A Morte do Cozinheiro Allan Pitz

Resenhas - A Morte do Cozinheiro

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Ozzy & Izzy 19/04/2010

EM CHOQUE!
Não sei se gostei tanto desse livro por ser realmente bom (e bem baratinho numa loja do Centro do Rio), ou por ter ficado em choque ao ver um brasileiro com pegada literária tão diferente (eu hein!!). A história é recortada de dentro pra fora, asfixia, prende, enfim, vale dar uma lida. Se bem que a edição não é lá essas coisas, é boazinha só, mas vale pela história. lOUCURA.

Parabéns pela coragem.

Ademar Jr 11/05/2010

A Morte do Cozinheiro
Com um título curioso, este pequeno livro escrito por Allan Pitz pode até parecer sem conteúdo algum, mas devo dizer que é ai que se engana quem nunca o leu ou pensou algo assim! Já ouviram aquele ditado de que “é nos menores frascos que estão os melhores perfumes”? Então esse ditado pode muito bem ser aplicado aqui. A Morte do Cozinheiro (2010) se mostra multifacetado, com um estilo diferente que agrada logo de cara, lembrando uma conversa informal. O que parece ser apenas uma história policial e de suspense vai além e se torna também um romance poético, diga-se pela linguagem; um drama, que se instala num limiar entre o romântico e o humorístico (negro nesse caso); e por fim uma tragédia teatral, lembrando até um monólogo.

Leia minha resenha completa em: http://wp.me/pCGut-is

Biia 20/01/2011

Adorei!
De forma chocante e supreendente, Allan Pitz, descreve como o ciúme pode atormentar a vida de uma homem apaixonado.

A morte do cozinheiro, conta a história de Luiz Aurélio, um jovem jornalista que sonhava antes de tudo, em ser o próximo sucesso da literatura; isso até ele conhecer Carmen, a mulher de grandes olhos castanhos que roubou de imediato o seu coração.

Apaixonados à primeira vista, Carmen e Luiz decidem morar juntos, mesmo contra a vontade da mãe dela, uma libanesa viúva e amarga, que decidiu que aquele romance estava fora de questão. Os dois ficam juntos por sete meses, até que Carmen, que tinha engravidado nesse meio tempo, perde o bebê. As brigas constantes entre Luiz e a velha viúva tinham mexido com os nervos da garota de dezoito anos, fazendo-a ficar fraca fisica e emocionalmente, resultando assim no aborto no quinto mês de gestação. Desolada pela perda, Carmen decide voltar a morar com a mãe.

O jovem escritor entra em depressão e tudo na sua vida perde o sentido e o valor. Nada mais seria como antes. Sem Carmen, sua vida tinha se tornado uma misera existência sem sentido.

Um ano se passa, e Luiz percebe o quanto a sua vida está vazia sem a sua alma gêmea. Até que Carmen reaparece. Porém, agora ela está acompanhada de seu novo namorado: Lucas, o cozinheiro. Luiz começa então a receber estranhos telefonemas e fica cada vez mais louco de ciúmes. O instinto de proteção da sua amada e uma mistura de paixão e ódio desequilibram o estado emocional do jovem escritor.

Na tentativa de salvar Carmem, Luiz Aurélio, toma uma decisão: matar o cozinheiro; matar o cozinheiro com suas próprias mãos.

O livro é supreendente e não tem como você conseguir se desgrudar do livro até o final. Uma mistura de sentimentos, de situações, trágédias sangrentas e um roteiro completamente original.

Pah Aleksandra 02/09/2011

Resenha Livros & Fuxicos
Escrever as resenhas dos livros participantes do Book Tour Selo Brasileiro se tornou um desafio, a cada novo livro que leio fico ainda mais impressionada com o talento dos autores nacionais, que além de se mostrarem extremamente criativos em suas obras, também possuem o talento de surpreender o leitor com a qualidade e a peculiaridade de suas histórias.

Confesso que “A Morte do Cozinheiro” é um livro que se eu não participasse desse book tour eu não leria, talvez pela capa, ou pelo título, não sei o motivo, mas sou sincera quando digo que o livro nunca me cativou de uma forma concreta, minha curiosidade sobre ele era movida somente pela indagação de se gostaria ou não do livro. Por isso, digo que ele foi um caso típico de falta de atração, ou em vocabulário popular, entre nós, a primeira vista, não “rolou uma química”.

Quando o recebi e vi que o livro era bem fininho (compacto e com 79 páginas) comecei logo a leitura, assim poderia cumprir rapidamente com esse “compromisso”. Contudo, ao começar a lê-lo mergulhei em uma leitura prazerosa, inusitada e principalmente, rica em emoções. Nunca imaginaria que o livro seria assim, tão intenso. Narrando a história de Luiz Aurélio, um escritor frustrado em sua vida profissional e amorosa, o autor trata com destreza de emoções fortes e muito presentes em nosso dia a dia: raiva, ciúme, inveja, amor, dor, saudade e solidão, são percebidas com clareza na história, e me arrisco a dizer que também são experimentadas nas páginas do livro.

Luiz não se conforma com a perda de seu único e verdadeiro amor, Carmem, mulher que o fazia completo, que o tornava feliz mesmo perante as dificuldades. Como escritor iniciante sua vida não era fácil, o dinheiro era insuficiente para manter um relacionamento, uma família, e como sonhos não geram dinheiro, a mãe de Carmem, insatisfeita com o relacionamento da filha, se aproveitou de fatos do destino para separá-los. Isso deixou Luiz desolado, quatro anos após o termino ele ainda esperava ansiosamente pelo momento em que Carmem compreenderia que sua mãe estava errada, que seu lugar era ao lado dele e que então, a qualquer momento, voltaria aos braços dele. Contudo isso não ocorre, e Carmem se envolve com outro homem, Lucas, o cozinheiro.

“Quatro anos de doutrina burra no topo da falsa inteligência, quatro anos isolado no lixo acompanhando a destruição dos meus sonhos mais queridos. No computador eu via sua felicidade aparente, seus passeios, suas novas declarações de amor... Eu via as fotos cínicas e sentia falta de mim nas imagens bobas cotidianas, era o meu braço em sua cintura, claro, era minha boca em sua face! (...) Eles eram felizes! Felizes, diziam as vozes! Como eu queria voar para longe daquele lugar de tantas lembranças sofridas, o cheiro dela ainda impregnava as paredes mortas de esperar por nada...”

É fácil compreender o que Luiz sente, na realidade, pessoalmente, doeu ler sua dor e lembrar de como já passei por isso. Afinal, sejamos sinceros, quem nunca passou por isso? Ele se perdeu a perder Carmem, a vida passou diante dele, enquanto ele esperava por algo que não poderia ter mais. E quando começou a vê-la com outro, isso se intensificou, a dor virou ódio, ciúmes, raiva. A história dos dois pareceu algo distante, uma mentira, ilusão que só serviu para machucá-lo.

Desde o início da leitura sabemos que Luiz matou o cozinheiro, e até aqui é previsível que o ciúme e a dor da perda tenham sido seu principal motivo para isso, contudo é ai que me surpreendi, Luiz passa a receber ligações anônimas que alegam que Lucas pretende matar Carmem, e são essas ligações que o fazem ter certeza de que o cozinheiro não merecia viver.

Movido por essas ligações ele faz uma escolha, contudo será que as ligações realmente existem, ou somente são reflexos de seu subconsciente expressando algo que seu coração almeja que seja verdade? Ou mais, se as ligações são verdadeiras, quem as faz? Muitos são os mistérios que envolvem a narrativa, e no final ficamos impressionados com o rumo que a história tomou.

Para mim não existem dúvidas quanto à ótima qualidade da história, contudo, o início e o fim são demasiadamente confusos. No começo, ficamos perdidos com o turbilhão de informações apresentadas, porém fica claro que isso é um reflexo da forma com que a história foi escrita, já que ela é narrada em primeira pessoa, contada sob o ponto de vista de Luiz, tornando-se confusa como seus sentimentos. Mas o final é vago, queria mais explicações, mais detalhes, mas informações. Me senti como em Dom Casmurro, quando ficamos na dúvida se Capitu traiu, ou não, Bentinho. Claro que isso tem um ponto positivo, mas para mim, ainda faltou algo, uma revelação que só quem ler, ou já leu, compreenderá o que digo.

No geral o livro é bom, sem erros de português, escrito de forma proseada, bonita de se ler por seu vocabulário rico e por suas frases bem elaboradas. Envolvente, a história nos faz refletir sobre a profundidade de alguns sentimentos, e também analisar nossa realidade social, a pobreza que nos cerca, tanto financeira, como moral. O que mais gostei? Da forma concreta como os sentimentos de Luiz são apresentados, já o que menos gostei, foi da ausência de algumas informações.

Sendo assim, recomendo o livro a leitores curiosos e que gostam de mergulhar em palavras que nos permitem viajar a um mundo de sentimentos e conflitos emocionais. E aproveito para agradecer ao Selo Brasileiro por essa leitura.

Resenha completa em: http://livrosefuxicos.blogspot.com/2011/09/resenha-book-tour-selo-brasileiro-morte.html

sentilivros 03/11/2010

resenha de A Morte do Cozinheiro
A morte do Cozinheiro é um livro intenso. Totalmente emocional, como um poema contado com perfeição.
Você sente pelo que o personagem e narrador Luiz, assassino do Cozinheiro, passa. Você sente sua loucura, seu ciúmes, seu amor e toda a gama de sentimentos que atormentam o personagem.
O livro começa com Luiz preso, contando sua vida e o porque da Morte do Cozinheiro.

Luis, o único membro de sua família que conseguiu um diploma universitário. Tornou-se jornalista, um viciado em livros e conhecimento, apaixona-se por Carmem, que tem uma vida mais tranquila financeiramente que ele.
Apesar disso, passam a morar juntos por algum tempo, mas como o destino conspira contra as vezes, houveram reviravoltas em suas vidas e se separam. A partir de então todo seu amor junto ao desespero, vão moldando suas atitudes até a hora fatídica da Morte do Cozinheiro.
O final é surpreendente e você tira suas próprias conclusões...
Em uma só palavra...Intenso!

site: http://sentimentonoslivros.blogspot.com.br/2010/08/morte-do-cozinheiro-allan-pitz.html
Thiago Oliveira 26/11/2010minha estante
Deve ser ótimo! Um titulo um tanto quanto tentador! E sua resenha ajuda a aumentar a vontade de ler este livro!

Parabéns.

Abraços literários!

danilo_barbosa 24/08/2010

Nunca imaginei ver um poeta transportar para um romance toda a beleza dos versos. E o autor conseguiu cumprir esta meta. Ao conhecermos o Luiz, um autor de sucesso que está preso por um crime passional; presenciamos a alma de um homem torturado.
Apaixonado, ele mata o cozinheiro, Lucas, atual namorado de sua amada Carmen. Dentre as grades de uma cela, ele nos confessa os motivos que o levaram á Morte do Cozinheiro. Mais do que paixão, uma verdadeira obsessão em sua vida, o sentimento por Carmen o destrói a mente e envenena a alma de Luiz, que degrada diante de nossos olhos, destilando sua loucura, ódio e veneno de uma forma esplendorosa na literatura nacional.

Veja resenha completa no meu blog. Comente, opine, faça sua parte:

Psychobooks 12/07/2010

Autor Brasileiro Rocomendado pelo Psychobooks
O livro nos mostra o amor doentio de Luiz por Carmen .
Obsessão? Ciúmes? O que levou a morte do cozinheiro? 90 facadas e um psicótico em posse de um novo brinquedo, essa seria descrição perfeita para Luiz e o cozinheiro, Lucas.
Um escritor bem-sucedido (ou em ascensão?), uma mocinha e o ‘bandido’!
Não posso esquecer das noite insones, e o sangue frio ao planejar cada detalhe da morte.
O que dizer então da própria ‘velha cocotinha chorosa’ que morreu apenas por dizer que “...Não existe amor incondicional nenhum, o quê existe é a mera dependência emocional , doença estúpida voluntária, palhaçada mesmo.”
Quer saber essa resposta e o porquê de tudo? Leiam o livro e descubram mais sobre essa instigante história...

Gostou? Quer ler mais? Acesse:

Stephania Tonhá 24/05/2010

Confiram a resenha do livro no site: http://www.sobrelivros.com.br/resenha-a-morte-do-cozinheiro-allan-pitz/

AndyinhA 07/07/2010

É nesse momento que a coisa esquenta, afinal, rumores estranhos, sentimento de vingança e um amor meio obsessivo é um prato cheio para desgraça. Que é exatamente onde o livro começa – com a morte de Lucas.

Ao longo do livro, percebemos que Luiz é alguém de contraste. Numa hora parece que está tudo bem e de repente se revolta. E aí, ele vai contando como e porque ele começou com a ideia da morte do cozinheiro.

O final foi bem surpreendente. Ao longo de todo livro queria entender exatamente o porque da morte do cozinheiro, e a medida que mais informações foram sendo reveladas custava a fazer certas ligações por não querer acreditar que seriam possíveis. (sim, meu lado CSI estava em baixa). Não imaginava o que li nas últimas linhas. Fiquei com varias teorias louca na cabeça. Realmente vale a pena. Pena que é fininho =/

Mais em: http://andyinha.blogspot.com/2010/07/poison-books-morte-do-cozinheiro-allan.html

Vanessa Meiser 16/06/2010

IMPRESSIONANTE E INUSITADO!!!
Nunca lí nada igual, de verdade, o livro é muito bom. Trágico e sangrento, rsrsrs, mas bom mesmo! Comparo a obra de Allan Pitz às obras de Stephen King, estilos parecidos. Este livro em especial surpreende, envolve o leitor de uma tal maneira que é impossível largá-lo mesmo sabendo o mais importante da história já desde a primeira página, mas mesmo assim não há quem descanse antes de saber o real motivo por Luis Aurélio ter matato o cozinheiro. Eu passei a leitura toda imaginando as cenas e psicologicamente analisando o assassino, tentando entender por suas próprias palavras tudo o que o levou ao crime, o livro é contato por ele mesmo narração linguagem poética, com tons drásticos de drama e suspense.

"Digam que sou um corno louco, assassino, retardado, covarde, digam o que quiserem, só esperem, por favor, a última linha da história para se convecerem totalmente disso." pág 61.

" Pronto. Estava feito. Minhas mãos e toda a roupa estavam sujas de sangue quente. O cozinheiro, sórdido vilão, estava morto na cadeira." pág 71.

MahFrozen 07/06/2020

A morte do cozinheiro
Este livro é uma cortesia do booktour do Selo Brasileiro.

Neste livro, Allan Pitz nos mostra um lado diferente do amor. Um amor doentio, enevoado pelo ciúmes, e que causa alucinações em Luiz Aurélio, por conta de um relacionamento terminado há anos que ainda o atormenta, ainda mais depois que sua amada começa a se envolver com outro homem.

O livro é bem curtinho, o li em 40 minutos. A história nos prende, e apesar de curto é bem rica em detalhes. Pelo fato de o livro ser curto, a história é bem rápida e nos conta com pressa demonstrando o desespero do personagem.

No meio de alucinações, de desejo e de ciúmes, Luiz Aurélio acaba planejando a morte do rapaz com o qual sua amada se envolve. Diz ele começar a receber ligações em casa dizendo que o rapaz pretende matá-la, e ele até mesmo contrata um investigador para ter maiores informações.
Apesar de o investigador alertá-lo de que o cara é um bom rapaz, Luiz prefere acreditar em suas supostas ligações e planeja matá-lo ainda assim.

O incrível é como Allan Pitz conseguiu transmitir esse sentimento de loucura e de desespero pelo qual o personagem passa. Todas as suposições, suas hipóteses sempre retornando ao ponto de que o rapaz realmente vá matar sua amada, nos leva às vezes até mesmo a crer nisto.

A questão é que não chegamos a descobrir se ele realmente faria isto.

Acredito que o mais incrível do livro é o seu final: as atitudes tomadas ao fim do livro, tanto por ele quanto pela moça pela qual ele é apaixonado. Não esperava um final desses. Aliás, eu nem sabia o que esperar do final deste livro, mas de qualquer forma não era este final.

Enfim, é um bom livro e curtinho, dá para ler rápido num momento em que você não tenha mais o que fazer. Caso tenha o que fazer, recomendo ainda assim que o leia devagar. Mas o ideal é lê-lo de uma tacada só, para não perder o fio da meada do desespero no qual Luiz Aurélio se encontra.

naniedias 23/06/2010

Sobre o livro:
Luiz é um escritor que ganhou fama - já escreveu diversos livros que viraram filmes. E por isso tem muito dinheiro. Mas ele não tem a mulher que ama. Carmem era namorada de Lucas - o infame cozinheiro.
Ele não aguentava a situação, estava num abismo entre a ilusão e a realidade - ele tinha que fazer alguma coisa. Então, matou o cozinheiro.
"É verdade, eu matei o cozinheiro. Em momento algum deste livro negarei que matei o sórdido cozinheiro com minhas próprias mãos de escrever versos."

O que eu pensei sobre o livro:
O livro é maravilhoso!
Senti-me lendo uma poesia em prosa! A linguagem que o autor utiliza, com um vocabulário singular e comparações poéticas, me fez lembrar o tempo todo de uma poesia. E apesar de ser um texto em prosa, me senti lendo um poema.
O texto é regido pelo ódio do protagonista-narrador - Luiz. Esse ódio é divido em duas partes: o ciúme que sente da ex-mulher, Carmem, que está namorando com o cozinheiro e o desprezo que sente pela profissão e o status social do cozinheiro. Enquanto eu lia o livro, o que mais me chamou a atenção nem tanto foi o ciúme do Luiz, nem sua vontade em ter a Carmem de volta. O que mais me chamou a atenção foi a pretensão de que ele como um autor não poderia ser trocado por um "reles" cozinheiro. O ódio dele é todo dirigido ao cozinheiro - pessoa que ele acredita ter todos os defeitos do mundo.
Outro ponto bem interessante é a sanidade do autor. Você termina o livro sabendo que ele não pode ser completamente são - afinal de contas, ele matou uma pessoa, mas sem saber entretanto se as tais "vozes" eram reais ou imaginárias.
Um livro maravilhoso que todos deveriam ler!
Ah, infelizmente também tenho que citar um defeito do livro - ele é pequeno demais. Entretanto, a história é maravilhosa - com personagens densos e completos.
E eu não posso deixar de mencionar que o livro traz trechos super engraçados. Eu não peguei muitos, até para não ter spoiler, mas o trecho abaixo eu adorei! E gostei muito da discussão que o próprio Luiz tem consigo mesmo sobre oportunidades.
"Acredito que Poe 'comeria cinco Mark Twain no café da manhã', por exemplo. Da mesma forma que Paulo Coelho me pareceu melhor do que todos os livros lançados por seus críticos revoltosos."

Nota: 9
Dificuldade de Leitura: 7

Marcinhow 16/07/2010

Luiz, Carmem e Lucas, o livro se resume nesses três nomes.

Luiz é formado em jornalismo, e é escritor. Em encontros de leitores e palestras sobre literatura, ele conhece Carmem, desde esse dia ele não teve duvidas de que ela era o grande amor de sua vida....

Para continuar lendo a resenha entre no meu blog:

Isa 07/09/2010

ótimo *--*

Karine547 06/10/2010

Surpreendente
Deem uma olhada na resenha no blog, vai te sorteio do marcador do livro!

1 | 2 | 3 | 4 | 5