allan Pitz nos diverte com seu vocabulário escrachado e texto de fácil compreensão e assimilação. Nesse pequeno livro apresenta um assassinato até certo ponto cômico, com dose de humor na medida.

Vivi 20/04/2011

Me senti em um episódio de Friends
Para mim este livro me passou um triller psicótico cansativo e deprimente. Mas apesar de tudo a forma como é colocada a história é boa, os fatos são bem definidos e conseguimos perceber os problemas e dilemas enfrentados pelo protagonista.

Confira a resenha completa no blog:

Nathi 18/07/2011

Resenha - A Morte do Cozinheiro
Após terminar a faculdade de jornalismo, Luiz, aspirante a escritor, encontra Carmen, o amor de sua vida, em um evento literário. Os dois começam a namorar e moram juntos por três anos, mas a mãe de Carmen não aprova o relacionamento e faz com que o que há entre eles acabe.

Carmen logo se recupera do rompimento brusco e se envolve com um cozinheiro. Luiz, agora rico e bem-sucedido, não se conforma que seu lugar fora ocupado de modo tão rápido e toma uma decisão para resolver seu problema: matar o cozinheiro.

Leia a resenha completa em: http://www.booksinwonderland.com/2011/07/resenha-morte-do-cozinheiro.html

jups 25/05/2011

Recebi o livro pelo Book Tour da Selo Brasileiro (visite aqui), que aliás é uma iniciativa bem bacana para o incentivo de livros nacionais e divulgação dos mesmos.

Luiz Aurélio, o assassino que nos narra a tão "trágica" história, se encontra em desespero. A sua amada o havia dispensado/largado fora/jogado as pragas (hehe). Diante disso me vinheram uns certos conflitos e uns punhados de incertezas. Obsessão é uma forma de amar? Amar demais te leva a loucura? Foram perguntas que fiz ao deparar-me com um personagem esquizofrênico, inquieto e infeliz pela perda de seu amor.
E logo vem o desfecho, Luiz recebe ligações estranhas e anônimas (qual é, juro que era a imaginação fértil dele!), onde estaria Lucas (o cozinheiro e atual namorado Dela) planejando matar Carmem. Luiz fica possesso, contrata detetive, e investiga os fatos. Não é à toa que aparecem dados absurdos incriminando Lucas. Luiz então decide que deve matar o cozinheiro antes que seja tarde demais para sua Carmem... Será mesmo?
Contada de modo sarcástico e um tanto quanto frívolo, o autor usa do humor de forma brilhante.
Não posso dizer que gosto de personagens meio psico-loucos, mas de forma ou de outra, Luiz me cativou um pouquinho. É um livro bacana que flui super bem. Aprovado.

Bru 21/06/2011

Curto e envolvente
Olha a capa do livro eu imaginei que fosse um livro grande, sei la. Dai quando ele chegou eu até me assustei, o livro é super pequeno e bem curto, acabei lendo ele em menos de uma hora!

Ele é contado com uma boa dose de ciúmes e ódio. Luiz Aurélio é quem narra essa história, ele é um escritor que termina com a sua mulher por causa da pressão que a sua sogra (ou ex sogra) -que não concordava com o casal- vinha pondo em cima dele. Mas depois de um tempo ela arranjou outro namorado, um cozinheiro. E é ai que ele demonstra possuir um amor doentio pela sua ex.

"Li numa matéria dessas bem comerciais, escrita por uma velha "cocotinha" chorosa, que não existe amor incondicional nenhum, o quê existe é mera dependência emocional, doença estúpida voluntária, palhaçada mesmo."

Leia mais em: http://tinyurl.com/3eoao7f

1 | 2 | 3 | 4 | 5