Condições nervosas

Condições nervosas Tsitsi Dangarembga

Resenhas - Condições nervosas

Neila 10/04/2020

O Zimbábue.
Embora seja uma boa história, que conta sobre o machismo na cultura africana, por vezes a leitura se torna enfadonha. Mesmo assim, é interessante, pois não é, necessariamente, um livro feminista,uma história sobre machismo, mas sobre a cultura e o estudo no Zimbábue, o país onde ocorre a história.
Ane 27/06/2023minha estante
Exatamente, em média levo uma semana p ler um livro, história atemporal e muito reflexiva, porém achei a leitura um tanto quanto cansativa, levando quase um mês p terminar ??

Heloísa 25/02/2020

Espetacular
A história é narrada por uma menina e sua luta para estudar em uma cidadezinha do interior do Zimbábue. E o interessante é ver os costumes, desconhecidos para nós, como o de ter hierarquia para cumprimentar os parentes nas reuniões familiares, e também os conflitos internos inerentes à mistura de hábitos locais e ingleses. Apenas não se deve esperar discussões políticas ou aprofundamento em temas como tensão racial, porque o livro é narrado por uma adulta se lembrando da adolescência. O que, aliás, torna o livro ainda mais instigante.

jessyhehe 01/03/2020

O livro é simplesmente triste e impactante. Sob o olhar de uma menina, ela narra sua história em um contexto patriarcal e da dualidade que vivência entre a sua cultura e a colonização. Percebo que é um livro polêmico e nos fazem refletir a questão cultural.
O livro é o primeiro da trilogia e sua escrita é profunda e simples. Leitura rápida e chocante.
Enfim, recomendo muito esse livro!

Flaviaunneberg 02/03/2020

Boa obra. Um clássico moderno. Inicio de uma trilogia promissora

Helena Guerra Vicente 25/06/2020

O título do livro de Dangarembga remete a um termo criado pelo psiquiatra martinicano Frantz Fanon (1925-1961) para explicar a condição do colonizado: A condição de nativo é uma condição nervosa. A história gira em torno de uma menina que só pode realizar o sonho de ir à escola porque seu irmão mais velho morreu. Antes, todo o dinheiro da família era destinado ao pagamento das taxas escolares do irmão e, além disso, por que uma menina deveria estudar? Você pode cozinhar livros e dar para seu marido comer?, indagava o pai.
Trata-se do primeiro livro escrito em inglês, por uma mulher, no Zimbábue. Foi publicado pela primeira vez em 1988, e só ganhou uma versão brasileira em 2019.

Janaina 11/03/2021

Nyasha e Tambu já deixaram saudade
Condições Nervosas me conquistou de uma maneira que eu desejava, mas não esperava.
Uma obra sobre mulheres e meninas fortes, buscando sobreviver entre as brechas de um espaço dominado pelo patriarcado, e pela colonização.
Aplausos para a autora.

33Aninha33 04/04/2021

Obra-prima
Sabe aqueles livros que te fazem pensar com uma escrita envolvente que penetra em seu ser? Assim é esse livro.
Tambu nos leva para conhecer a sua vida, a sua família, mulheres que fazem parte dela mesma e com histórias tão peculiares.
Colonialismo, misoginia, aceitação, transtornos psicológicos são narrados sem julgamento por parte de Tambu mas que nos leva a refletir e a julgarmos por nós mesmos.
Que livro!...

Fabiana 18/04/2021

Impactante. Estranho falar sobre esse livro sem levar em conta o patriarcado e a tradição de algumas culturas de "carregar toda a família nas costas". Como é ser mulher mantendo um embate com o outro, com a sociedade, porque se deseja ser além do que querem que seja? O psicológico pode ser completamente destruído... Como resgatá-lo? Como voltar a ter a mente sã?...

Karoline67 30/06/2021

Sem palavras!
Realmente não sei o que dizer sobre Condições Nervosas. No início, o livro demorou muito para me prender, mas depois a levada foi incrível. É um brainstorm de choques culturais, que faz pensar sobre a condição da mulher (principalmente da mulher africana), da influência cristã nesse local (Rodésia) e sobre o amor pelo conhecimento. É um choque que vale a pena levar!

Sandra de Oliveira 17/07/2021

????????
Literatura Africana recomendada. História forte e que explora bem as questões culturais e tradicionais sem ser mais do mesmo.

isa.dantas 27/11/2021

Não sabia que era uma trilogia e que começo interessantíssimo! Essa primeira parte acontece na década de 1970, mas traz debates atuais sobre patriarcado e feminismo. Estou muito curiosa para saber como termina.

Silmara.Alencastro 02/01/2022

Lindo e forte
Quase um ano para concluir a leiteira desse livro profundo e arrasador! Uma história única que ao mesmo tempo se parece muito com a gente. Uma mulher negra e sua saga pasta estudar e tornar-se "gente", respeitada, visível. Para que esta jornada fosse possível primeiro ela precisou que seu irmão morresse, pois os meninos tem prioridade para estudar. Uma leitura fundamental.

Nat 31/01/2022

^^ Pilha de Leitura ^^
Apesar do título, Condições Nervosas não tem nada a ver com acessos de raiva ou qualquer problema nervoso. É uma espécie de autobiografia da personagem Tambudzai que, já adulta, conta como foi sua infância / adolescência depois que pode ir estudar – o que aconteceu apenas porque o irmão morreu. Esse é um livro muito importante da cultura africana e o que mais me impressionou foi ela conseguir entender o processo de se desprender das raízes patriarcais e colonialistas de seu país, o Zimbábue. Ótimo livro, recomendo!

site: https://www.youtube.com/c/PilhadeLeituradaNat

Letícia 10/06/2022

Um clássico que eu queria ter lido na escola
Condições Nervosas foi escrito em 1988 pela Tsitsi Dangarembga, que também é diretora e nasceu e mora no Zimbábue. Considerado um dos 100 melhores livros do século XX, possui uma escrita fluida e envolvente. O leitor se sente inserido dentro da realidade da narradora Tambu.
Não é preciso explicar nada e nem tem por quê: o patriarcado é dominante globalmente, então mesmo uma realidade de outro continente me recordou a da minha família. O irmão, por ser do sexo masculino, tem a oportunidade de estudar. Já Tambu não, afinal a ela é imposta a responsabilidade de trabalhar para ajudar sua família em situação de pobreza.
Porém não é nenhum spoiler que seu irmão morre de uma doença e por isso ela consegue ter a chance de estudar no lugar do irmão.
O livro aborda muitas questões, como por exemplo o patriarca da família, tio dela que, por ter mais condições financeiras e por ter tido acesso aos estudos,além de ajudá-la também é muito respeitado e venerado pela família. Praticamente colocado num pedestal por ser um homem culto e de classe média. Porém, quando a Tambu passa a viver na casa dele e de sua esposa e filha, percebe um outro lado do tio: marido machista, que silencia sua esposa, extremamente rígido e bruto com a filha etc.
Sua esposa possui mestrado, mas mesmo assim é destinada a cuidar dos filhos e limitada a ser mãe e esposa servil.
Já a prima de Tambu é insubmissa, estudou fora e por isso tem uma percepção maior de mundo e entende com naturalidade que não é certo ser tratada como inferior por ser mulher. Tem o espírito livre, estuda bastante e, com isso, Tambu passa a ler os livros da casa. A partir dessa oportunidade, Tambu começa a questionar e refletir sobre os costumes e a cultura da qual foi ensinada desde criança. Não é um questionamento abrupto e explícito, mas sim podemos perceber como os estudos vão ampliando aos poucos a visão de mundo e as perspectivas de vida de Tambu.
É um livro imperdível para ser trabalhado nas escolas porque tem uma pegada jovem e, ao mesmo tempo, fala de coisas históricas e dominantes em nossa sociedade como o colonialismo e o patriarcado. Também é ótimo para entrarmos em contato com outros países e sairmos da bolha eua-europa.